Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal bom dia

Comprei esse cooler recentemente para o 5800x3d ( usava um gammax 400 v2 anteriormente) e infelizmente a temperatura ficou a mesma coisa

Chega nos 90 graus facilmente

Já verifiquei se alguma coisa poderia estar errado como ele mal encaixado , troca de pasta térmica ( tentei 2 vezes) e se os fans estavam ligados funcionando

Meu gabinete é um dk415m front mesh e possuo 2 fans frontais ( 1 meio , 1 inferior intake) 1 traseira (exhaust) e 3 teto (exhaust)

placa-mãe na última BIOS e tudo no default (  ASUS TUF B550M GAMING PLUS) , fonte xpg pylon 650w

Queria saber se estou fazendo algo errado pois vi em diversos vídeos que o desempenho dele era muito superior , até escolhi ele do que water coolers

Segue esse vídeo por exemplo

Ele está usando 200w em 80 graus e o meu em 120w já passa mal e chega em 87 graus facilmente ( cinebench r23)

Em jogos quando há picos o comportamento é o mesmo

Será que estou fazendo algo errado? deveria comprar um superframe isengard 360mm por exemplo?

Na cidade onde moro está fazendo uns 40 graus , mas ainda estou achando muito alta esta temperatura ( minha placa de vídeo fica em 70 graus por exemplo , 100 % de uso também)

Obrigado !

Postado
1 minuto atrás, superrblue disse:

talvez soe rude mas você ja retirou o plastico de proteção que vem por padrão no cooler ja vi gente tendo esse problema mais de uma vez

tranquilo

removi sim

Postado
2 minutos atrás, superrblue disse:

qual pasta termica você usa?

testei com uma mastergel pro e a que veio no cooler

as 2 com mesmo resultado ( mesmo a da cooler master sendo um pouco melhor eu acho)

Postado
5 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

tranquilo

removi sim

mais uma coisa os dois cooler ligam em um cabo só ou sao dois cabos? (se for dois cabos checa se os dois estão ligados)

e não sei como é a sua BIOS mas pelo menos a minha tem um grafico de ajuste do cpu fan ( se a sua não tiver só coloca a velocidade no talo e testa)

Postado
agora, superrblue disse:

mais uma coisa os dois cooler ligam em um cabo só ou sao dois cabos? (se for dois cabos checa se os dois estão ligados)

e não sei como é a sua BIOS mas pelo menos a minha tem um grafico de ajuste do cpu fan

pior q verifiquei e os 2 tavam ligados sim

ate botei os fans no maximo e a temperatura ficou a mesma

abri a tampa lateral de vidro para desconsiderar um pouco o gabinete talvez e os resultados ainda permaneceram os mesmos

Postado
1 minuto atrás, superrblue disse:

putz ai a unica conclusão que chego é que ou o 5800x3d é mais quente que o 12900k ou seu cooler é diferente do mostrado no Vídeo 

na verdade o meu é o ag mas creio que seja equivalente?

eu vou comprar o water isengard 360mm mesmo , o que acha?

Postado
6 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

na verdade o meu é o ag mas creio que seja equivalente?

acabei de pesquisar, por mais que sejam modelos diferentes não era pra ter nenhuma diferença perceptivel entre um e outro

ou seja eu não faço a menor ideia do que tá acontecendo com o seu cooler

Postado
6 minutos atrás, superrblue disse:

acabei de pesquisar, por mais que sejam modelos diferentes não era pra ter nenhuma diferença perceptivel entre um e outro

7 minutos atrás, superrblue disse:

na verdade o dissipador veio meio amassado

consegui arrumar um pouco mas duvido que isso ia fazer a performance ficar igual do gammax 400 v2

Postado

Acho que as ventoinhas de cima deviam puxar o ar para dentro, e não tirar. No meu gabinete em cima veio com filtro de poeira, então é para entrar ar... Acho que isso vai diminuir a temperatura.

Postado
50 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Acho que as ventoinhas de cima deviam puxar o ar para dentro, e não tirar. No meu gabinete em cima veio com filtro de poeira, então é para entrar ar... 

O fato de ter filtro no topo não implica que é para entrar ar por ali, é para evitar que a pressão atmosférica empurre poeira para dentro, principalmente nos casos que a combinação de fans gera pressão negativa dentro do gabinete. Pressão negativa = aspirador de pó.

Citação

... gabinete é um dk415m front mesh e possuo 2 fans frontais ( 1 meio , 1 inferior intake) 1 traseira (exhaust) e 3 teto (exhaust)

O que é o caso do arranjo acima, mais saída de ar do que entrada.

Quando usando air cooler (caso do OP), não se deve colocar 3 fans no teto, mas só 1 ou 2, porque o fan à frente da placa-mãe vai roubar ar na temperatura do ambiente que entra pela frente - antes que este ar chegue na placa-mãe, air cooler.

Comprovado por teste de fabricante (NZXT) de gabinete. Moral da estória: Em airflow de gabinete nem sempre mais fans é melhor.

H6-3.jpg

Grifado em laranja: Recomendamos enfaticamente a remoção de quaisquer ventoinhas na parte superior frontal do gabinete se algum refrigerador de ar for usado.

Nesse vídeo abaixo o cara explica o porque colocou os 3 fans no piso do gabinete jogando ar para fora, contrariando a "popular wisdom"  de que para dentro seria melhor porque "ar quente" sobe. * Note também que ele ressalta, essa solução foi a melhor para o caso deste gabinete (cada "case" é um caso), definida após vários testes.

* De fato, o ar quente é menos denso e sobe, mas na dinâmica do airflow de um gabinete isso é irrelevante.

• Curtir 2
Postado

@1lokos Legal! Não tinha nem pesquisado sobre isso!

Quando chegar minhas ventoinhas eu vou fazer esse teste para ver quanto vai diminuir...

@Matheuspc1995

Quando aos 90 graus do Ryzen com X, acredito que seja normal essa temperatura, pelo fato dele ser X, então enquanto tiver cooler para refrigerar ele vai aumentar o clock, até mesmo acima do especificado, desde que seja até 95º que é o limite dele.

Postado

Coloque  3 fans na frente - admissão.

Um na traseira - exaustão.

Um no topo, atrás - exaustão.

Vai ficar com pressão positiva no interior do gabinete, o que minimiza entrada de poeira.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

Coloque  3 fans na frente - admissão.

Um na traseira - exaustão.

Um no topo, atrás - exaustão.

Vai ficar com pressão positiva no interior do gabinete, o que minimiza entrada de poeira.

entendi

o que acho estranho é que sempre o terceiro fan frontal superior piora kkkk não consigo entender o motivo

Postado
16 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

o que acho estranho é que sempre o terceiro fan frontal superior piora kkkk não consigo entender o motivo

É só olhar o caminho que o ar faz passando por ele. Basicamente entra pelo fan superior da frente e sai direto por cima em seguida, sem ter roubado calor algum dos componentes (e impedindo que o ar que entra pelo fan frontal o faça).

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, GahStyle disse:

@Matheuspc1995 Opa, tranquilo?  

Alguma novidade sobre o tema? estou com o mesmo problema de aquecimento e estou aqui buscando uma luz..

cara pior que devolvi e vou voltar no 5700x mesmo kkkk

se for investir vale a pena ir num 7700x no am5

pelo menos o 5800x3d acho que não tem como esfriar sem under , pode ser o melhor cooler e gabinete/airflow

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!