Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um pc gamer semana passada e o técnico disse q minha memória RAM (1x32gb) kingston fury renegade DDR5 está rodando apenas 3200 Hz na placa z790 steel legend ASRock. Essa memória roda até 6000 Hz. Ele disse q há uma incompatibilidade de software e q isso poderia ser resolvido daqui um tempo quando saísse uma atualização. Ele fez um teste com um pente de 16gb e disse q funcionou normalmente. Achei esse história toda muito estranha e resolvi postar essa duvida no fórum.

Postado

Estou viajando no momento, to de volta em casa só na quinta. A princípio o “técnico “ viu essa velocidade de frequência da ram pela BIOS. E notei q meu pc ta demorando um pouco iniciar, mais tempo do q meu computador antigo q tem um setup mais modesto, e segundo ele seria esse problema da memória. O mais espantoso foi q ele disse q testou um pente de 16 gb da mesma marca da minha ram q eh um pente de 32 gb e ele disse q funcionou normal.

@Imakuni

Postado
Em 26/12/2023 às 15:04, João Sanmartin disse:

Qual software? Mande um print do CPU-Z, na aba Memory e SPD

ta ai meu amigo, tirei print de todas as abas do cpu z

about.jpeg

bench.jpeg

cpu.jpeg

graphics.jpeg

mainboard.jpeg

MEMORY.jpeg

spd.jpeg

Em 26/12/2023 às 15:05, Imakuni disse:

Poste print das abas do CPU-Z, por favor. Eu aposto que esse "técnico" é só técnico de futebol, não de PC, mas vamos ver...

acho q isso ai vai ser um bom desafio pra você ahaha

about.jpeg

bench.jpeg

cpu.jpeg

graphics.jpeg

mainboard.jpeg

MEMORY.jpeg

spd.jpeg

Em 26/12/2023 às 15:07, Gui GC disse:

@Éden Graciano Felipe Eu nem acho que exista DDR5 que rode a apenas 3200mhz, mas posso estar enganado.

Enfim, a memória está no slot correto? No 2 ou 4?

ta no slot 4, ela funciona, so q com os prolblemas q eu relatei no topico, e o computador ta demorando bastante ligar,  e isso o tecnico tinha informado q seria por conta da ram

Postado

@Éden Graciano Felipe Comece atualizando o CPU-Z para ultima versão, para verificar se a informação da aba memory aparece. Talvez você possa tentar até ativar ou desativar o XMP na BIOS para ver se a informação aparece e/ou ao menos a lentidão some.

Se não aparecer talvez o seu pente esteja com problema ou seja falso - comprou onde esse pente?.

O clock no caso que aparece no CPU-Z é metade do clock do anuncio da memória, o que é normal.

Postado
5 horas atrás, Éden Graciano Felipe disse:

ta no slot 4, ela funciona, so q com os prolblemas q eu relatei no topico, e o computador ta demorando bastante ligar,  e isso o tecnico tinha informado q seria por conta da ram

Primeiro coloque no slot correto, a ordem é sempre começar pelo 2. Só se tiver um segundo pente (que aliás, deveria) que você usa o 4.

Segundo, garanta que EXPO está habilitado dentro da BIOS.

Terceiro, atualize o CPU-Z. Não adianta usar uma versão antiga com processador novo.

Postado
8 horas atrás, Gui GC disse:

@Éden Graciano Felipe Comece atualizando o CPU-Z para ultima versão, para verificar se a informação da aba memory aparece. Talvez você possa tentar até ativar ou desativar o XMP na BIOS para ver se a informação aparece e/ou ao menos a lentidão some.

Se não aparecer talvez o seu pente esteja com problema ou seja falso - comprou onde esse pente?.

O clock no caso que aparece no CPU-Z é metade do clock do anuncio da memória, o que é normal.

eu atualizei o cpu z para a versão 2.08, q eh a ultima de setembro de 2023. tirei foto da aba memory e tirei duas fotos da tela da BIOS

eu não sei muito como mexer na BIOS e nesse tal de xmp
acho q o tecnico quando viu esse lance da memória ram testou em todos slots , mas não tenho certeza, pc demorando muito pra ligar , leva dois minutos

@Imakuni

aba memory 2.jpeg

bios 1.jpeg

bios 2.jpeg

Postado
3 minutos atrás, Éden Graciano Felipe disse:

acho q o tecnico quando viu esse lance da memória RAM testou em todos slots , mas não tenho certeza, pc demorando muito pra ligar , leva dois minutos

Faltou colocar no slot correto. Isso é importante.

Eu suspeito que seu PC não está conseguindo rodar no perfil XMP do pente, então ele fica ligando e desligando várias vezes até desistir e dar boot com as configs padrão, que tem desempenho horroroso (mas pelo menos funciona).

Postado
42 minutos atrás, Imakuni disse:

Faltou colocar no slot correto. Isso é importante.

Eu suspeito que seu PC não está conseguindo rodar no perfil XMP do pente, então ele fica ligando e desligando várias vezes até desistir e dar boot com as configs padrão, que tem desempenho horroroso (mas pelo menos funciona).

eu troquei a memória de slot, do 4 passei pro 2, ligou normal, ainda demora inicar (um minuto e quarenta) , tirei nova foto da aba memory e da spd

você acha   q pode ter haver alguma coisa com windows 11, eu pedi pro cara instalar o 10 so  q ele instalou errado ja vi algumas pessoas reclamando do windows 11 etc
ai na hora nem pedi pra ele instalar o windows 10 porque ja tava com pressa e tinha q arrumar algumas coisas pra viagem

memory 3.jpeg

spd 3.jpeg

Postado
20 minutos atrás, Éden Graciano Felipe disse:

eu troquei a memória de slot, do 4 passei pro 2, ligou normal, ainda demora inicar (um minuto e quarenta) , tirei nova foto da aba memory e da spd

Tire print e poste direto pelo PC que é mais fácil e fica mais claro. Ah, e aproveitando, SPD nunca vai mudar.

20 minutos atrás, Éden Graciano Felipe disse:

você acha   q pode ter haver alguma coisa com windows 11, eu pedi pro cara instalar o 10 so  q ele instalou errado ja vi algumas pessoas reclamando do windows 11 etc

Windows não tem nada a ver com isso. E de qualquer forma, use o 11, não vale mais manter o 10.

Enfim, você provavelmente vai ter que mexer nas configs e colocar os valores manualmente. Vá nas opções avançadas e coloque manualmente os valores de tensão e timings do perfil. Coloque também a frequência, mas experimente baixar um pouco para 5400. Veja se assim liga no valor correto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...