Ir ao conteúdo

Funcionamento das fans com water coolef

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho um gabinete tipo aquário e queria fazer um upgrade na refrigeração comprando fans e um water cooler 240ml. Como o fluxo de ar indicado desse tipo de gabinete tende a ser com as fans embaixo e na lateral jogando o ar frio para dentro, e as de cima e trás funcionando como exaustores, minha duvida é se eu colocar o water cooler na lateral com as fans puxando o ar frio de fora isso funcionaria com eficiência, já que as fans teriam que puxar através do radiador.

Segue foto com a configuração de refrigeração atual:
(2 fans daquele gabinete montech x3 colocando o ar frio para dentro, e um fan noctua 140mm como exaustor)

Imagem do WhatsApp de 2023-11-01 à(s) 22.41.46_1afe8dd5.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-11-01 à(s) 22.41.46_acacbf58.jpg

• Solução
Postado

Sim, caso você conseguisse colocar o radiador na posição lateral puxando ar para dentro com as fans seria a melhor opção. Pois, você vai estar fazendo uma troca de calor com o radiador de forma mais eficiente.

O fluxo de ar vai diminuir, porque você vai ter o radiador para atrapalhar na captação de ar. Mas, você pode fazer um push-pull e melhorar um pouco a situação.

Mas, eu pensaria no básico mesmo que é colocar as ventoinhas debaixo para puxar o ar frio, colocar o radiador na lateral puxando ar para dentro e em cima e atrás fazendo a exaustão. Vai ficar ótimo assim..

Postado
7 horas atrás, MauricioBMS disse:

Sim, caso você conseguisse colocar o radiador na posição lateral puxando ar para dentro com as fans seria a melhor opção. Pois, você vai estar fazendo uma troca de calor com o radiador de forma mais eficiente.

De fato, com o radiador recebendo ar do exterior vai melhorar a temperatura do CPU, mas piora a da placa de vídeo, chipset, VRM, por isso a posição mais comum é no teto, que representa o melhor compromisso entre todas as temperaturas. "Não existe mundo perfeito". 😉 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...