Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor posição de instalação do Air Cooler Low Profile Gamemax Gamma 300


Posts recomendados

Olá amigos!

 

Tenho o Air Cooler Low Profile Gamemax Gamma 300 e já vou dizendo que ele é muito bom, silencioso e segura muito bem a temperatura do meu AMD FX-8370.
Air Cooler Gamemax Gamma 300 Air Cooler Gamemax Gamma 300

 

Mas desde que o comprei tenho uma dúvida: Qual seria a posição correta de instalação para melhor eficiência de resfriamento da CPU?

No manual ou na caixa não vieram instruções ou ilustrações que orientassem a posição correta.

 

Os heatpipes ficam na vertical e o cooler pode ser montado em duas posições diferentes:

Opção 1: Pontas dos Heatpipes para cima
Air Cooler Gamemax Gamma 300

Opção 2: Pontas dos Heatpipes para baixo

Air Cooler Gamemax Gamma 300

 

Outros modelos de perfil baixo (low profile) como o Deepcool AN600 ou o Scythe Shuriken 2 ao serem montados ficam com os heatpipes na horizontal.

 

Com base no funcionamento dos heatpipes (evaporação e condensação), tomando em consideração a ação da gravidade, a posição dos heatpipes na vertical com a parte quente (passando pela base do cooler) ou fria (passando pelas aletas do dissipador) tem diferença de eficiência ou desempenho?

 

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica meio óbvio que a primeira opção é a correta: se colocar a segunda, corre risco de bater na placa de vídeo.

 

10 minutos atrás, UMARIZAL disse:

Com base no funcionamento dos heatpipes (evaporação e condensação), tomando em consideração a ação da gravidade, a posição dos heatpipes na vertical com a parte quente (passando pela base do cooler) ou fria (passando pelas aletas do dissipador) tem diferença de eficiência ou desempenho?

Não tem diferença significativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja fiz a instalação de um desse e realmente é muito bom. como @Imakuni  disse tem que prestar atenção para não encostar na placa de Vídeo. um outro problema que é comum desse air cooler é pra quem tem memória grande que as vezes não da para colocar dependendo do modelo da placa-mãe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Imakuni disse:

Fica meio óbvio que a primeira opção é a correta: se colocar a segunda, corre risco de bater na placa de vídeo.

 

Não tem diferença significativa.

 

Na verdade, caro amigo, o cooler da CPU fica muito longe da placa de vídeo, sendo sua parte mais externa há quase 10cm de distância.

 

Ainda sobre a dúvida que me motivou a criar este tópico, ela diz respeito especificamente ao efeito da gravidade sobre os heatpipes, uma vez que entendo que há um movimento constante de líquido e gases dentro deles (ciclo interno dos heatpipes):

1. Aquecimento e evaporação dos líquidos internos;

2. Movimento dos gases de vapor em direção ao dissipador;

3. Resfriamento dos gases da evaporação que voltam ao estado líquido através da condensação;

4. Movimento dos líquidos condensados em direção a base.

 

Sabendo que há a ação da gravidade sobre os gases e sobre os líquidos dentro dos heatpipes, por isso, gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual a posição que proporcionaria melhor performance e/ou eficiência no processo de evaporação e condensação além do trânsito deles no interior dos heatpipes.

 

@PRIMETECH.RIO

Sobre a placa de vídeo, como citei acima, não tem problema, fica muito, mas muito longe mesmo. Já as memórias, sim, o ideal é que sejam de perfil baixo, pois o slot mais próximo da CPU, se for perfil alto, não dá pra usar. Mas perfil baixo, passa longe do cooler.

 

@gustriann

Então, já usei das duas formas e não notei diferença prática. A próxima vez que for substituir a pasta térmica, estou pensando em fazer um teste de stress e temperaturas para ver qual é mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

@UMARIZAL Eu não digo no seu caso especificamente, digo com placas mini itx mais compactas.

 

De qualquer forma, é o que eu falei. Gravidade tem um efeito desprezível aqui.

Agora você falou que nem meu professor algumas vezes... mandando eu desprezar a gravidade e a resistência do ar. 😂

8d56b67c3c36a98f0b03d3051f16c3b4.jpg.5bb49da905ea97365f55439fa22072cf.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, UMARIZAL disse:

ntão, já usei das duas formas e não notei diferença prática. A próxima vez que for substituir a pasta térmica, estou pensando em fazer um teste de stress e temperaturas para ver qual é mais eficiente.

Boa, mas ainda assim acho que é desprezível você investir tempo nisso, pois se tiver diferenças isso será MÍNIMO. Não faz a menor diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!