Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

https://9to5linux.com/gnome-46-to-introduce-headless-remote-logins-via-gnome-display-manager

 

Algo que faz falta no GNOME, e acredito em todos os outros ambientes, é a possibilidade de acessar remotamente a interface gráfica, de forma segura, à lá Windows sem precisar de malabarismo e gambiarra. Até a versão 45, o GNOME tem o recurso, suportando RDP e VNC (este último acho que é desativado por padrão), mas é deficiente: requer que a sessão local do usuário já esteja iniciada -- e o bloqueio automático de tela derruba a conexão para piorar. É praticamente inútil.

 

Após muito tempo em desenvolvimento, na futura versão 46, suporte para sessões remotas headless estará presente via RDP (VNC não é suportado)!

 

Uma deficiência importante, no entanto, continuará existindo: sessões híbridas. Quando há uma sessão iniciada localmente e conectamos remotamente com o mesmo usuário. A sessão local não será automaticamente transformada em remota, mantendo os aplicativos rodando, como no Windows. GNOME Shell avisará que existe uma sessão local já em execução e perguntará se desejamos encerrá-la antes do login remoto continuar. O contrário idem:

 

https://gitlab.gnome.org/GNOME/gdm/-/merge_requests/233

https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-shell/-/merge_requests/3134

 

Mesmo assim, as sessões headless já serão uma enorme melhoria. O recurso será funcional finalmente. 🍺

  • Amei 1
  • 7 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Durante o ciclo do GNOME 46, desisti de usar. Começou mal no Fedora 40, cuja política do SELinux não foi adaptada… o que só foi ocorrer no Fedora 41. Mesmo com SELinux desativado, era instável: às vezes funcionava, às vezes não. Às vezes conectava e ficava com tela preta, às vezes nem conectava, mostrando erro 0x4.

 

Decidi tentar novamente no GNOME 47 do Arch e os problemas continuaram até as atualizações gnome-remote-desktop 47.1-1 e freerdp 2:3.9.0-1 serem instaladas. Daí tudo passou a funcionar!

 

Antes de prosseguir, cabe um esclarecimento. Não funciona exatamente como a área de trabalho remota do Windows, em que conectamos diretamente com as credenciais do usuário do perfil em questão. O GNOME cria um usuário específico para o acesso remoto, que disponibiliza a tela de login do GDM:

 

gnome47_area_de_trabalho_remota.png.76ad3d8b8cf80f394f041f3c489b41f6.png

Configurações -> Sistema -> Área de trabalho remota -> Sessão remota

 

O cliente RDP nativo do Windows (Conexão da Área de Trabalho Remota), segundo os desenvolvedores do GNOME, tem um bug que requer uma configuração para manter a conexão criptografada. É necessário salvar a conexão, abrir o arquivo .rdp e alterar a linha "use redirection server name:i:0", substituindo "0" por "1" no final. Caso a modificação não seja feita, GNOME exibirá um aviso dizendo que a conexão não será segura ao entrar com o usuário no GDM, dando opção de encerrá-la. Outros clientes, baseados no FreeRDP, não precisam de ajustes.

 

Quando existe sessão remota ativa, o GDM adiciona um inibidor no systemd-logind para evitar que a máquina entre em suspensão. Resolução de tela é ajustada no cliente RDP. Área de transferência funciona. Áudio é redirecionado. Como o Windows fala mDNS há vários anos, para conectar através da rede local, basta usar o nome de host do Linux que o Windows descobrirá seu IP. Porta 3389 precisa ser liberada caso haja um firewall.

 

Ainda não suporta sessões híbridas. Pontos que os desenvolvedores pretendem melhorar no futuro:

 

https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-remote-desktop/-/issues/180

 

😅

  • Curtir 1
  • 6 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

Subindo o tópico. Venho usando o recurso faz alguns meses no Arch Linux (GPU Intel integrada) e considero estável -- GNOME 48 no momento. O básico esperado está funcionando: ao reconectar uma sessão remota, o estado anterior é preservado; o desempenho é surpreendente; área de transferência é compartilhada; áudio é redirecionado. Sessões híbridas seriam úteis, ainda pendentes. Algo que me incomoda um pouco (bem pouco) é que a sessão remota é bloqueada por inatividade, igual às sessões locais, sendo necessário digitar a senha para desbloquear. Seria interessante ser possível desativar isso nas sessões remotas, de forma independente da sessão local. Quando a gente desconecta a sessão remota, ela é automaticamente bloqueada, a propósito.

 

Dois bugs relevantes:

 

- Parece haver problema com o driver proprietário da Nvidia (para variar... 😅).

https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-remote-desktop/-/issues/258

 

- Distribuições que restringem acesso aos nós de renderização da GPU em /dev/dri/, como o Ubuntu, têm desempenho prejudicado caso ajuste manual não seja feito. Há discussão cogitando resolver isso via logind, fazendo-o conceder acesso com ACL como já é feito com card0, card1, etc.

https://gitlab.gnome.org/GNOME/gnome-remote-desktop/-/issues/224

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...