Ir ao conteúdo

Componente arrancado em Radeon RX 570 PcYes

Ir à solução Resolvido por pedzero,

Posts recomendados

Postado

Saudações,

Estou com uma RX 570 (PcYes) em mãos que não apresenta vídeo... O motivo é que está faltando um componente na placa.
Possuo um pouco de experiência com reparos (mas não em placas de vídeo) e provavelmente o componente arrancado se trata de um regulador de tensão, fazendo com que a "sequência de inicialização" da placa de vídeo não seja concluída por falta dessa tensão, então o chip nem esquenta...

Infelizmente ainda não encontrei nenhuma referência para me ajudar no reparo. O ideal seria um Boardview, pois os pads também foram arrancados, então talvez tenha que fazer jumpers para alguns locais da placa.
Acredito que o componente arrancado seja um 7805 e pensei em pegar um que tenho aqui e tentar conectar a saída de 5v em uma trilha rompida e ligar o componente nos 12v da PCB, mas estou com medo de dar problema.

O que tenho são fotos do local onde o componente se encontra... Tentei encontrar vídeos de pessoas abrindo essa placa, mas não encontrei nenhuma foto nítida dessa parte específica, apenas em um trecho desse vídeo, que não dá pra identificar direito.

Seria ótimo se alguém tivesse essa placa e descobrisse qual é esse componente e onde ele deve se conectar. O serviço de solda é o de menos...

Na foto com o defeito:
Vermelho: Componente arrancado;
Laranja: São todos necessários? Penso em talvez colocar o C426, por ser "mais importante";
O pad de entrada recebe 12v? 
O pad de saída vai para algum outro local além da trilha rompida?

Desde já agradeço.

defeito.jpg

traseira_placa.jpg

frente_placa.jpg

• Solução
Postado

Bom, depois de um pouco de pesquisa encontrei um vídeo que me ajudou, em um frame parecia mostrar o componente arrancado e como esperado parecia ser o 7805. Então decidi arriscar.
Como solução temporária, até eu comprar o componente com encapsulamento correto, usei um um pouco maior.

Então, como solução:
1. Era mesmo um 7805 (ao menos funciona);
2. Não testei sem o C426 e acho que é bom usá-lo;
Liguei o pad no conector PCI 8 pinos, como minha fonte parece boa, acredito que não dá em nada;
Só reconectei a trilha rompida.

Segue as fotos de como ficou para documentar (kkk).

teste.jpg

acabado.jpg

funcionando.jpg

• 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...