Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como desativar memória ram soldada em placa-mãe de notebook?


Baianinho

Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Estou com um problema com meu notebook e espero que possam me ajudar.

 

O modelo é um LENOVO IdeaPad 3 15ITL6 que tem como placa-mãe o modelo LENOVO LNVNB161216 e processador Intel(R) Core(TM) i3-1115G4 @ 3.00GHz.

 

A memória atua dele é 4gb 1600MHz, soldada a placa-mãe.

 

A placa-mãe possui 01 slot vazio, então, desejo expandir essa memória.

 

Ao digitar o comando "wmic memphysical get MaxCapacity, MemoryDevices" verifiquei que o resultado é de apenas 16GB.

 

A partir dessas informações meus questionamentos são os seguintes: 

1. Eu posso "desativar a memória que vem na placa-mãe e adicionar uma memória de 16GB?

2. Caso positivo, posso escolher qualquer frequência de memória? ou a placa-mãe possui um limite de frequência?

3. Caso não possa desativar a memória da placa-mãe, tenho que comprar uma memória de mesma frequência (1600MHz)? 

4. Há algum procedimento que possa ajudar nessa situação? Como fazemos com CPU, por exemplo.

 

Desde já agradeço a ajuda de todos, um forte abraço.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. não, mas pode instalar uma RAM no único slot livre

2 se a meomoria é 1600(mas tem certeza? a especificação é 3200, talvez a informação do CPUZ tenha te dado a impressão de 1600, mas na verdade é 3200), não faz sentido escolher mais de 3200Mhz

3.compre  16GB de 3200mhz

4?? qual procedimento exatamente. Se for upgrade de CPU dá para fazer sim, só tem que tomar cuidado com o cooler, porque a CPU não pode ultrapassar a TDP, caso escolha uma CPU com TDP maior terá que trocar o cooler tb e esses Lenovo são bem difíceis de desmontar como pode ver em qq youtube.

Mas como faço para todo mundo que faz upgrade de um Lenovo, veja a possibilidade de fazer upgrade de disco e se possível até de CPU

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos lá, vai trabalhar em dual channel, o ideal é voce comprar uma de 1600mhz mesmo.
Quanto a memória que já esta ali de 4gb, não sei te dizer se dá pra desativar pela BIOS, terias que aguardar resposta de alguém com mais conhecimento que eu.
eu adicionaria um pente de 8 e seria feliz, sabendo que se colocar 16 ele vai comer 4gb.. acho que não vale a diferença de valor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por responder,

 

A intenção é fazer um upgrade neste notebook. Irei melhorar a refrigeração dele. Vou adicionar foto da verificação da frequência, realmente, no site da Samsung aparece 3200Mhz, mas no HWinfo e no CPUZ tá 1600MHz.

 

Então, me aconselha adicionar 16GB 3200MHz?

 

 

Capturadetela2023-11-14173636.png.8bec03eb9fd53d7f208251e5a6970b99.png

 

 

 

Capturadetela2023-11-14173239.png.148cd146fb5e9543c57bf7d26a50440d.png

 

 

 

Capturadetela2023-11-14173150.thumb.png.eeca79eafa9c4683fcccac75e5a15295.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!