Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos!

Tenho o Air Cooler Low Profile Gamemax Gamma 300 e já vou dizendo que ele é muito bom, silencioso e segura muito bem a temperatura do meu AMD FX-8370.
Air Cooler Gamemax Gamma 300 Air Cooler Gamemax Gamma 300

Mas desde que o comprei tenho uma dúvida: Qual seria a posição correta de instalação para melhor eficiência de resfriamento da CPU?

No manual ou na caixa não vieram instruções ou ilustrações que orientassem a posição correta.

Os heatpipes ficam na vertical e o cooler pode ser montado em duas posições diferentes:

Opção 1: Pontas dos Heatpipes para cima
Air Cooler Gamemax Gamma 300

Opção 2: Pontas dos Heatpipes para baixo

Air Cooler Gamemax Gamma 300

Outros modelos de perfil baixo (low profile) como o Deepcool AN600 ou o Scythe Shuriken 2 ao serem montados ficam com os heatpipes na horizontal.

Com base no funcionamento dos heatpipes (evaporação e condensação), tomando em consideração a ação da gravidade, a posição dos heatpipes na vertical com a parte quente (passando pela base do cooler) ou fria (passando pelas aletas do dissipador) tem diferença de eficiência ou desempenho?

Desde já, muito obrigado.

Postado

Fica meio óbvio que a primeira opção é a correta: se colocar a segunda, corre risco de bater na placa de vídeo.

10 minutos atrás, UMARIZAL disse:

Com base no funcionamento dos heatpipes (evaporação e condensação), tomando em consideração a ação da gravidade, a posição dos heatpipes na vertical com a parte quente (passando pela base do cooler) ou fria (passando pelas aletas do dissipador) tem diferença de eficiência ou desempenho?

Não tem diferença significativa.

• Curtir 1
Postado

Ja fiz a instalação de um desse e realmente é muito bom. como @Imakuni  disse tem que prestar atenção para não encostar na placa de Vídeo. um outro problema que é comum desse air cooler é pra quem tem memória grande que as vezes não da para colocar dependendo do modelo da placa-mãe. 

• Curtir 1
Postado

Primeira opção aparentemente muito mais confiável. E mesmo que tenha diferenças de desempenho creio que elas são MÍNIMAS demais para você se preocupar com elas.

Postado
4 horas atrás, Imakuni disse:

Fica meio óbvio que a primeira opção é a correta: se colocar a segunda, corre risco de bater na placa de vídeo.

Não tem diferença significativa.

Na verdade, caro amigo, o cooler da CPU fica muito longe da placa de vídeo, sendo sua parte mais externa há quase 10cm de distância.

Ainda sobre a dúvida que me motivou a criar este tópico, ela diz respeito especificamente ao efeito da gravidade sobre os heatpipes, uma vez que entendo que há um movimento constante de líquido e gases dentro deles (ciclo interno dos heatpipes):

1. Aquecimento e evaporação dos líquidos internos;

2. Movimento dos gases de vapor em direção ao dissipador;

3. Resfriamento dos gases da evaporação que voltam ao estado líquido através da condensação;

4. Movimento dos líquidos condensados em direção a base.

Sabendo que há a ação da gravidade sobre os gases e sobre os líquidos dentro dos heatpipes, por isso, gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual a posição que proporcionaria melhor performance e/ou eficiência no processo de evaporação e condensação além do trânsito deles no interior dos heatpipes.

@PRIMETECH.RIO

Sobre a placa de vídeo, como citei acima, não tem problema, fica muito, mas muito longe mesmo. Já as memórias, sim, o ideal é que sejam de perfil baixo, pois o slot mais próximo da CPU, se for perfil alto, não dá pra usar. Mas perfil baixo, passa longe do cooler.

@gustriann

Então, já usei das duas formas e não notei diferença prática. A próxima vez que for substituir a pasta térmica, estou pensando em fazer um teste de stress e temperaturas para ver qual é mais eficiente.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

@UMARIZAL Eu não digo no seu caso especificamente, digo com placas mini itx mais compactas.

De qualquer forma, é o que eu falei. Gravidade tem um efeito desprezível aqui.

Agora você falou que nem meu professor algumas vezes... mandando eu desprezar a gravidade e a resistência do ar. 😂

8d56b67c3c36a98f0b03d3051f16c3b4.jpg.5bb49da905ea97365f55439fa22072cf.jpg

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, UMARIZAL disse:

ntão, já usei das duas formas e não notei diferença prática. A próxima vez que for substituir a pasta térmica, estou pensando em fazer um teste de stress e temperaturas para ver qual é mais eficiente.

Boa, mas ainda assim acho que é desprezível você investir tempo nisso, pois se tiver diferenças isso será MÍNIMO. Não faz a menor diferença

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...