Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Estou montando um segundo PC cuja placa é a B450M K da Gigabyte e estou com dificuldade em montar as fans. Eu tenho as fans que vieram do meu outro gabinete Fortrek Cruiser (link abaixo), o qual vem com uma controladora para as 3 fans inclusas.

Gostaria de saber se a controladora que vem nesse gabinete é compatível com essa placa e se é possível colocar o conector de led da controladora nos pinos do +PLED (os pinos próximo ao fpainel). 

Edit: A controladora possui um cabo de 4 pinos e há um system_fan de 4 pinos na placa-mãe, só que não entra de forma alguma e estou com medo de forçar a placa, devo forçar?

Valeu 😃

https://www.amazon.com.br/Placa-Gigabyte-B450M-mATX-DDR4/dp/B0BNYVSPPD/ref=asc_df_B0BNYVSPPD/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=647613226934&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=11244763190986841418&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001533&hvtargid=pla-1947697486036&psc=1&mcid=d6caf5b06d9030b4957fbf2f32a1c391 (Link da placa-mãe)

https://www.amazon.com.br/Gabinete-gamer-tower-cruiser-fortrek/dp/B084ZT1QL9/ref=asc_df_B084ZT1QL9/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379794901814&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=12421476608907636384&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001533&hvtargid=pla-903402335485&psc=1&mcid=cccfe73f6b933605ab48863dd65c513b (Link gabinete Fortrek Cruiser)

Postado

@Kalvin Não existe nenhum conector para LEDs especifico na placa-mãe, conectar no PLED também não pode, esse conector é o que indica que está ligado, o LED do botão power, e não é para demais LEDs.

O conector SYS_FAN tem uma forma correta de conectar, verifique se está alinhando ele corretamente na hora de fazer a conexão dele.

Se o conector de LED especifico da controlador for de 4 furinhos, OOOO, ou de 3 furinhos, OOXO, vai precisar comprar uma controladora especifica só para os LEDs.

Postado

@Elder Nauvirth , obrigado pela resposta. 

Então mesmo que minha placa não tenha conector para led, eu ainda posso ter fans com led? 

Por algum acaso, você me recomendaria alguma controladora para essa placa ? 

alem disso, você mencionou que há uma forma correta de conectar os 4 pinos, que forma é essa? Tentei virar , mas os pinos da placa parecem grossos demais para os 4 furos da controladora, tem algo que posso fazer para fazer encaixar ?

obrigado =)

Postado
1 hora atrás, Kalvin disse:

Então mesmo que minha placa não tenha conector para led, eu ainda posso ter fans com led? 

Sim, nada impede de ter fans com LED, mesmo a placa-mãe não tendo a conexão.

Eu tenho 3 fans XPG Vento de 120mm com LEDs, e minha placa-mãe não tem a conexão para os LEDs.

Por algum acaso, você me recomendaria alguma controladora para essa placa ?

Precisa ver qual controladora você já tem, os fans que tem e assim ser feita a recomendação de acordo com a compatibilidade.

Tira uma foto das conexões da controladora ou dos fans, ou ambos até, e anexe aqui no tópico, se a foto for muito grande, envie para alguma plataforma que permita publicação de imagens e trás o link aqui, o mais comum é usar o imgur.

alem disso, você mencionou que há uma forma correta de conectar os 4 pinos, que forma é essa? Tentei virar , mas os pinos da placa parecem grossos demais para os 4 furos da controladora, tem algo que posso fazer para fazer encaixar ?

No conector do FAN, o conector que vai na placa-mãe, ou da controladora se ela for dos modelos que liga um cabinho na placa-mãe, terá tipo um vazado em uma parte, e essa parte se encaixa em um local que meio que parece um dente no conector SYS_FAN, a forma de conexão é igual ao conector do CPU_FAN.

velocidade_02.jpg

d63230_948cad3750634c45b1f1a12ddb945c59~

Se o conector que está tentando colocar no SYS_FAN, não é igual ao da primeira foto, é sinal que está com o conector errado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...