Ir ao conteúdo

Fluxo de ar, Gabinete Montech Air 903 Base, 6 fans iguais 1 diferente

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu comprei esse gabinete, é um Montech Air 903 Base (https://www.terabyteshop.com.br/produto/25215/gabinete-gamer-montech-air-903-base-mid-tower-e-atx-white-sem-fonte-com-3-fans) e também comprei para colocar de fans nele essas excelentes aqui da Cougar (https://www.fantasygaming.com.br/cooler-cougar-mhp120-pack-3un-).

A minha dúvida é que: o gabinete virá com 3 fans de 140mm de alto desempenho, eu posso colocar essas 6 da Cougar nesses lugares a seguir?

- Montech Air 903 Base (ventoinhas)

3 Frontal (Cougar MHP120)
3 Superior (Cougar MHP120)
1 Inferior na traseira do gabinete (HP140 PWM; que vem com o gabinete)

ou seja, ficariam 7 fans no total.

A minha dúvida é: eu posso usar fans diferentes? eu tiraria as 2 de 140mm que vem com o gabinete, da parte da frente e deixaria só a traseira para poder usar todas as 6 fans que comprei da Cougar.

Agradeceria muito a opinião dos senhores se eu posso ou não, e se vai ficar bom.

Postado
41 minutos atrás, One-Above-All disse:

ou seja, ficariam 7 fans no total.

Exagero, a foto abaixo deixa claro que um gabinete com um bom air flow não precisa de muitos fan, 3 fans já é suficiente.

3x11-fans.jpg

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
1 minuto atrás, One-Above-All disse:

@Tiberio mas eu posso colocar 3 superior e 3 frontal da cougar, e 1 traseira de 140mm que vem por padrão no gabinete?

Pode, mas deve fazer um barulho infernal.

• Obrigado 1
Postado

@Tiberio Beleza, muito obrigado, uma última pergunta irmãozinho, você acha melhor eu deixar essas 6 fans da cougar pro outro gabinete que comprei pro computador da minha mãe e ficar somente com essas 3 de 140mm no Montech Air 903 Base que vai vir com ele? lembrando que a CPU e GPU que vou pegar é um I5-13600KF + RTX 4060 ti, por isso minha preocupação com resfriamento.

Postado
4 minutos atrás, One-Above-All disse:

você acha melhor eu deixar essas 6 fans da cougar pro outro gabinete que comprei pro computador da minha mãe e ficar somente com essas 3 de 140mm no Montech Air 903 Base que vai vir com ele?

Sim.

4 minutos atrás, One-Above-All disse:

lembrando que a CPU e GPU que vou pegar é um I5-13600KF + RTX 4060 ti, por isso minha preocupação com resfriamento.

Vai fazer Overclock nesse processador? 

caso pense em fazer já deveria comprar um bom WaterCooler.

• Obrigado 1
Postado

@Tiberio Obrigado, não irei fazer overclock, de acordo com os testes do youtube o I5-13600KF é um baita processador mesmo sem overclock, pra ele eu comprei Air Cooler, AG620 BK PRETO ARGB, da Deepcool.

Postado
6 minutos atrás, One-Above-All disse:

Obrigado, não irei fazer overclock, de acordo com os testes do youtube o I5-13600KF é um baita processador mesmo sem overclock

Melhor mesmo seria pegar o I5-13400F sem o K, custa menos e tem o mesmo desempenho.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio mesmo sem overclock, nos testes dele (I5-13600KF) com a RTX 4060 TI, ele atende bem o que eu preciso, roda todos os jogos no ultra acima de 60 fps, e em alguns que não roda no ultra, no alto (high) já fica acima de 70 fps.

@Tiberio infelizmente já comprei o processador, tava em promoção na loja que explode, 1.899.

Postado

Se você vai usar air cooler não coloque 3 fans no topo, pois o fan (ou fans) que ficar na frente da placa-mãe vai roubar ar frio que entra pela frente, antes que cheque no air cooler, placa-mãe. Vide este teste da NZXT com o H6 confirmando o efeito negativo de fan no topo nesta posição.

Esta furação de 3 posições no topo dos gabinetes é para instalar radiador WC de 360mm.

Em todo caso, como já comprou os fans, se instalar os 3 no topo coloque o da frente num conector individual da placa-mãe e coloque na RPM mínima, fica "de enfeite". 😜 

Quanto a misturar marcas, tamanhos... de fans não tem problema.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos você acha que só com as 3 fans de 140mm que vem no gabinete já daria conta de refrigerar?

Se eu ficasse só com essas 3 fans de 140mm e deixasse as 6 que eu comprei para outro gabinete, eu deixaria 2 frontal 140MM e 1 traseira 140MM

Qual é melhor das duas opções?

Primeira opção: 3 Fans 140MM que já vem no gabinete

2 Frontal, 1 Traseira

Segunda opção: 6 Fans 120MM Cougar MHP120

3 Frontal, 2 Superior, 1 Inferior

Qual refrigeraria melhor?

Postado

Depende do hardware que vai usar  a opção 1 pode atender.

Esse teste é do 903 Max - com os 4 fans 140mm; com o air cooler Montech Metal num Ryzen 7800X3D, ficou com boas temperaturas, principalmente no engine que simula jogos. O vídeo tem legendas em Português.

Neste, com um Ryzen 5900X e air cooler - acho que Noctua NH-D15; note como o painel mesh frontal tem pouco impacto na temperatura - apenas 1 grau.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...