Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo congelando em diferentes circunstâncias.


Posts recomendados

Inicialmente estava com problemas para ativar o XMP das minhas memórias na minha maquina recém adquirida. Quando ativo o profile de XMP já pré configurado na BIOS da placa o computador inicia normalmente mas após alguns segundos/ minutos de utilização ele trava completamente.( fans do gabinete e cooler continuam girando, mouse e teclado ficam travados com os leds do numlock ainda acesos, tela congelada), como o botão de power do gabinete não funciona e sou forçado a desligar a maquina direto da fonte.

Diante dessa situação, desativei o XMP, fiz o teste das memórias ram no Memtest86, após algumas horas o diagnóstico obtido é de que estão em perfeito estado, vi em alguns lugares para tentar ativar o XMP manualmente, resolvi primeiro só aumentar a tensão que atua nas memórias de 1.2V para 1.35V, não mexi nem no clock nem nas latências. ( lembrando que o XMP pré configurado aumenta a tensão das memórias pra 1.35) , ao ligar o computador, passou-se alguns segundos e a maquina congelou. Também verifiquei as temperaturas dos principais componentes e pareciam estarem boas, mesmo durante jogos relativamente pesados como GTA V no Ultra e Path of Exile em mapas com personalização extrema. ( Alguns travamentos chegavam a acontecer ainda na tela de PIN do Windows)

 

Decidi então aumentar a tensão de 1.2V para 1.25V(sem mexer nos clock e nas latências), acreditando que o problema estivesse atrelado a qualidade das memórias impossibilitando o XMP a 1.35, o computador sustentou por mais tempo, quase 15 horas, mas durante uma gameplay o congelamento voltou a acontecer.

 

Desfiz todas as configurações de tensão na memória e comecei a desconfiar de outros componentes, baixei o AIDA64 para estressa-los separadamente, logo de cara estressei o processador (CPU e FPU), foi tiro e queda, 20 segundos de stress a temperatura atingiu 90º~92º ( alta mas ainda dentro das especificações) e o computador congelou exatamente como na descrição anterior. Eu entendo que a temperatura é altissima, mas a ponto de acionar a desativação de segurança? Me parece estranho, vi pessoas stressando processadores por vários minutos.

 

Na sequencia fiz o stress isolado da memória e no disco local(SSD), foram de boa, não estressei mais nada além deles, o computador não congelou.

 

Pra finalizar. houve uma circunstância de 'travamento' curioso, estava navegando na internet de repente o mouse parou, incialmente achei que o pc tinha congelado como nos casos anteriores e já ia sentar o dedo na fonte, mas reparei que desta vez curiosamente o led do mouse tinha apagado, descobri que a Porta USB simplesmente parou de funcionar e bastou trocar o mouse de porta USB e voltou.

 

Baseado no conhecimento de vocês, quais são os candidatos mais prováveis? Se o problema é dá memória como isso explica o congelamento do PC no stress curto de CPU/FPU?

 

O travamento generalizado e o repentino mau funcionamento da porta USB podem estar relacionados?

 

Consigo fazer outros testes para isolar fatores? Estou com medo de trocar peça ou requisitar garantia de componente funcional.


Meu setup:

Ryzen 5 5500 (Cooler de fábrica)
RTX 4060 Eagle Gigabyte
x2 memórias jazer 16GB 2666mhz (3200mhz se xmp) em dual channel.
SSD M.2 NVMe Kingspec 1tb
placa-mãe B450m k(rev 1.0) Gigabyte.
Fonte Duex 500w 80 plus bronze PFC ativo.
6 ventoinha aigo.
versão da BIOS : F1

* O pc aparenta funcionar normalmente( até agora) sem mexer nas memórias e sem stressar extremamente a CPU pelo AIDA64, qualquer atualização eu postarei aqui... grato desde já a todos que puderem me ajudar.

 

O relatório de eventos do Windows aponta 6 erros críticos de Kernel-Power 41, nos ultimos 3 dias(parece bater com o numero de travamentos).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!