Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Inicialmente estava com problemas para ativar o XMP das minhas memórias na minha maquina recém adquirida. Quando ativo o profile de XMP já pré configurado na BIOS da placa o computador inicia normalmente mas após alguns segundos/ minutos de utilização ele trava completamente.( fans do gabinete e cooler continuam girando, mouse e teclado ficam travados com os leds do numlock ainda acesos, tela congelada), como o botão de power do gabinete não funciona e sou forçado a desligar a maquina direto da fonte.

Diante dessa situação, desativei o XMP, fiz o teste das memórias ram no Memtest86, após algumas horas o diagnóstico obtido é de que estão em perfeito estado, vi em alguns lugares para tentar ativar o XMP manualmente, resolvi primeiro só aumentar a tensão que atua nas memórias de 1.2V para 1.35V, não mexi nem no clock nem nas latências. ( lembrando que o XMP pré configurado aumenta a tensão das memórias pra 1.35) , ao ligar o computador, passou-se alguns segundos e a maquina congelou. Também verifiquei as temperaturas dos principais componentes e pareciam estarem boas, mesmo durante jogos relativamente pesados como GTA V no Ultra e Path of Exile em mapas com personalização extrema. ( Alguns travamentos chegavam a acontecer ainda na tela de PIN do Windows)

Decidi então aumentar a tensão de 1.2V para 1.25V(sem mexer nos clock e nas latências), acreditando que o problema estivesse atrelado a qualidade das memórias impossibilitando o XMP a 1.35, o computador sustentou por mais tempo, quase 15 horas, mas durante uma gameplay o congelamento voltou a acontecer.

Desfiz todas as configurações de tensão na memória e comecei a desconfiar de outros componentes, baixei o AIDA64 para estressa-los separadamente, logo de cara estressei o processador (CPU e FPU), foi tiro e queda, 20 segundos de stress a temperatura atingiu 90º~92º ( alta mas ainda dentro das especificações) e o computador congelou exatamente como na descrição anterior. Eu entendo que a temperatura é altissima, mas a ponto de acionar a desativação de segurança? Me parece estranho, vi pessoas stressando processadores por vários minutos.

Na sequencia fiz o stress isolado da memória e no disco local(SSD), foram de boa, não estressei mais nada além deles, o computador não congelou.

Pra finalizar. houve uma circunstância de 'travamento' curioso, estava navegando na internet de repente o mouse parou, incialmente achei que o pc tinha congelado como nos casos anteriores e já ia sentar o dedo na fonte, mas reparei que desta vez curiosamente o led do mouse tinha apagado, descobri que a Porta USB simplesmente parou de funcionar e bastou trocar o mouse de porta USB e voltou.

Baseado no conhecimento de vocês, quais são os candidatos mais prováveis? Se o problema é dá memória como isso explica o congelamento do PC no stress curto de CPU/FPU?

O travamento generalizado e o repentino mau funcionamento da porta USB podem estar relacionados?

Consigo fazer outros testes para isolar fatores? Estou com medo de trocar peça ou requisitar garantia de componente funcional.

Meu setup:

Ryzen 5 5500 (Cooler de fábrica)
RTX 4060 Eagle Gigabyte
x2 memórias jazer 16GB 2666mhz (3200mhz se xmp) em dual channel.
SSD M.2 NVMe Kingspec 1tb
placa-mãe B450m k(rev 1.0) Gigabyte.
Fonte Duex 500w 80 plus bronze PFC ativo.
6 ventoinha aigo.
versão da BIOS : F1

* O pc aparenta funcionar normalmente( até agora) sem mexer nas memórias e sem stressar extremamente a CPU pelo AIDA64, qualquer atualização eu postarei aqui... grato desde já a todos que puderem me ajudar.

O relatório de eventos do Windows aponta 6 erros críticos de Kernel-Power 41, nos ultimos 3 dias(parece bater com o numero de travamentos).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!