Ir ao conteúdo

Intel Core I5-3210M para Intel Core i7-3612QM. Vale a pena?

Ir à solução Resolvido por leancelot,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, a respeito desse tópico: 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1667353-upgrade-processador-notebook-samsung-np550p5c-ad2br/#comment-8671875

Depois de pesquisar bastante, consegui chegar nessas possibilidades:

https://www.cpu-world.com/Sockets/Socket G2 (rPGA988B).html

Processadores compatíveis com o socket. Me aprofundei mais e fui até o modelo do chipset, assim consegui chegar a um processador: Intel Core i7-3612QM.
Realmente me parece o mais compatível em relação até ao consumo. Entrei num site comparativo e o i7 é superior em 89% dos testes:

https://technical.city/pt/cpu/Core-i7-3612QM-vs-Core-i5-3210M

Mas ainda tenho dúvida se realmente vale a pena a troca, se o ganho será grande, visto que, por exemplo, eles usam a mesma placa grafica integrada. Eu queria turbinar para renderizar videos 4k, rodar programas pesados de edição. Sei que é pedir muito, mas se melhorasse uns 60%, seria ótimo!

Gostaria da opinião de vocês!

Obrigado galera.

Postado

Eu penso que qualquer upgrade em notebook que seja diferente de SSD e mais RAM não compensa. Mesmo que troque o processador, todo o projeto de refrigeração do note foi feito para dissipar o que o 3210 gera de calor. Logo, não estará preparado para enfrentar o calor gerado pelo 3612.

Melhor partir para equipamento novo. Dito isso, Render em 4k... programa pesado de edição... em notebook? Precisa de mobilidade? Pois consegue desempenho superior por menos $$$ no caso dos desktops. 

• Curtir 1
Postado

@Kleber Peters, pois é, mas eu não estou falando de trabalhos profissionais em edição. Coisa de hobby mesmo. Sou desenvolvedor, a máquina ta ok agora, mas ainda sinto falta também de "aquele algo...". Tenho SSD e a máquina tem 16gb. Minha placa de Vídeo é uma GeForce GT 630M de 2gb.

Sobre a dissipação do calor, eu posso estar errado, mas eu vi que os dois processadores consomem 35w, não sei se tem alguma coisa a mais para considerar.

Eu queria muito montar um desktop pra mim, mas agora ando sem grana e tô apostando nessa possibilidade de upgrade de processador. Mas se eu entender que não vale a pena, vou comprando as peças aos poucos.

Obrigado Kleber.

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, leancelot disse:

Sobre a dissipação do calor, eu posso estar errado, mas eu vi que os dois processadores consomem 35w, não sei se tem alguma coisa a mais para considerar

Olá

Contanto que os mesmos tenham o mesmo TDP não há muito problema. Caso tenha dúvidas se tal processador irá operar em seu notebook, pode tentar pesquisar se há modelos do mesmo notebook com outros processadores. Mas sobre problemas de temperatura, nada que uma ventoinha mais forte ou uma base de notebook não ajude. 

• Curtir 1
Postado

@TheDemonLena, eu vi esse vídeo no youtube:

É exatamente meu propósito, note igual ao meu e o cara teve êxito na troca. O problema que é um plonês, russo, sei la rs, aí fica difícil entender o que ele diz. E transcrição não sei porque não funciona comigo. Mas traduzindo os comentários, deu bom.

A última pergunta que gostaria de fazer é se eu arriscar um TDP maior (tipo de 35 para 45) no intuito de pegar um octacore, aí lascou-se né? 

E mesmo esse que estou de olho (Core i7-3612QM) consumindo o mesmo do antigo (35w) significa realmente que posso me despreocupar com superaquecimento ou vou precisar trocar a ventoinha do note?

Por enquanto esse que citei acima é que tudo bate com minha placa (socket, chipset, tdp, ect)

Acho que são minhas últimas dúvidas.

Obrigado meu camarada!

• Membro VIP
Postado

O upgrade pode sim ser realizado, mais por padrão, processadores i7 de gerações mais antigas costumam esquentar demais em relação aos de i3 e i5 da mesma família... sinceramente não vejo muitos motivos para a troca de processador, se fosse pular de um i3 para um i7 você sentiria sim muita diferença, agora do i5 pro i7 o ganho é pequeno... você quer trabalhar com edição, é o tipo de software que consome mais gpu que cpu... 

Postado

@Antonio V. Garcia obrigado pelas dicas e por compartilhar seu ponto de vista. Pesquisei muito mesmo. O grande lance da decisão de colocar o i7, foi pra ganhar um turbo nem q fosse de uns 40% em relação ao atual i5. A renderização de vídeo, assim como o processamento de info, que uso bastante programando, vai dar uma melhorada, acredito eu. Encontrei um i7 muito compatível com minha placa-mãe. Esperando chegar, testar e fechar o tópico com a conclusão final.

Acho eu vale deixar uns links aqui que foram muito importantes pra decisão:

Comparativo entre o meu i5-3210M x i7-3612qm: (o i7 tem 89% de testes melhores que o i5)

https://technical.city/pt/cpu/Core-i7-3612QM-vs-Core-i5-3210M

Socket da minha placa-mãe (reparem nos processadores "teoricamente" suportados):

https://www.cpu-world.com/Sockets/Socket G2 (rPGA988B).html

Indo mais a fundo, o chipset hm76 da minha placa-mãe (reparem na lista de processadores compatíveis e testados). Bacana também as discussões no fórum:

https://www.cpu-upgrade.com/mb-Intel_(chipsets)/HM76_Express.html

valeu pessoal. Em breve conto mais sobre essa saga.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Fala pessoal, primeiro obrigado pela interação e pelas dicas. Eu concluí o upgrade no meu notebook, trocando o I5 pelo I7. O que posso dizer sobre essa saga é que valeu muito a pena. Pulei de 2 núcleos para 4. O ganho em desempenho é perceptível e a rejeição da placa foi zero.

Pesquisei muito, muito mesmo para ver qual modelo de I7 me daria o melhor resultado.

Como dica, eu posso deixar o seguinte:

Não foi apenas espetar o processador lá. Precisei limpar a ventoinha, atualizar a pasta térmica, atualizar a BIOS e realizar uma formatação limpa do windows. No msconfig, configurei para que ele trabalhasse com 8 núcleos. 

Monitorei bastante durante alguns dias o notebook, estressando a cpu, observando as temperaturas. Nada de anormal. Vale lembrar que esse I7 trabalha na mesma potência do I5, 35w.

De fato, minha placa e o conjunto inteiro do meu notebook foi bem receptivo e está voando. O ganho é bizarro. Um pulo pequeno, talvez, mas que já fez muita diferença.

Meu dissipador está bom ainda, mas vou procurar um que tenha um potência maior, ou não, não sei. Vu analisando.

Para completar, estou usando um suporte pra ele com 6 ventoinhas. Isso me deu mais segurança.

É isso, é possível sim fazer uprade de cpu, vale a pena, contanto que se pesquise muito antes e fique monitorando!

abraços pessoal!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...