Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite meus amigos.

Preciso de uma ajuda, tenho um PC gamer que montei a mais de um ano, porém com um tempo pra que ele tem aquecido ele já esquentava 85°> 94°em jogos mais pesados e que necessitavam de mais processamento ( tirava a tampa e tinha que ligar o ventilador ou saia e jogava outro jogo) porém recentemente ele tem aquecido com o darksouls 1 Remake. Jogando no começo ele fica de boa, depois de uma meia hora começa a esquentar.

A pasta térmica está ok, fiz a troca nem a duas semanas. O estranho que conheço outras pessoas que tem o mesmo processador e com o cooler original não passa pelo mesmo problema...

placa-mãe h610m-e d4

Placa de vídeo 3960 mais 12gb

16gb 3200

O gabinete e as Fans são novas. Peguei ressentimente 

Postado
31 minutos atrás, Vitor Pina disse:

O gabinete e as Fans são novas.

Boa noite. Precisamos saber exatamente qual é o modelo do seu gabinete. A princípio seu problema parece ser típico de quem tem um gabinete fechado, só precisamos confirmar.

Você também não disse o modelo do processador nem o cooler que está usando.

Postado

Boa noite Guilherme

Meu gabinete e o Mt-g710 C3Tech ele está com 5 ventoinhas traseira e as duas de cima estão como saida do ar quente e as duas de baixo como entrada.

O processador e o I5 12400F com o cooler original da Intel 

Postado
18 minutos atrás, Vitor Pina disse:

Meu gabinete e o Mt-g710 C3Tech ele está com 5 ventoinhas traseira e as duas de cima estão como saida do ar quente e as duas de baixo como entrada.

Ah sim, então seu gabinete não é daqueles fechados.

Essas 5 "ventoinhas traseiras" que você se refere estão exatamente onde? Estou achando que você está desperdiçando ventoinha nas partes erradas. Você basicamente só precisa seguir o fluxo de ar indicado pelo fabricante que não terá problemas, distribua as ventoinhas onde der para criar esse fluxo de ar. Você nem precisa tanto dessas ventoinhas na parte onde está o water cooler (na foto), é só um compartimento para isolar o radiador e evitar que ele, de alguma forma, crie mais calor na região principal do gabinete. O importante é o ar circular onde fica a placa-mãe, placa de vídeo, processador, etc.

edm-09.png

18 minutos atrás, Vitor Pina disse:

O processador e o I5 12400F com o cooler original da Intel 

Com relação ao seu processador e coole box, desde que você apenas jogue, o cooler box até que vai dar conta, mas partiu pra estressar muito o processador, ele não vai segurar muita coisa. Jogos, por mais que sejam pesados, quase nenhum vai exigir tanto do processador quanto um teste de estresse.

O Core i5 10400F que é um processador um pouco "mais frio" que o 12400F já pega mais de 80ºC com cooler box no teste de renderização no Blender, mas ficou com apenas 62ºC no AC Odyssey, um game relativamente pesado pra CPU. Mas pegar esses 90ºC que você está pegando em jogos não é algo normal, pode indicar que realmente tem algum problema no seu fluxo de ar.

Screenshot_14.thumb.png.c8dc301b2df65ac652c1562c1439cb79.png

Postado

Então, até pensei que fosse isso mesmo. Tentei dimensionar as 5 Fans de uma forma que ventilace legal. 

Anexei a foto de como seria (não estou em casa se não mandaria a foto dele mesmo)

Essas duas Fans de entrada de ar elas ficam cobertas pela placa de vídeo, pois ela e bem grande (330mm).

Você acha que seria uma boa mudar as ordens?

Picsart_24-03-01_08-54-00-300.jpg

Postado
35 minutos atrás, Vitor Pina disse:

Então, até pensei que fosse isso mesmo. Tentei dimensionar as 5 Fans de uma forma que ventilace legal. 

Anexei a foto de como seria (não estou em casa se não mandaria a foto dele mesmo)

Essas duas Fans de entrada de ar elas ficam cobertas pela placa de vídeo, pois ela e bem grande (330mm).

Você acha que seria uma boa mudar as ordens?

Picsart_24-03-01_08-54-00-300.jpg

Essas fans servem para ajudar a refrigerar a placa de vídeo com mais ar fresco vindo de fora. Não sei se ajuda muito se as únicas ventoinhas para entrada de ar ficarem abaixo dela, ainda mais pelo tamanho da sua placa (que tapa a maior parte do espaço pro ar passar), acho que seria mais legal você deixar apenas uma ai embaixo e colocar outra na parte frontal.

Essa seria a forma como está agora ou como você planeja fazer?

Postado
20 minutos atrás, Vitor Pina disse:

Está assim agora 

Então tenta fazer essa pequena alteração colocando uma fan na frente, e vamos torcer para melhorar pelo menos um pouco.

Em relação ao cooler do processador, você mesmo fez a instalação?

Postado

@GuilhermeGB

30 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então tenta fazer essa pequena alteração colocando uma fan na frente, e vamos torcer para melhorar pelo menos um pouco.

Sim, fiz a aplicação de pasta térmica e do cooler. Ele e um pouco chato de encaixar. Mais antes de ligar ele, conferi para ver se estava bem preso no lugar.

Postado

@GuilhermeGB

7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

fiz a alteração add uma fan de entrada e deu na mesma. Entrei no darksouls e até ficou de boa. Mais no GTA 5 bateu 100°

Isso pode ser um problema no processador, ou o cooler? 

Postado
14 minutos atrás, Vitor Pina disse:

@GuilhermeGB

fiz a alteração add uma fan de entrada e deu na mesma. Entrei no darksouls e até ficou de boa. Mais no GTA 5 bateu 100°

Isso pode ser um problema no processador, ou o cooler? 

Rapaz! Bater 100ºC rodando GTA V, que nem é lá um jogo muito pesado para processadores modernos, isso não está normal. Estou para dizer que seu problema está pro lado do cooler, mas o que está parecendo é mais que ou ele está instalado corretamente, ou está com excesso/falta de pasta térmica. Acho difícil que algum tipo de "defeito" no processador possa causar esse superaquecimento, pelo menos eu nunca vi esse caso.

Veja esse teste aqui feito alguns anos atrás, esse mesmo processador seu com cooler box rodando vários games bem mais pesados e se mantendo abaixo dos 70ºC. Red Dead Redemption II é de longe o que mais uso CPU aí (70-80%), e o processador ainda se manteve "frio":

Postado

Realmente meu amigo estou de cabelo em pé! ( E sou careca RS)

Vou dá uma pesquisada e tenta investir em outra pasta térmica. Se não de certo vou partir para um cooler box ou Water cooler .

Desde já agradeço pela força Guilherme, você me deu um grande apoio aqui meu amigo 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...