Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando após mudança de peças


Posts recomendados

Boa tarde, colegas. Vim pedir sugestões de vocês com relação a um problema técnico que estou frequentando.
 

Em janeiro, eu troquei a placa de vídeo e adicionei um SSD 1TB no computador ( NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti e SSD Kingston SA400 1TB, respectivamente). E, desde então, têm ocorrido travamentos com certos padrões: eles acontecem a qualquer momento, independente se eu estiver jogando, executando aplicativos, mexendo no navegador ou qualquer coisa que estiver (ou não) fazendo, ele congela. Além disso, os travamentos têm uma duração de 5 segundos e depois volta ao normal, como se nada tivesse acontecido. Por fim, ocorreu algumas situações onde, além do travamento, ele desconectava meus periféricos (mouse, teclado, controle) também por 5 segundos e retornava automaticamente. Este caso têm me irritado faz dias, visto que faço projetos e estudo grande parte dos meus dias no computador, bem como jogo nos meus dias de lazer. Qualquer dúvida ou informação, eu irei repassar.

Observações:
1- Eu já formatei o computador duas vezes: uma quando troquei as peças, e outra quando começou a acontecer os travamentos (e eles persistiram mesmo com a formatação). O que me leva a crer que seja problema de hardware, provavelmente;

2- O meu sistema operacional Windows 10 está instalado no SSD de 1TB que comentei no início.

 

Configurações:
placa-mãe: Gigabyte B360M AORUS
CPU: Intel® Core™ i5-8400
GPU: NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti
RAM: Corsair Vengeance LPX 2x8GB DDR4 2400MHz
Fonte: Cooler Master GX 750w
Gabinete: Thermaltake Versa H22 Mid-tower
Water Cooler: Mymax Algor 120mm Intel/AMD Led Azul
Armazenamento1: SSD Kingston SA400 1TB
Armazenamento2: HD Seagate Barracuda ST1000DM003 1TB
Sistema Operacional: Windows 10 64bits

 

Desde já, eu agradeço imensamente. Fiquem com Deus.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada no log de acontecimentos do Windows:

 

1. Abrir o Visualizador de Eventos:
   - Pressione as teclas `Win + R` para abrir a caixa de diálogo Executar.
   - Digite `eventvwr.msc` e pressione Enter. Isso abrirá o Visualizador de Eventos.

 

2. Navegar para o Log de Eventos do Sistema:
   - No painel esquerdo do Visualizador de Eventos, expanda a pasta "Logs do Windows" e selecione "Sistema". Isso exibirá todos os eventos relacionados ao sistema.

 

3. Filtrar Eventos de Falhas:
   - No painel direito, você verá uma lista de eventos. Você pode filtrar os eventos para exibir apenas os relacionados a falhas. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse em "Sistema" no painel esquerdo e escolha "Filtrar eventos atuais...". Em seguida, na janela de filtro, você pode especificar os critérios, como nível de gravidade (Erro, Aviso, etc.) e palavras-chave relevantes para falhas.

 

4. Visualizar Detalhes do Evento:
   - Ao clicar em um evento específico na lista, você verá os detalhes no painel inferior. Isso inclui informações como a data e a hora do evento, o tipo de evento, a fonte e a descrição do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedromEdits O sistema antes ficava no HD?

Caso sim, se ainda tiver o antigo sistema instalado nele, remova o SSD e teste pelo sistema do HD.

Caso não, troque a porta SATA 3.0 utilizada do SSD.

 

Outra sugestão seria utilizar o CrystalDiskInfo para ver se a unidade de armazenamento está em boas condições, como também checar os cabos de alimentação da fonte e o cabo SATA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lost Byte disse:

@PedromEdits O sistema antes ficava no HD?

Caso sim, se ainda tiver o antigo sistema instalado nele, remova o SSD e teste pelo sistema do HD.

Caso não, troque a porta SATA 3.0 utilizada do SSD.

 

Outra sugestão seria utilizar o CrystalDiskInfo para ver se a unidade de armazenamento está em boas condições, como também checar os cabos de alimentação da fonte e o cabo SATA.

 

Não ficava, @Lost Byte. O sistema era armazenado no antigo SSD de 256GB que eu tinha e acabei doando para um amigo.
Posso buscar trocar a instalação para o HD sem problemas, se necessário. Vale ressaltar que, quando costumo jogar meus games, que estão salvos no HD, eles não chegaram a demonstrar travamentos. Achei curioso...

Deixo ressaltado que também já busquei trocar a porta SATA, bem como verifiquei as conexões internas (que estava tudo certo), e o problema continuou mesmo assim.

Acabei de baixar o CrystalDiskInfo e foi isso que me apareceu (do SSD e do HD, respectivamente).

DiskInfo64_ZjRM1SQEj7.png.bb9e2bc0d13e4210d62eac42253b7d51.pngDiskInfo64_beckyN15Yg.png.f3cc7abf120f6b6c3311aefbbedd3057.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, akko disse:

Dê uma olhada no log de acontecimentos do Windows:

 

1. Abrir o Visualizador de Eventos:
   - Pressione as teclas `Win + R` para abrir a caixa de diálogo Executar.
   - Digite `eventvwr.msc` e pressione Enter. Isso abrirá o Visualizador de Eventos.

 

2. Navegar para o Log de Eventos do Sistema:
   - No painel esquerdo do Visualizador de Eventos, expanda a pasta "Logs do Windows" e selecione "Sistema". Isso exibirá todos os eventos relacionados ao sistema.

 

3. Filtrar Eventos de Falhas:
   - No painel direito, você verá uma lista de eventos. Você pode filtrar os eventos para exibir apenas os relacionados a falhas. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse em "Sistema" no painel esquerdo e escolha "Filtrar eventos atuais...". Em seguida, na janela de filtro, você pode especificar os critérios, como nível de gravidade (Erro, Aviso, etc.) e palavras-chave relevantes para falhas.

 

4. Visualizar Detalhes do Evento:
   - Ao clicar em um evento específico na lista, você verá os detalhes no painel inferior. Isso inclui informações como a data e a hora do evento, o tipo de evento, a fonte e a descrição do problema.

Olá @akko
O log de acontecimentos mostra muitas informações que aconteceram no computador e, mesmo filtrando, fica difícil de achar a ocorrência dos travamentos.
No momento, eu estarei de olho se, caso ocorrer o problema, marcar o horário e verificar no log.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, akko disse:

Dê uma olhada no log de acontecimentos do Windows:

 

1. Abrir o Visualizador de Eventos:
   - Pressione as teclas `Win + R` para abrir a caixa de diálogo Executar.
   - Digite `eventvwr.msc` e pressione Enter. Isso abrirá o Visualizador de Eventos.

 

2. Navegar para o Log de Eventos do Sistema:
   - No painel esquerdo do Visualizador de Eventos, expanda a pasta "Logs do Windows" e selecione "Sistema". Isso exibirá todos os eventos relacionados ao sistema.

 

3. Filtrar Eventos de Falhas:
   - No painel direito, você verá uma lista de eventos. Você pode filtrar os eventos para exibir apenas os relacionados a falhas. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse em "Sistema" no painel esquerdo e escolha "Filtrar eventos atuais...". Em seguida, na janela de filtro, você pode especificar os critérios, como nível de gravidade (Erro, Aviso, etc.) e palavras-chave relevantes para falhas.

 

4. Visualizar Detalhes do Evento:
   - Ao clicar em um evento específico na lista, você verá os detalhes no painel inferior. Isso inclui informações como a data e a hora do evento, o tipo de evento, a fonte e a descrição do problema.

Atualização

@akko aconteceu novamente o travamento e consegui pegar o log. Ele deu isso aqui:
mmc_fVmzfbYVvz.thumb.png.f55a9cdd7da30d604c563533db4560fb.png

mmc_kgdC9NARUb.thumb.png.acb9c251ce65eb5ff3f65bfe8f8d2f57.png

mmc_N0hoAvZJ3E.thumb.png.96ad5c75f71497effab6010e6b45d5fb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2024 às 22:28, Lost Byte disse:

@PedromEdits

Os logs de eventos aparentam se tratar do driver Nvidia, logo ou é a placa de vídeo ou algo afetando ela. (teoricamente)

Você pode tentar seguir as dicas deste vídeo:

 

Boa noite @Lost Byte .
Primeiramente, muito obrigado pelo feedback e as sugestões. Eu irei assistir o vídeo e estudar melhor sobre.

Segundo, gostaria de fazer uma atualização quanto ao caso, pois tomei algumas iniciativas interessantes:
Há uma semana, eu formatei meu computador, e fiz o mesmo com meu SSD e HD. Em seguida, eu troquei o local de instalação do Windows: do SSD, troquei para o HD. Então passei a usar direto o computador para ver se ocorre algo diferente.
Curiosamente, desde que fiz isso, o computador nunca mais travou novamente! Consegui utilizar meus programas sem nenhuma ocorrência de congelamento ou algo semelhante.

Em resumo: formatar o SSD e o HD, e trocar o local de instalação do Windows, resolveram o problema. A dedução que cheguei é que o SSD, sendo usado como espaço para pôr o Windows, não parecia estar dando conta, ainda mais junto com outros programas e processos em andamento.
Acaba sendo frustrante, visto que a velocidade do computador diminuiu consideravelmente já que salvei no HD mas, particularmente dizendo, melhor assim do que travar e atrapalhar meus afazeres.
Dito isso, ainda estou vendo como vou prosseguir, porque não pretendo deixar meu Windows instalado no HD por muito tempo... Talvez adquirir um SSD M.2 possa valer a pena, mas aceito sugestões. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, PedromEdits disse:

A dedução que cheguei é que o SSD, sendo usado como espaço para pôr o Windows, não parecia estar dando conta, ainda mais junto com outros programas e processos em andamento.

Usar duas unidades de armazenamento tende a distribuir as tarefas, digo, caso haja programas usados instalados separadamente, mas mesmo assim o SSD deveria apresentar ao menos um uso normal.

(A unidade pode estar apresentando algum problema, ainda mais por se tratar de um modelo de baixo custo)

Mas que bom que tenha chegado numa conclusão isolando as peças envolvidas, já é um excelente progresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!