Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de computador para jogos e trabalho até R$ 7.000


Ir à solução Resolvido por João Sanmartin,

Posts recomendados

Boa tarde Pessoal!

 

Preciso de ajuda para comprar um computador, porque pra variar não tenho noção nenhuma e só olho esses assuntos quando tenho que comprar um novo.

 

No momento eu tenho uma RTX 2060 SUPER 8GB, não irei comprar outra VGA por enquanto. Estou jogando em 1080, com o 3d vision quando possível. Também uso o computador para trabalhar e com 16G não está muito bom, e o upgrade do atual não compensa.

 

Em termos de gabinete eu não ligo muito para aparência nem faço questão de leds coloridos, se é que isso faz alguma diferença porque nem sei se tem outra opção.

 

Eu precisava algo que me desse bastante longevidade e não precisasse ficar mexendo muito, porque raramente eu troco algo além da placa de vídeo e cooler antes de comprar um novo, a preguiça não deixa. 


O orçamento não é tão fixo assim, posso gastar a mais se for me dar algum ganho que compense. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse @Kleber Peters, é importante dizer a configuração atual que, segundo você, não lhe atende.

 

Não existe uma fórmula correta para um PC. Existem muitas opções, todas corretas, e muitas opiniões, também corretas. O que fará a diferença na melhor escolha é se prender aos detalhes.

 

A plataforma AM4, com placa-mãe B550 e processador Ryzen 7 5700x (ou superior) lhe atenderá, mas a AM4 não receberá mais lançamentos em processadores, e isso não é um problema, pois durante a vida útil do PC não será necessário upgrade de processador. Seria o grande custo-benefício, processador 1.250 reais, placa-mãe 740 reais e 300 reais de cada pente de memória.

A LGA1700 da Intel é excelente, com bons processadores de 13ª geração, além da nova 14ª, que também pertence a essa plataforma. Porém provavelmente a futura 15ª não usará essa plataforma. O que também não é nenhum problema, pois como no caso acima, durante a vida útil do PC não precisará de upgrade em processador.
13600k ou 13700k podem ser interessantes. 

E tem a ainda nova AM5, indicada por @João Sanmartin. Eu também iria de AM5. 
Como AM5 ainda é nova, estando na primeira geração de processadores, deve render bons anos recebendo lançamentos em processadores. 
Precisa tomar muito cuidado para procurar peças e preços, que em placas mãe são altos e variam muito.
O processador selecionado, Ryzen 7 7800X3D é um monstro pra jogos, tinha o título de melhor processador para jogos do mundo durante o primeiro semestre. Não sei se ainda o detém.
Ainda sobre processador, dependendo do que faz no PC talvez exista algum outro com mais núcleos que realize outras tarefas melhores, mas para jogos é o 7800X3D.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Só pra balizar as indicações, qual é o atual? Só informou a GPU e a quantidade de RAM. 

Na verdade eu não coloquei porque ele é antigo e pretendo deixar ele pra outra pessoa aqui em casa, mas segue. Provavelmente vou comprar só um SSD maior pra esse antigo, também tenho uma GTX 980 que posso colocar nele

 

Processador Intel Core i7-4790 
placa-mãe MSI H97 GAMING 3
Memória DDR3 Corsair Vengeance CMZ16GX3M2A1600C10R 16GB (2X8GB) 1600MHz
HDD Seagate Híbrido SSHD ST1000DX001 1TB 7200RPM 
SSD Corsair Force Series LS CSSD-F120GBLS 120GB Sata III
Fonte Corsair RM750 CP-9020055-WW 750W Reais 80 Plus Gold ATX/EPS
Gabinete Corsair Carbide Series 400R Mid Tower Preto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2023 às 18:08, elanor disse:

Na verdade eu não coloquei porque ele é antigo

Bom, é preciso saber de onde você está partindo, antigo ou não, para entender onde você quer ou precisa chegar. 

 

Seu processador, em que pese ser um i7, tem geração antiga e tem desempenho semelhante a um i3 10100. Agora temos um ponto de partida para seguir na indicação. 

 

Eu considero a indicação do colega @João Sanmartin muito interessante. Apenas trocaria o WaterCooler (eu não gosto, questão de preferência pessoal) por um AirCooler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vou colar aqui a mesma resposta que dei em outro tópico com o mesmo orçamento:

 

Olá, como seu orçamento está parecido com o meu vou te dizer o que eu fiz com 6900 (com frete) pro meu sobrinho (e estou morrendo de medo dos preços melhorarem muito na blackfriday e eu sentir que joguei dinheiro fora). 

 

Proc. R5 5600 $815

P.Mae B550m Ds3h gigabyte $689

2x16gb DDR4 3600mhz cl18 corsair vengeance  $599

Kingston M.2 2tb 3500/2500 (leitura gravação) $580

Fonte MSI a650bn $290

RTX 4070 galax 1click OC 2X $3600 (patoloco)

Gabinete Kazan 2 com 4 cooler 120mm $260 (pichau)

2 fan 120mm pcyes $99,90 (pichau)

 

Quase tudo na kabum e usei algum cupom que me poupou uns 100 mangos no total.

 

Informações complementares IMPORTANTES:  Eu sei que "sacrifiquei" o cpu em prol de uma VGA melhor, mas não é  pra ter gargalo. Sei também que escolhi uma plataforma morta,  DDR4, mas eu realmente creio que DDR5 não vale a pena ainda, e quando valer, as DDR5 "atuais" serão capengas perto das que vão concretizar a "transição". Enfim, custo/benefício de DDR5 não me convenceu.  Também sei que não peguei um cooler melhor pro processador e ele vai, ao menos por hora, rodar no Box. 

Tem placa-mãe ainda mais barata (da até pra pegar uma a520m em tese), mas eu realmente queria o pcie 4.0, tanto pra VGA quanto pro SSD, apesar de saber que não eh realmente impactante. 

 

 

Que Deus me proteja da minha impaciência de ter comprado tudo antes da blackfraude!!!

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Gabriel Torres alterou o título para Recomendação de computador para jogos e trabalho até R$ 7.000

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!