Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá boa tarde, estou com um problema no meu pc recentemente que me deixou preucupado, a um certo tempo mais um menos uns 2 a 3 meses eu mudei todas as peças do meu pc, placa-mãe, processador, fonte, placa de vídeo, e SSD.

Após algum tempo começou a aparecer problemas de congelamento de tela na maioria dos casos jogando alguma coisa, eu apenas reiniciava e voltava a funcionar novamente.

Mes passado apareceu um de o pc apenas desligar sozinho, mas resolvi pois era a temperatura do hot spot que estava a 110°, resolvi abaixando a frequência e a tensão da gpu e parou.

Agora nessa semana deu o problema de tela azul no pc ambas eu estava jogando com um vídeo rolando de fundo(não sei se vai ajudar em algo isso), ambas as 2 vezes a tela travava junto com o som e seguia a tela azul em seguida, logo após ele ligava direto na BIOS e um detalhe que me deixou preucupado era que o meu SSD(M.2), que esta o windows 11, não estava aparecendo, nisso eu troquei ele de encaixe e ligou normalmente, e logo no outro dia(ontem) deu tela azul novamente mas com o mesmo processo, mas dessa vez eu apenas desliguei e liguei ele e funcionou normalmente.

Configs do pc:

2x RAM HyperX 8g 2666(antigo, +/- uns 3 anos).

Processador Ryzen 5 4500(novo).

Placa de vídeo AMD GTX 6750 XT(novo).

placa-mãe MSI B550M(novo).

Fonte Gamemax GX600(novo).

SSD Adata Legend 840 de 1T(novo)(onde ta o Window, antes estava num HD).

Volante g923(novo).

Nobreak de 1200w(ligado apenas o pc e internet nele).

Filtro de linha clamper 8 tomada (ligado o nobreak, monitor, volante) e ele esta conectado em uma extensão pois a tomada fica atras do guarda roupa, pra tirar a extensão e colocar ele direto na tomada teria q mover o guarda roupa o que é ***** pois é gigante.

Resumindo: Tomada -> Extensão -> Nobreak -> PC, na ordem de um ligado no outro.

Conclusão: meu amigo q é técnico tem certeza que pode ser o SSD e pediu para eu acionar a garantia, mas quero ter certeza mesmo pois eu não tenho saco pra formatar e passar tudo de volta pro HD e depois voltar pro SSD novo que vai vim, tem muita coisa e se não for isso é de se estressar demais.

OBSERVAÇÃO: A imagem do gerenciador de eventos foi tirada ontem quando te a 2 tela azul.

As 2 imagens da BIOS foi quando deu a 1 tela azul, quando eu vi que o SSD não tinha sido reconhecido.

IMG-20240104-WA0054.jpg

IMG-20240101-WA0027.jpg

IMG-20240101-WA0029.jpg

Postado
19 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

meu amigo q é técnico tem certeza que pode ser o SSD e pediu para eu acionar a garantia, mas quero ter certeza mesmo pois eu não tenho saco pra formatar e passar tudo de volta pro HD e depois voltar pro SSD novo que vai vim, tem muita coisa e se não for isso é de se estressar demais.

Para ter certeza seria necessário ver se o mesmo ocorre com outra unidade de armazenamento ou testar o SSD em outro PC.

28 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

logo após ele ligava direto na BIOS e um detalhe que me deixou preucupado era que o meu SSD(M.2), que esta o windows 11, não estava aparecendo, nisso eu troquei ele de encaixe e ligou normalmente, e logo no outro dia(ontem) deu tela azul novamente mas com o mesmo processo, mas dessa vez eu apenas desliguei e liguei ele e funcionou normalmente.

Ao meu ver é sinal que ou o SSD superaqueceu a ponto de parar de trabalhar (podendo ser mal encaixado também, logo verifique se o parafuso de suporte foi instalado no modo correto, não forçando o SSD para baixo) ou então o slot M.2 com algum problema, e neste ultimo caso, se por acaso mexeu em algo do BIOS neste tempo de uso, não custa nada tentar resetar aos padrões de fábrica.

Verifique também as condições da unidade usando o Crystal Disk Info.

Postado
1 hora atrás, Victor Pachelli disse:

Nobreak de 1200w(ligado apenas o pc e internet nele).

Provavelmente dever ser esse nobreak que está atrapalhando.

Esse nobreak é de 1200w ou 1200VA?

Resumindo: Tomada -> Extensão -> Nobreak -> PC, na ordem de um ligado no outro.

Usava desse mesmo jeito meu PC 10 anos atras, depois que li o tópico abaixo taquei fora o no-break e nunca mais tive problemas.

Postado
3 horas atrás, Tiberio disse:

Esse nobreak é de 1200w ou 1200VA?

Ele é 1200va da Intelbras.

3 horas atrás, Tiberio disse:

Usava desse mesmo jeito meu PC 10 anos atras, depois que li o tópico abaixo taquei fora o no-break e nunca mais tive problemas.

Eu cheguei a ler também amigo, mas pra minha situação é meio que impossível eu não ter um em casa, moro no interior e praticamente na cidade toda a energia oscila pra cassete, qualquer pico de energia o dijuntor cai, o aterramento é horrível, essa semana mesmo deu uma chuva de leve aqui e a energia caia e voltava umas 15 vezes por uns 4 minutos.

E eu perdi um HD quando não usava o nobreak pois era quase todo dia caindo o dijuntor, minha fonte antiga ainda aguento muito, tinha dia que eu perdia 2, 3 horas só reparando arquivo corrompido de jogo ou do pc porque desligou enquanto eu jogava/usava, e como eu to sempre usando ele num da pra fica só com o filtro de linha, tenho que mante-lo ligado de alguma forma até mesmo pelas coisas que faço no pc, então é mais pela questão de manter ele ligado/evitar perdas doque realmente precisa de mais energia.

E esqueci de colocar mas falto um negócio ali, na verdade fica assim:

Tomada -> extensão -> filtro de linha -> nobreak -> pc.

Postado

@Victor Pachelli O problema maior é que esse nobreak tem estabilizador interno que diminui a vida útil da fonte.

8 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

Ele é 1200va da Intelbras.

Caso tenha um fator de potência de 0,5 ele só conseguirá suportar 600w.

Postado
4 horas atrás, Lost Byte disse:

Ao meu ver é sinal que ou o SSD superaqueceu a ponto de parar de trabalhar (podendo ser mal encaixado também, logo verifique se o parafuso de suporte foi instalado no modo correto, não forçando o SSD para baixo)

Olha é uma opção, pois meu quarto nesse calor esta muito quente e uso ventilador de teto, inclusive eu ja estava vendo de comprar 5 ventoinhas pra por no pc pra melhorar isso, e tambem um detalhe que ele fica sem tampa lateral pois quebrou e estou pra por outra nova também, dai sem ela entra muito mais pó(sim irei ver isso do pó hoje ainda também).

Nesse caso o parafuso então ficaria com uma folga bem leve pra n forçar tanto o SSD? Eu irei testar colocando ele no slot que ele sempre esteve antes de trocar depois que deu a 1 tela azul.

4 horas atrás, Lost Byte disse:

Verifique também as condições da unidade usando o Crystal Disk Info.

Caso esteja tudo ok com a saúde, e as outras opções não funcionar, devo acionar a garantia/suporte do SSD?

4 minutos atrás, Tiberio disse:

O problema maior é que esse nobreak tem estabilizador interno que diminui a vida útil da fonte.

O ***** é isso ai, meio que pra mim é indispensável a não ser que tenha outro que não tenha estabilizador, mas no caso não seria isso que mantém ele ligado quando cai a energia?

5 minutos atrás, Tiberio disse:

Caso tenha um fator de potência de 0,5 ele só conseguirá suportar 600w.

Isso fica informado nos manuais dele? Ainda tenho o manual e a caixa pois não faz muito tempo aue comprei.

E perdão mas errei na placa de vídeo, confundi com uma antiga que eu tinha

Mas a que eu tenho é uma RX 6750 XT, e não uma GTX 6750 XT kkkkk só me corrigindo ai.

Postado
24 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

Nesse caso o parafuso então ficaria com uma folga bem leve pra n forçar tanto o SSD? Eu irei testar colocando ele no slot que ele sempre esteve antes de trocar depois que deu a 1 tela azul.

Me refiro ao parafuso que vai diretamente na placa-mãe (espaçador), que serve para posicionar corretamente de acordo com o tamanho da unidade de armazenamento (SSD). Em alguns casos a pessoa simplesmente "afunda" a unidade já encaixando o parafuso de fixação sem usar o espaçador, e isto faz com que o SSD force para baixo e com fortes possibilidades de queimar/estragar.

30 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

Caso esteja tudo ok com a saúde, e as outras opções não funcionar, devo acionar a garantia/suporte do SSD?

Se constar de fato que apenas o SSD está provocando o problema, seria bom acionar.

40 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

Tomada -> extensão -> filtro de linha -> nobreak -> pc.

Tente usar o PC sem o no-break ou então em outra tomada (direto ou com o filtro) apenas para ver se os sintomas se repetem.

Postado
5 minutos atrás, Lost Byte disse:

Me refiro ao parafuso que vai diretamente na placa-mãe (espaçador), que serve para posicionar corretamente de acordo com o tamanho da unidade de armazenamento (SSD)

Ah sim, sei qual é, só tenho que ver se ele ja ta la, pois pelo menos na minha existe um negócio ja colocado no local que parece um espaçador, irei deixar a foto da placa aqui, é exatamente como esse da foto, se for isso ai ja tem, agora se precisar por o espaçador em cima disso ai eu não uso, só o parafuso mesmo.

7 minutos atrás, Lost Byte disse:

Tente usar o PC sem o no-break ou então em outra tomada (direto ou

No meu caso só consigo usar nessa tomada, pois só tem ela no meu quarto, teria que fazer um esforço pra tira a extensão pois fica atras do guarda roupa mas se der certo eu falo aqui mais tarde, uma coisa que não deixei claro, mas a tela azul nas 2 vezes deu depois de umas 3/4 horas de uso eu sempre ligo ele entre 18:00 e 18:30, dai na 1 vez ele desligo la pras 20 e poco e nessa outra la pras 22:40 purai, não sei se vai ajudar em algo mas ta ai a informação.

Screenshot_20240105-153144~2.png

Postado
59 minutos atrás, Victor Pachelli disse:

Ah sim, sei qual é, só tenho que ver se ele ja ta la, pois pelo menos na minha existe um negócio ja colocado no local que parece um espaçador, irei deixar a foto da placa aqui, é exatamente como esse da foto, se for isso ai ja tem, agora se precisar por o espaçador em cima disso ai eu não uso, só o parafuso mesmo.

Sim, na imagem seriam os espaçadores, que seria o normal para não deixar o SSD forçando para baixo e nem encostando a ponta na placa-mãe.

Alguns modelos de placa-mãe podem ou não já vir com o espaçador parafusado, por isto que me atentei a este detalhe, mas no seu caso acredito então que está correto a instalação da unidade.

2 horas atrás, Victor Pachelli disse:

moro no interior e praticamente na cidade toda a energia oscila pra cassete, qualquer pico de energia o dijuntor cai, o aterramento é horrível, essa semana mesmo deu uma chuva de leve aqui e a energia caia e voltava umas 15 vezes por uns 4 minutos.

Nestes momentos as chances de danificar componentes sensíveis são maiores. Ainda mais com os relatos sobre o SSD, além de poder corromper arquivos (e drivers) durante o uso, pode danificar alguma célula de memória.

Você pode ver se há algo corrompendo o sistema usando o comando " sfc /scannow  " usando o prompt de comando (CMD) em modo de administrador.

No meu caso só consigo usar nessa tomada, pois só tem ela no meu quarto, teria que fazer um esforço pra tira a extensão pois fica atras do guarda roupa mas se der certo eu falo aqui mais tarde, uma coisa que não deixei claro, mas a tela azul nas 2 vezes deu depois de umas 3/4 horas de uso eu sempre ligo ele entre 18:00 e 18:30, dai na 1 vez ele desligo la pras 20 e poco e nessa outra la pras 22:40 purai, não sei se vai ajudar em algo mas ta ai a informação.

A não ser que os horários são de pico na sua região e é frequente as quedas de luz neste período, o tempo de uso não vai ajudar muito a solucionar o problema.

Postado

@Lost Byte opa, então deu a tela azul hoje aqui agora a pouco, e consegui filmar e foi a mesma coisa, tela travou junto com o som, abriu a tela azul, desligou e iniciou no windows, ai desliguei pelo botão e liguei novamente e ligou tranquilo, mas consegui pegar o código que é: SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION

esqueci de mencionar, mas eu limpei o pc sexta e desde hoje não aconteceu mais a tela azul, e tambem que ontem mesmo eu atualizei a BIOS e um amigo meu atualizou, e ele falou que aconteceu a mesma coisa com ele, quando ele atualizou um driver la deu tela azul com esse mesmo erro e ai nunca mais deu, e um técnico amigo meu falou que depois que pode acontecer depois que atualiza driver. então creio que o outro problema da tela azul foi resolvido, esse que apareceu agora foi por conta disso ai

Postado

@Victor Pachelli

Não lembro se já mencionou, mas você pegou os drivers por programas como Driver Boost ou direto dos sites dos fabricantes?

Programas que atualizam drivers tendem a baixar versões as vezes erradas e causam conflitos, sendo que o mais seguro é direto dos sites.

Outro teste seria usar o PC em modo de segurança, assim só será carregado o essencial para rodar o PC e se continuar dando tela azul, as chances de continuar sendo algum hardware aumentam.

Postado
11 horas atrás, Lost Byte disse:

Não lembro se já mencionou, mas você pegou os drivers por programas como Driver Boost ou direto dos sites dos fabricantes?

Eu sempre pego pelo site oficial, amd, nvidia quando eu tinha, microsoft etc, sempre baixei pelos site oficiais.

11 horas atrás, Lost Byte disse:

Outro teste seria usar o PC em modo de segurança, assim só será carregado o essencial para rodar o PC e se continuar dando tela azul, as chances de continuar sendo algum hardware aumentam.

Irei ver com o tempo como vai se sair agora, pois aparentemente a outra era poeira mesmo, tanto que quando limpei o pente da RAM e do SSD, mudou até a cor do amarelo e ficou mais brilhante então as chances que era isso são altas, e isso é só testando pra ver, se pa até sexta ja é um bom teste.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!