Ir ao conteúdo

Erro de tela azul ao usar programas de edição de imagem - Ryzen 5 5600G

Ir à solução Resolvido por Daniel Marcolino,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Em abril deste ano montei um PC para um colega de trabalho meu. Aqui estão as specs:
 - Ryzen 5 5600G

- Biostar B450MX-S versão 6.0 (não atualizei BIOS [ainda])
 - 2x 16GB 3200Mhz CL18 XPG

- SSD M.2 ADATA Legend 710 1Tb
 - Fonte Pylon 650W 80+ Bronze XPG

1º B.O. - Quando fui para montar e instalar o windows, eu estava apenas com o tiny11 no meu pendrive (pode ter sido isso o que acarretou tudo isso que estou sofrendo em minha vida? não sei).
2º B.O. - O computador começou a apresentar tela azul enquanto ele/esposa dele trabalhava com edição de imagem (photoshop, adobe, etc.), eu disse que era até normal o PC dar tela azul de vez em quando, até então tinha sido a primeira vez depois de 1 mes o PC montado.
3º B.O. - Depois de 4 meses o PC começou a dar tela azul com artefato, o colega sempre me contatando e mostrando os erros de tela azul que apareciam (as primeiras vezes não era o CRITICAL_PROCESS_DIED, passou a ser nestas ultimas vezes com artefato).

image.png

4º B.O. - Eu trouxe o PC para casa, passei testes de memória, fiz testes de estresse tanto em GPU, processador, RAM, SSD, tudo, até baixei um warframe pra jogar e deixei o computador ligado pela madrugada (neste final de semana que ficou comigo não deu mais tela azul e aparentemente o problema tinha sido resolvido)

5º B.O. - Ao devolver o PC a primeira coisa que aconteceu no dia foi novamente a tela azul, trouxe novamente o PC pra casa e fiz recuperação de windows que me deu o seguinte resultado:

ImagemdoWhatsAppde2023-11-08(s)21_43.37_949301df.thumb.jpg.ec9d0ae6f164488633fd5809896559a3.jpg

- eu pensando - Então shou né, problema resolvido, arquivos recuperados e PC novinho pro coleguinha poder trabalhar safe novamente.
6º B.O. - Agora, por fim, o computador começou a desligar sozinho sem aviso prévio. Este é o momento em que me encontro, PC novamente comigo pra tentar resolver.

Por ter sido uma compra ainda de abril, consigo pegar na garantia os itens que podem possivelmente ser os causadores do problema. Se você leu até aqui deve estar pensando: mas porque ele não simplesmente formatou o pc do coleguinha e resolveu o problema? Então, como meu "cliente" trabalha com muitos arquivos, não tem espaço em armazenamento o suficiente para eu conseguir realocar para outro SSD ou coisa do tipo, ele tem 2 "HDs", 1 de 1tb 1 de 500gb, ambos quase cheios.

Pode ser memória RAM?
Pode ser processador?
Pode ser SSD?
Pode ser a mizera do windows tiny11?
Pode ser fonte?
Pode ser porque no dia que eu fui montar o PC pra ele eu não tinha almoçado direito?

Aguardo ansiosamente respostas.
Atenciosamente, Daniel Marcolino - Assistente de projetos elétricos.

Postado

tira o tiny11 e depois conversamos

OBS: PELO AMOR.. TIRA O TINY11, MAS NÀO ATIVA O WIN COM ATIVADO CRAKEADO. PORQUE SE VOCÊ FIZER ISSO, É LITERALMENTE TROCA 6 POR MEIA DUZIA 🙄

Postado

@Daniel Marcolino Se o problema parou na sua casa, poderia ser um problema de rede elétrica na casa deles. Não é raro ver alguém com problema, levar em uma assistência em que não apresenta problema e voltar para casa com problema.

Mas poderia ser também esse Tiny11.

• 2 semanas depois...
Postado

Atualização do dia 24/11/2023
Consegui fazer o backup dos arquivos e instalei o windows10 Pro nos 2 SSDs do coleguinha.
Num post antigo a respeito deste mesmo PC @1lokos (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1641371-computador-não-desliga-e-mouse-congela-durante-o-uso/#comment-8568004) me respondeu que eu deveria baixar o HWinfo64 e checar a temperatura dos VRMs, fiz isso recentemente e o sensor bateu 255ºC, e deu aquele errinho de que não estava reconhecendo os sensores (antes de formatar pro win10pro). Poderia ser realmente algum defeito na placa-mãe? Devo atualizar BIOS? 
O uso com revit não apresentou problema, porém o uso com programas adobe deu tela azul e "corrompeu" o SSD M.2 que agora nem é reconhecido pelo outro SSD com windows que o coleguinha usa. Pedi para tentar entrar novamente apenas com o SSD M.2 e deu tela azul antes de iniciar o windows.

Postado

@Daniel Marcolino mano, você falou, falou, falou e eu entendi um total de 0 coisas.

1 - você reinstalou e instalou o windows original (direto da MS)?

2 - depois de ter formato você teve problema de tela azul? se sim, com o uso do produto adobe, certo? esses produtos da adobe estão licenciado?

3 - você refez a analise do hwinfo após formatar recentemente? se sim, deu a mesma incosistência nos vrms? outra pergunta sobre os vrms... se naquela época os vrms já apresentavam uma possível falha no projeto térmico dos mesmos, porque diabos porque você não acionou a garantia? tá querendo ver até onde vai a placa-mãe até ela entrar em curto e levar junto com ela tudo que está plugado nela?

4 - porque diabos você instalou o win10 em 2 ssds?

5 - você pergunta está perguntando novamente se é pra atualizar a BIOS.. se com esse monte de problemas e não atualizou a BIOS.. não sei mais o que te dizem. pois aparentemente você nem deve ter lido os patch note das atualizações de BIOS e deu 0 consideração pro conselho do 1loko no seu post de abril, onde ele recomendou atualizar a BIOS para ter certeza que não era um bug de BIOS.

Postado

1 reinstalei direto da ms;

2 sim tive problema de tela azul e meu coleguinha n paga original;

3 não testei os vrms na época porque aparentemente o problema tinha parado e não tive mais reclamações, até por isso não havia respondido o posto do 1lokos e não atualizei BIOS. Hoje ainda não abri o hwinfo para testar. Porém em outros programas que solicitam sensor se temperatura, ela (a temperatura) aparece normalmente (msiafterburner);

4 incrivelmente eu adivinhei que poderia dar BO no SSD e me "precavi" instalando também no outro;

5 cagaço de estragar por atualizar a BIOS errado e perder garantia com o fabricante.

Postado

Estou novamente com o SSD M.2 do coleguinha e AGR fui tentar formatar e simplesmente não consigo apagar os arquivos. 

Fiz o processo de diskpart e na HR de converter pra gpt dá erro de serviço de disco virtual: objeto não localizado.

Ao reiniciar o computador depois de dar clean no SSD dele através do diskpart, o SSD retorna com o mesmo espaço ocupado de antes do clean.

• Solução
Postado

Aparentemente problema resolvido.

Pedi pro coleguinha instalar versão gratuita dos pacotes Adobe que ele utiliza e graciosamente parou de dar BO o pc dele.

Não usem crack amiguinhos, faz mal pro Pc (o SSD M.2 morreu e não consigo fazer com que ele grave, aparece no windows como RAW mas não consigo converter de volta pra fat ou ntfs)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...