Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal beleza? 
Estou precisando de uma ajuda com meus fans recém adquiridos. Tenho uma controladora da Rise mode e 3 fans ligados nela. Porém minha placa-mãe não tem conexão 5v (3pin). Já sei que só é possível controlar o ARGB pelo controle que vem no kit. Porém os mesmos não ligam os leds. Pelo que andei pesquisando estão ligados corretamente. Conectei o reset na controladora pra usar o botão pra mudar as cores, mas nem sinal.

A controladora tem uma saída de 5v (3pin) e um conector de 3 pinos daqueles que vem com fans convencionais (segue img), então eu liguei esse conector na conexão SYS FAN. Alguém pode me ajudar o que pode estar acontecendo? 
E se não funcionar, há algum meio de adaptar?

images.jpeg

IMG_1752.jpeg

Postado
21 minutos atrás, Rafael Fih disse:

A controladora tem uma saída de 5v (3pin) e um conector de 3 pinos daqueles que vem com fans convencionais (segue img), então eu liguei esse conector na conexão SYS FAN. Alguém pode me ajudar o que pode estar acontecendo? 

Mas não veio nenhum folheto mostrando a instalação?

Na controladora de onde sai este cabo que você ligou no SYS_FAN esta escrito o que na etiqueta (na controladora)?

Pela foto no anúncio não parece ter nenhum conector para esta ligação com SYS_FAN,* as etiquetas na controladora são:

LED SW (2 pinos) - liga no botão LED ou Reset do gabinete, para trocar efeitos pré-programados.

Power (4 pinos) - liga no conector Molex da fonte para alimentar a controladora e as ventoinhas.

M/B (3 pinos) - liga o cabo que conecta em conector ARGB (5v, 3 pinos [o oo]) da placa-mãe para sincronizar os LEDs - o que não é o caso devido a falta de suporte da placa-mãe.

No lado oposto tem dois conectores (LED1 e LED2) para conexão de fita de LEDs.

No conector SYS_FAN da placa-mãe tem 12v, o que se ligou no lugar errado da controladora pode ter resultado em "fire in the hole". 💥

* A informação de rotação das fans indica que são com RPM fixa, então não faz sentido ligar em conector PWM da placa-mãe.

• - Velocidade do fan: 1650 RPM

Postado
48 minutos atrás, 1lokos disse:

Mas não veio nenhum folheto mostrando a instalação?

Na controladora de onde sai este cabo que você ligou no SYS_FAN esta escrito o que na etiqueta (na controladora)?

Pela foto no anúncio não parece ter nenhum conector para esta ligação com SYS_FAN,* as etiquetas na controladora são:

LED SW (2 pinos) - liga no botão LED ou Reset do gabinete, para trocar efeitos pré-programados.

Power (4 pinos) - liga no conector Molex da fonte para alimentar a controladora e as ventoinhas.

M/B (3 pinos) - liga o cabo que conecta em conector ARGB (5v, 3 pinos [o oo]) da placa-mãe para sincronizar os LEDs - o que não é o caso devido a falta de suporte da placa-mãe.

No lado oposto tem dois conectores (LED1 e LED2) para conexão de fita de LEDs.

No conector SYS_FAN da placa-mãe tem 12v, o que se ligou no lugar errado da controladora pode ter resultado em "fire in the hole". 💥

* A informação de rotação das fans indica que são com RPM fixa, então não faz sentido ligar em conector PWM da placa-mãe.

• - Velocidade do fan: 1650 RPM

Sim o conector e 12v. Mas o que não estou entendendo é porque os leds não ligam. Já que está alimentado pela fonte. Apesar de não dar pra controlar era pra dar pelo controle não era? 
Tem algum jeito de adaptar essa conexão de 12v pra 5v?

31 minutos atrás, Rdiaz1234 disse:

Pergunta pode parecer boba, mas o cabo power esta ligado na fonte?

Está sim! 

Postado

Como diria Jack, o arrancador de tripas, vamos por partes:

Se ligar só o cabo Molex na fonte os fans deve girar e o LED acender, e usando o controle remoto IR trocar as cores, ajustar brilho, etc do frufru. Se ligarem não a controladora esta com defeito.

Citação

Sim o conector e 12v.

Mas este cabo sai de onde da controladora?

Citação

Tem algum jeito de adaptar essa conexão de 12v pra 5v?

Não, e para que iria querer fazer isso?

O que define a tensão para os LEDs - que são ARGB 5v, é a controladora, não cabo externo.

Veja no vídeo do JR RGB como ligar - esse vídeo em no anúncio na Kabum do kit Rise Mode Laser, ligou o cabo Molex os fans e LED funcionam.

Postado
13 horas atrás, 1lokos disse:

Como diria Jack, o arrancador de tripas, vamos por partes:

Se ligar só o cabo Molex na fonte os fans deve girar e o LED acender, e usando o controle remoto IR trocar as cores, ajustar brilho, etc do frufru. Se ligarem não a controladora esta com defeito.

Mas este cabo sai de onde da controladora?

Não, e para que iria querer fazer isso?

O que define a tensão para os LEDs - que são ARGB 5v, é a controladora, não cabo externo.

Veja no vídeo do JR RGB como ligar - esse vídeo em no anúncio na Kabum do kit Rise Mode Laser, ligou o cabo Molex os fans e LED funcionam.

Então pode ser um problema na controladora mesmo como eu pensei… 

Vou ver se faço alguns testes de energia pra saber se está passando o suficiente. 
O que achei estranho é que um dos fans está alternando a velocidade conforme a demanda, já os outros dois estão com a potência fixa. Não sei o que pode ser.

Mas obrigado pela ajuda desde já!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!