Ir ao conteúdo

Upgrade Processador + Placa de Vídeo até R$4.000,00

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Amigos, quero fazer um upgrade de processador e incluir uma placa de vídeo tendo por base um orçamento de 4.000,00 (pode variar um pouco). O que vocês recomendam? Obrigado. 

Meu PC está com a seguinte configuração:

AMD Ryzen 5 1600
ASUS PRIME B450M-GAMING/BR
Fonte PCYes 650w 80 Plus Bronze

• Moderador
  • Solução
Postado

@Observador_X Olá amigo, tudo bem?

Vou fazer minhas indicações, mas vou incluir uma fonte nova e uma placa-mãe mais moderna também.. fontes PCYes não me passam muita confiança no quesito qualidade e para uma placa de vídeo como essa que vou indicar, uma fonte segura e de qualidade é necessidade, além disso, com esse orçamento, você dar um up nesses itens também placa-mãe, com isso, recomendo o seguinte:

Processador: Ryzen 5 5600 (R$810,00)

Placa-mãe: ASUS TUF Gaming B550M-Plus (R$ 899,99)

Placa de Vídeo: RX 6700 XT 12GB (R$ 2.099,99)

Fonte: MSI MAG A650GL Gold Full Modular 650W (R$ 629,99)

Total: 4.439,97

Se puder investir um pouco mais, recomendo que troque o R5 5600 por um R7 5700X.

Espero ajudar..

Abraços!

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
4 minutos atrás, Math.Pi disse:

Não vejo necessidade de trocar o computador todo.

A fonte é uma necessidade sim, não colocaria uma RX 6700XT ou a RX 6750XT nessa PCYes aí..

Quanto a diferença de desempenho entre a 6700XT e a 6750XT não é muito grande, depende do preço que encontrar a 6750XT, do contrário, iria de 6700 que está com bom preço.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pelas respostas. 

Seguindo a sugestão de troca da fonte e optando pelo R7 5700x, vale a pena de fato trocar a placa-mãe? Quais seriam os benefícios?

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Observador_X disse:

Muito obrigado pelas respostas. 

Seguindo a sugestão de troca da fonte e optando pelo R7 5700x, vale a pena de fato trocar a placa-mãe? Quais seriam os benefícios?

Os únicos ganhos que eu vi na troca de placa-mãe são o pci-e 4.0 e o controlador de áudio melhor. Em relação ao pci-e 4.0, só valerá a pena caso pegue um SSD NVMe de 5 a 7MB/s. Para a placa de vídeo, não existe diferença. E poder usar memórias acima de 3466MHz.

Quanto à fonte, um modelo de maior qualidade é bem-vindo. A Cooler Master MWE V2 650W está custando entre 370 e 420 reais.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
33 minutos atrás, Math.Pi disse:

Os únicos ganhos que eu vi na troca de placa-mãe são o pci-e 4.0 e o controlador de áudio melhor. Em relação ao pci-e 4.0, só valerá a pena caso pegue um SSD NVMe de 5 a 7MB/s. Para a placa de vídeo, não existe diferença. E poder usar memórias acima de 3466MHz.

De fato, não é uma necessidade a troca da placa-mãe no caso dele, ele pode manter a atual tranquilamente, mas fiz a indicação pensando no que eu faria no lugar dele e nesse caso, estaria buscando uma placa-mãe mais nova, que além disso que você já citou, tem uma construção melhor e um VRM melhor, com o plus de já estar preparado para outros upgrades como por exemplo adquirir um 5800X3D no futuro.

Por esses motivos acho que já vale a pena a troca da placa-mãe também.. até porque não acho que dê para utilizar o dinheiro em uma placa de vídeo e processador muito melhores do que eu indiquei sem fazer alterações no restante do hardware, então tentei aproveitar o orçamento para indicar um upgrade mais amplo .

Mas enfim, boas observações, irão ajudar o criador do tópico a tomar uma decisão.

50 minutos atrás, Crixus Champion disse:

A primeira recomendação é polêmica

Não entendi esse comentário?! 🤔

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, Crixus Champion disse:

A primeira recomendação é polêmica, se pensa em segui-la é melhor tentar vender o PC completo antes de fazer qualquer gasto.

Qual sua Placa de Vídeo atual e configuração das memórias e SSD?

Placa de vídeo é um lixo, este é o upgrade mais urgente que eu preciso. 

Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 (vou pegar outro pente)

SSD Kingston A400, 240GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 350MB/s - SA400S37/240G

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

• Membro VIP
Postado

@guilherme_dr Se eu fosse pegar o 5800X3D hoje, faria mais sentido a troca. Se for pra trocar futuramente, até lá as DDR5 já estarão mais consolidadas e não valerá mais a pena investir em AM4. Não compraria uma placa-mãe pensando em TALVEZ comprar um processador melhor daqui a uns anos. Manteria a placa atual.

@Observador_X Coloque um SSD NVMe. Vai ver que diferença faz, mesmo que você já use SSD.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...