Ir ao conteúdo

Os coolers do gabinete desligam depois de instalada a GPU. Será a fonte?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Instalei uma RX 580 2048SP no meu PC e agora os coolers do gabinete não ligam mais, mas quando tiro a placa eles voltam.

Não lembro de quantos volts são os coolers. Será que acontece por talvez eles serem de 12V? Porque li que a fonte entrega para a placa de vídeo, processador etc pela linha de 12V.

Será que se eu instalar coolers de 5V, por exemplo, resolveria?

São 5 coolers ao total no gabinete, todos ligam sem a placa de vídeo, com ela instalada liga apenas 1.

Todos os drivers estão instalados.

CPU: AMD Ryzen 3 2200G with Radeon Vega Graphics 3.50 GHz

RAM: (x2) Memória HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16

GPU:  AMD Radeon Rx580 2048sp 8gb 256bits Gddr5

OS: Windows 10 Pro 22H2 Build 19045.3930 Windows Feature Experience Pack 1000.19053.1000.0

Postado

@Geanmy Não falou a marca e modelo da fonte, item esse que é sim parte da sua configuração como um todo.

Mas, o que leu sobre 12V é correto, o computador todo é alimentado em maior parte por 12V, mas fans tem baixo consumo, nem faz diferença no final.

Itens de consumo baixo e que não faz diferença na fonte: Fans, HDs, Memórias, SSDs, teclado, mouse, headset, LEDs.

Os itens que mais consome é CPU e GPU.

• Solução
Postado

@Geanmy A fonte está bem acima do necessário para seu pc, então tem algo meio suspeito fazendo os fans desligar.

Você já chegou a testar outra fonte no pc ? Recomento, o minimo aceitavel que já suporta é 500W de boa qualidade.

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

Postado

@Elder Nauvirth

Eu uso um NoBreak, não é de onda senoidal e nem dr dupla conversão. Estou usando ele enquanto espero o iClamper chegar, sei que um NoBreak sem as características que mencionei prejudica a fonte, mas me disseram que é apenas quando está fora da rede, usando a energia das baterias.

Eu usava outra fonte, de 500W, mas era um modelo bem simples da OnePlus. Nunca cheguei a testar outra fonte que não fossem essas duas, e essa de 500W eu usava quando não estava com essa placa de vídeo, ela está até com um capacitor queimado por causa que liguei em uma tensão diferente sem querer porque ela não é automática, usa a chave.

Mas també liguei fora do NoBreak e o mesmo acontece. Porém usei em um filtro de linha, sem ser um iClamper. Será que pode ser isso?

@Elder Nauvirth

Obrigado pela ajuda!

Acho que encontrei o problema. Aparentemente há algum defeito no controlador de coolers. Todos os coolers estão funcionando, mas quando coloco a placa de vídeo, somente os coolers ligados nesse controlador é que desligam.

Eu tenho um controlador novo aqui, mas os coolers não são compatíveis com ele. Estou comprando novos coolers para testar, mas tudo indica que é isso mesmo.

Não sei por quanto tempo um tópico fica aberto aqui, mas se ainda puder mandar mensagem aqui, eu volto nesse tópico com os resultados.

Obrigado novamente!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Geanmy disse:

Eu uso um NoBreak, não é de onda senoidal e nem dr dupla conversão. Estou usando ele enquanto espero o iClamper chegar, sei que um NoBreak sem as características que mencionei prejudica a fonte, mas me disseram que é apenas quando está fora da rede, usando a energia das baterias.

Um nobreak que não é senoidal, é meramente um estabilizador com baterias.

Ele está danificando sua fonte, seja usando na bateria ou não, o correto é remover ele e ligar diretamente na tomada.

Se não pode comprar um nobreak que seja realmente bom para sua fonte, é melhor não condenar ela com um que seja ruim.

Acho que encontrei o problema. Aparentemente há algum defeito no controlador de coolers. Todos os coolers estão funcionando, mas quando coloco a placa de vídeo, somente os coolers ligados nesse controlador é que desligam.

É bom ver que encontrou algo que pode ser o problema.

Eu recomentaria também trocar só a controladora do gabinete, caso ela seja padrão, aqueles de 4 pinos para fans, será fácil, mas se for aquelas de 6 pinos, será mais complicado e ai terá de trocar tudo mesmo.

Não sei por quanto tempo um tópico fica aberto aqui, mas se ainda puder mandar mensagem aqui, eu volto nesse tópico com os resultados.

Os tópicos continua aberto, até que um adm ou moderador o feche por necessidade, mas fora isso, ficará aberto.

No futuro outros podem vir tirar dúvidas aqui também, seja por meio de leitura ou perguntando algo especifico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...