Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe a520 serve para processadores high end?


Posts recomendados

pessoal, estou montando um pc e com pensamento de fazer upgrade, porém no momento o orçamento está low então estou procurando economizar o quanto possível.

vcs acham que a a520m - a pro ou k v2 seguram com procesadores high end tipo linhas Ryzen 7 5000 etc ??

estou pensando nisto, e gostaria também de mencionar que penso em projetar em um mini gabinete, ou gabinetes compactos, para viagens e etc

o uso seria realmente relativamente puxado, visto que usaria maquinas virtuais, diversas telas, para diversas atividades. uso de software , edição, bastantes coisas ao mesmo tempo, mas não acho que nada que "estresse " o processador como "simulações" etc, apesar de também rodar uns macros, 

 

o que vcs acham ? falam que na b450 não tem muita diferença , e de fato meu orçamento pra placa está nessa faixa (achei a a520 por 340 ) 

 

o que vcs sugerem ??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para placa-mãe a520 serve para processadores high end?

@Imakuni mas a quantidade de vetores (fases) não é quase a mesma? porque deveria investir?

quanto tambem aos riscos ligados a temperatura e termal throating , o processador não possui uma certa tensão limitada por exemplo 85V ? porque deveria me preocupar com isto?

 

o que devo levar em consideração também em casos de tentar um gabinete compacto? ainda não estou certo quanto a isto. mas estou decidindo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, lucio b disse:

mas a quantidade de vetores (fases) não é quase a mesma? porque deveria investir?

Não é questão da quantidade de fases, é questão dos recursos do chipset. No caso, melhor suporte para controle da RAM e do processador.

 

45 minutos atrás, lucio b disse:

quanto tambem aos riscos ligados a temperatura e termal throating , o processador não possui uma certa tensão limitada por exemplo 85V ? porque deveria me preocupar com isto?

Cuidado com a salada. A tensão do processador é decidida pela placa-mãe, e vai +/- na faixa dos 0.9~1.3V. Sobre throtle, isso é mais fácil de resolver depois se precisar.

 

48 minutos atrás, lucio b disse:

o que devo levar em consideração também em casos de tentar um gabinete compacto? ainda não estou certo quanto a isto. mas estou decidindo. 

Boa sorte. Vai precisar, não é um mercado com muito suporte aqui no Brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Imakuni disse:

Não é questão da quantidade de fases, é questão dos recursos do chipset. No caso, melhor suporte para controle da RAM e do processador.

 

Cuidado com a salada. A tensão do processador é decidida pela placa-mãe, e vai +/- na faixa dos 0.9~1.3V. Sobre throtle, isso é mais fácil de resolver depois se precisar.

 

Boa sorte. Vai precisar, não é um mercado com muito suporte aqui no Brasil.

melhor suporte para controle da ram e do processador de que forma? mesmo uma a520 melhorzinha tipo a tuf plus?  

 

e quanto a questão da tensão estava me referindo ao consumo. me desculpe.

 

o que você acha que a questão do dissipador pode inferir? 

 

--------

 

quanto a questão do gabinete, ha oferta de alguns basta dar um google gabinete compacto, inclusive alguns modelos bens populares da pichau etc. o que você acha disso? realmente seria conveniente que o pc ficasse compacto para questões de viagens transportes e coisas do tipo . na minha cidade faz bastante calor então estou preocupado quanto a temperatura 

pensei em adaptar talvez em algum deles apenas uma tela anti poeira como lateral para melhorar a ventilação, ou algo do tipo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lucio b disse:

melhor suporte para controle da ram e do processador de que forma? mesmo uma a520 melhorzinha tipo a tuf plus?  

Você consegue mexer no clock e tensão.

 

7 minutos atrás, lucio b disse:

e quanto a questão da tensão estava me referindo ao consumo. me desculpe.

...consumo? Você diz TDP? Ignore esse número, é um valor arbitrário que não serve para nada.

 

8 minutos atrás, lucio b disse:

o que você acha que a questão do dissipador pode inferir? 

É bom ter. Mas de novo, se precisa porque precisa pagar barato agora, você compra uma sem e depois compra dissipadores separadamente e coloca na placa-mãe. Fica feio para burro e dá um trabalho desnecessário, mas ei, é o preço de pagar barato.

 

9 minutos atrás, lucio b disse:

quanto a questão do gabinete, ha oferta de alguns basta dar um google gabinete compacto, inclusive alguns modelos bens populares da pichau etc. o que você acha disso? realmente seria conveniente que o pc ficasse compacto para questões de viagens transportes e coisas do tipo . na minha cidade faz bastante calor então estou preocupado quanto a temperatura 

Limita a placa de vídeo e o cooler. Mas se você quer compacto, vai ter que pesquisar isso com calma, não é só pegar qualquer um que preste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/02/2024 às 17:48, Imakuni disse:

Não é questão da quantidade de fases, é questão dos recursos do chipset. No caso, melhor suporte para controle da RAM e do processador.

 

Na prática qual seria a diferença? Acredito que seria possível fazer isto através de software, apesar de achar que até às a520 de entrada (a pro ou m k 2 ) possuem controle do clock na BIOS? 

Tem uma 450 na promoção do kabum

https://www.kabum.com.br/produto/111107/placa-mãe-ASRock-b450m-HDV-r4-0-amd-am4-micro-atx-DDR4?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAivGuBhBEEiwAWiFmYYxMGs3DN1hGEuE3AGUxZc0x9S8PHbpt8_BfqVK9eS5DdHiEMUmfNRoCRkAQAvD_BwE

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2024 às 20:34, lucio b disse:

Na prática qual seria a diferença? Acredito que seria possível fazer isto através de software, apesar de achar que até às a520 de entrada (a pro ou m k 2 ) possuem controle do clock na BIOS? 

Como eu falei, B450 permite overclock no processador, coisa que A520 não faz. E de maneira geral, você tem mais cointrole no overclock da RAM, que é outra coisa que vai aumentar o desempenho.

 

Em 26/02/2024 às 20:34, lucio b disse:

Não compre, só tem um cabo 4pinos para o processador ao em vez dos 4+4 usuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe MSI A520m A PRO conseguiu segurar com tranquilidade um Ryzen 5700x. Ela possui um VRM de 4 fases mas com componentes bons, até um 5800X3D ela segurou com algumas ressalvas.

 

Já a Gigabyte B450m-K possui VRM de apenas 3 fases, ficou no limite com o 5600 e não segurou o 5700x em teste de estresse pesado. Não recomendo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!