Ir ao conteúdo

SSD NVMe 2.0 no com adaptador PCIe é bom?

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Olá senhores, tudo bem?
A um ano eu vi enquanto fuçava o aliexpress um adaptador de NVMe M.2, recentemente fui pesquisar no tempo livre e vi que há adaptadores para todos os slots PCI's

inclusive vi adaptadores que faziam um "raid" com vários SSDs.

O que os mestre daqui podem me informar sobre? ví uns videos afirmando que fica mais rápido que colocar na entrada M.2, vale a pena para pcs sem entrada M.2 ou mesmo para quem quer ter vários?

• Membro VIP
Postado

Já usei na H510, funcionava bem, inclusive dava boot nele. Vale a pena até certo ponto, ele fica mais rápido que um SATA 2,5, mas só vai ser relevante para quem trabalha com armazenamento de dados. Para jogos e arquivos não vale a pena.

4 minutos atrás, Swalls disse:

mesmo para quem quer ter vários?

Tem que ter certo cuidado, que as vezes ao utilizar o PCIe com adaptador, ele desabilita alguma porta SATA. Então no final das contas, o limite de portas para armazenamento pode ser o mesmo.

• Curtir 2
Postado

@Pedroou opa mestre, obrigado pela resposta.

porque para jogos não vale a pena? Eu acreitava que, por ser mais rápido que um SSD sata, melhoraria a escala de carregamento, visto que o SWAP de mapas entre a RAM/VRAM e o disco seriam extremamente mais rápidos.

Fica realmente mais rápido que usar no M.2 ?

• Membro VIP
Postado
agora, Swalls disse:

Não sei, nunca fiz esse teste, até porque para meu uso é irrelevante. Deve depender da interfaces também (2.0, 3.0) e do processador.

A diferença no carregamento de jogos para um SSD SATA 2,5 e um NVMe deve ser mínima na prática. Se já tem o M.2. aí vale a pena.

Minuto 6:15

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Swalls disse:

Diga o modelo de sua MB, mas não, se a entrada for a M.2 de sua MB mais próxima á CPU, essa terá a máxima velocidade. Se a MB tiver 2 entradas M.2, essa outra  será a da linha PCI-e no BUS, então essa será quase sempre a metade da outra entrada. Mas como disse, depende do modelo de sua MB.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
14 horas atrás, Swalls disse:

MSI B450M Pro-VDH Max

das especificações:

"

1 x M.2 slot (Key M)
Supports PCIe 3.0 x4 (1st, 2nd and 3rd Gen AMD Ryzen™/ Ryzen™ with Radeon™ Vega Graphics and 2nd Gen AMD Ryzen™ with Radeon™ Graphics) or PCIe 3.0 x2 (Athlon™ with Radeon™ Vega Graphics) and SATA 6Gb/s
Supports 2242/ 2260 /2280 storage devices

"

Ela só tem um slot M.2

Por outro lado só tem uma PCI-e 16X

Os adaptadores citados existem dos dois tipos: PCI-e 1X e PCI-e 4x

O PCI-e 4X só valeria a pena se fosse usado na PCI-e 16X, se o slot estiver com uma VGA aí não dá para instalar.

Na PCI-e 2.0 1X o desempenho do SSD NVMe será em torno entre 800 a 1.000 mbps, então bem inferior ao M.2 original da MB, que será de 4.000 mbps(é gen3 X4 vias)

Obs: como pode perceber não é vantagem adquirir uma gen 4.0, a menos que for trocar a MB e também depende da CPU para ter um desempenho de gen 4.0 que é de 8.000 mbps.

Se os preços forem parecidos pode comprar a gen 4.0, marcas: recomendo Crucial e WD

16 horas atrás, Swalls disse:

ví uns videos afirmando que fica mais rápido que colocar na entrada M.2, vale a pena para pcs sem entrada M.2 ou mesmo para quem quer ter vários?

Não entendí bem, como disse na PCI-e a velocidade nunca será maior que o canal no primeiro slot M.2 "verdadeiro", porque o canal de dados é direto e "sem escalas" na CPU, enquanto no "BUS" PCI-e passa pela controladora da PCI-e que nunca será mais rápido que a CPU: os dados "andam" mais.

Se for comparar com um HD SATA3 convencional(os HD  mecanicos) até pode ser verdade porque os melhores não passam de 200mbps, normal serem de 100 a 130 mbps

Quanto ao desempenho em games e/ou aplicativos aí depende do i/o(fluxo de leitura e gravação).

A grande questão é que discos rígidos mecanicos estão ficando com preços por Terabyte  cada vez mais próximos de SSD SATA e M.2 e vão acabar caindo em desuso

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...