Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação placa-mãe B450M Gaming - A520M Gaming


Ir à solução Resolvido por noturnoblack12,

Posts recomendados

Queria saber qual placa-mãe é a melhor e qual seria a diferença de uma para outra. 

 

1 - Seria uma B450M Gaming da gigabyte    -  Link : https://www.kabum.com.br/produto/99761/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-amd-am4-matx-DDR4-rev-1-0-

 

2 - Seria uma A520M - Plus II Tuf Gaming     - Link https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ASUS tem uma das melhores construções do mercado, porém o chipset A é de entrada e tem muitas limit5açoes, a gigabyte por outro lado não fica para trás da ASUS, mesmo não tendo a construção da ASUS, ela tem um chipset intermediario


portanto antes de dizer o que é melhor ou pior é importante saber o uso do dispositivo, vai fazer OC ou não, a configuração da maquina entre outros fatores

 

 

a maior parte das pessoas vão dizer que a da gigabyte é melhor, mas provavelmente vão esar comparando apenas os chipsets e não a placa em si e a utilização

 

imagina o seguinte:

é burrice comprar uma placa topo de linha Z (intel) ou X (amd)  para usar com um i3 (intel) ou r3 (amd)

e é idiotice comprar uma placa de entrada H (intel) ou A (amd) para usar com um i9 (intrel) ou r9 (amd)

ent5ende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. Entendo perfeitamente, A placa-mãe eu vou comprar no inicio de fevereiro para fazer um upgrade na minha placa de Vídeo ja que a minha placa-mãe atual eu aposto que ela não suporta, e se suporta eu ja tenho interesse 100% de trocar a placa-mãe. Minha configuração ia ser um Ryzen 5 5500, RTX 3060 12gb, Fonte 650w, 32gb ram e a placa-mãe que estou em duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, noturnoblack12 disse:

@Pedro Vinicius G. C. Entendo perfeitamente, A placa-mãe eu vou comprar no inicio de fevereiro para fazer um upgrade na minha placa de Vídeo ja que a minha placa-mãe atual eu aposto que ela não suporta, e se suporta eu ja tenho interesse 100% de trocar a placa-mãe. Minha configuração ia ser um Ryzen 5 5500, RTX 3060 12gb, Fonte 650w, 32gb ram e a placa-mãe que estou em duvida.

neste caso eu iria de ASUS, construção superior um design mais minimalista, 4 slods dimm DDR4, BIOS flashback. mas escolhendo ela pode esquecer qualquer forma de overclock em CPU ou upgrade de processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. Correto, eu estava pensando em um water cooler para o resfriamento da maquina, eu estava pensando nesse https://www.terabyteshop.com.br/produto/26771/water-cooler-onepower-spectra-240-argb-240mm-intel-amd-black-wc-501?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAtOmsBhCnARIsAGPa5ybn4Edn5vIc3gJzut6eSIUuNC4HL9jpyEKLxnXecz-JeG1_72owOIIaAmKnEALw_wcB o que você acha? pela config que eu irei montar de upgrade eu posso pegar ele numa boa? A e eu vou pegar ele de 240mm por que eu estava pesquisando sobre meu gabinete, é o tamanho maximo que ele suporta. Ou posso estar enganado, mas dessa mesma versão de water cooler eu queria pegar o de 360mm mas...

agora, noturnoblack12 disse:

@Pedro Vinicius G. C. Correto, eu estava pensando em um water cooler para o resfriamento da maquina, eu estava pensando nesse https://www.terabyteshop.com.br/produto/26771/water-cooler-onepower-spectra-240-argb-240mm-intel-amd-black-wc-501?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAtOmsBhCnARIsAGPa5ybn4Edn5vIc3gJzut6eSIUuNC4HL9jpyEKLxnXecz-JeG1_72owOIIaAmKnEALw_wcB o que você acha? pela config que eu irei montar de upgrade eu posso pegar ele numa boa? A e eu vou pegar ele de 240mm por que eu estava pesquisando sobre meu gabinete, é o tamanho maximo que ele suporta. Ou posso estar enganado, mas dessa mesma versão de water cooler eu queria pegar o de 360mm mas...

Esse water cooler eu vi ele no canal da Tj gaming, e ve tambem bastante Vídeo sobre ele, e ele parece ser um bom water cooler, não ser o melhor de todos, mas sim de custo beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, noturnoblack12 disse:

@Pedro Vinicius G. C. Correto, eu estava pensando em um water cooler para o resfriamento da maquina, eu estava pensando nesse https://www.terabyteshop.com.br/produto/26771/water-cooler-onepower-spectra-240-argb-240mm-intel-amd-black-wc-501?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAtOmsBhCnARIsAGPa5ybn4Edn5vIc3gJzut6eSIUuNC4HL9jpyEKLxnXecz-JeG1_72owOIIaAmKnEALw_wcB o que você acha? pela config que eu irei montar de upgrade eu posso pegar ele numa boa? A e eu vou pegar ele de 240mm por que eu estava pesquisando sobre meu gabinete, é o tamanho maximo que ele suporta. Ou posso estar enganado, mas dessa mesma versão de water cooler eu queria pegar o de 360mm mas...

Esse water cooler eu vi ele no canal da Tj gaming, e ve tambem bastante Vídeo sobre ele, e ele parece ser um bom water cooler, não ser o melhor de todos, mas sim de custo beneficio.

seu gabinete possue bom airflow e ventoinhas? se sim, eu gastaria um pouquinho mais e pegaria um bom aircooler como o

NZXT T120 (preto: link) (branco: link) (branco com led: link)

 

os unicos watercoolers "baratos" que recomendo são os tgt spartel 120 e 240ht, são dos poucos que testei e que não apresentam problemas estruturais ou materiais ruins

 

120 ht (link)

240 ht (link)

 

se seu gabinete não possue ventoinhas, mas você tem o cooler stock da AMD, voce pode comprar um bom kit de ventoinhas como o sickflower

 

kit com 3 (link)

unitaria (link)

 

se quer trocar o aircooler, e não tem ventoinhas eu recomendo comprar o seguinte:

 

pichau a1 extreme (link)

e 3 ventoinhas sickflower link

 

 

lembrando que não pesquisei muito, então se der uma olhada em outros sites, da pra economizar uns 10-20%

não estou dizendo que o watercooler que você tem pensado seja ruim, mas eu nunca ouvi falar dele, não vi ele pessoalmente etc

a refrigeração de um computador não sé diz só por ter ou não um watercooler, o que mais reduz a temperatura é o fluxo de ar dentro do gabinete, o quão rápido o ar entra e sai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo270 disse:

perdão intrometer na conversa, mas como assim upgrade de processador? Se você estiver falando da a520m plus ii que eu estou interessado.

a a520m plus, não foi feita pra "empurrar"  processadores high-end, talvez o vrm dela consiga segurar um 5600 ou 5700, mas nada acima disso, isso se da pela quase excelente construção e componentes usados pela ASUS, mas ainda é uma placa de "entrada premium" por assim dizer, de acordo com alguns testes, pra usar um Ryzen 7 é necessario ajudar na refrigeração do VRM, diferente da b550m plus, que ja consegue segurar o 5900x/5950x sem problemas, poir isso só é recomendado usar processadores até o Ryzen 5 5600 (sem o "X") 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, é que eu sou bastante leigo no assunto e tava querendo pegar uma placa-mãe até 500-600 reais pra uma Ryzen 4600g pra no futuro comprar uma rx 6750 XT com 32 GB ram de 3600mhz. E também mais pra frente tava querendo trocar meu processador por ele ser bem fraco comparado a GPU

 

e quando vi que não é recomendado pra fazer upgrade fiquei cismado @Pedro Vinicius G. C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Eduardo270 disse:

Entendi, é que eu sou bastante leigo no assunto e tava querendo pegar uma placa-mãe até 500-600 reais pra uma Ryzen 4600g pra no futuro comprar uma rx 6750 XT com 32 GB ram de 3600mhz. E também mais pra frente tava querendo trocar meu processador por ele ser bem fraco comparado a GPU

 

e quando vi que não é recomendado pra fazer upgrade fiquei cismado @Pedro Vinicius G. C.

pode ficar sim com a a520m plus ii, uma placa com construção excecelente, mas sem as vantagens da 520, quando escolher uma placa pense no seguinte


placas chinesas são baratas, mas sem nenhuma vantagem em relação as outras marcas (quase sempre)

 

ASUS tem uma das melhores construções do mercado, mas normalmente são bem mais Caras

MSI tem um dos melhores custo/benefício (custo x beneficio), mas não tem componentes tão bons

ASRock tem tecnologias muito boas, tem construções boas, mas placas mais simples normalmente tem problemas

gigabyte tem boas construções (pouco "pior" que as ASUS) e preços razoaveis, mas tem problemas com programas e relacionados

 

claro, isso é só uma visão geral, dependendo da placa isso muda...

 

a ASUS a520m plus, tem boa construção, mas é mais cara que algumas b550 da concorrencia, mas as b550 da concorrencia não tem a confiabilidade da ASUS

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

pode ficar sim com a a520m plus ii, uma placa com construção excecelente, mas sem as vantagens da 520, quando escolher uma placa pense no seguinte


placas chinesas são baratas, mas sem nenhuma vantagem em relação as outras marcas (quase sempre)

 

ASUS tem uma das melhores construções do mercado, mas normalmente são bem mais Caras

MSI tem um dos melhores custo/benefício (custo x beneficio), mas não tem componentes tão bons

ASRock tem tecnologias muito boas, tem construções boas, mas placas mais simples normalmente tem problemas

gigabyte tem boas construções (pouco "pior" que as ASUS) e preços razoaveis, mas tem problemas com programas e relacionados

 

claro, isso é só uma visão geral, dependendo da placa isso muda...

 

a ASUS a520m plus, tem boa construção, mas é mais cara que algumas b550 da concorrencia, mas as b550 da concorrencia não tem a confiabilidade da ASUS

Entendi, muito obrigado amigo vou ficar com ela mesmo. Deus te abençoe 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. Então não entendo muito se meu gabinete tem airflow e ventoinhas bons, mas meu gabinete ate onde eu sei ele é bem básico de entrada não tem mas ele a venda se não me engano, mas é parecido com um "  A-ATX09-A1B  " so sei que ele so suporta um water cooler de até no maximo 240mm. e ele tem 1 ventoinha na parte de tras do gabinete, cooler box que ja veio quando comprei meu Ryzen 5 5500 e ele tem 3 ventoinhas da marca akasa que até onde eu tambem sei não é de marca boa "eu acho né" que fica na parte da frente, então eu iria colocar o water cooler indicado na parte de cima do gabinete. o que voce me diz. " Desculpa ai pela demora para te dar um retorno, não tinha reparado que voce tinha me respondido e eu tambem não estava abrindo muito o site" valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@noturnoblack12 mesmo não tendo um airflow muito bom, aparentemente não vai ter problema com temperaturas, como eu não conheço o gabinete de perto, não posso falar muito dele, mas se tiver problema com temperaturas, pode configurar a velocidade e posição das ventoinhas para expulsar o ar o mais rápido possível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2024 às 20:38, noturnoblack12 disse:

@Pedro Vinicius G. C. tranquilo então, posso fazer isso.

@Pedro Vinicius G. C. voce tem algum water cooler de 240mm para me indicar para comprar?

recomendo o cooler master masterliquid ml240l, mas o preço ta meio salgado recentemente, quanto tem para gastar, alias. não sei se você sabe disso, mas você se citou como o "resolvedor" do topico, não marque seu próprio comentário como "solução", isso ajuda a organizar melhor o forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Eduardo270 disse:

@Pedro Vinicius G. C. Man, tu sabe se a a520m plus ii pode não reconhecer meu SSD PCie 4.0? pelo visto ela é PCie 3.0

Sim, haverá uma limitação de velocidade. O que ele quis dizer é que esses SSDs são retrocompatíveis, o que significa que um SSD PCIe 4.0 funcionará adequadamente em uma placa-mãe PCIe 3.0, mas com uma velocidade limitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Eduardo270 disse:

@piterprado entendi amigo, mas sabe dizer que só por causa disso vale a pena ir pra uma placa-mãe PCIe 4.0 ou não muda muita coisa? Não consigo achar nenhuma placa-mãe na faixa de 500 reais também btw

qual a velocidade do seu NVMe, normalmente não faz muito sentido, eu pessoalmente não sinto diferença entre usar nmve 3.0 e 4.0 "comuns"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo270 disse:

É esse daqui @Pedro Vinicius G. C.

Screenshot_20240117_074451_KaBuM!.jpg

pelo qual pesquisei, esse SSD tem a mesma velocidade do limite teórico de pcie 3.0 em x4 que é de 3500mb/s - 4000mb/s. eu acredito plenamente que não havera perda de desempenho, e se tiver ela não é muito grande . mas qual seu processador?, verifique se ele suporta pci 4.0, só pra planar as duvidas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!