Ir ao conteúdo

Air coolers deepcool ou water coolers para Ryzen 7 5800X3D

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Quero trocar meu air cooler, é um gmf602, tanto pensando em desempenho como principalmente em estética. Quero pegar um air cooler que eu vou demorar pra trocar, algo que dure alguns upgrades pelo menos. Cheguei no ak500s e no ag620 bk. 

Eles são bons? Por uns 250-230 é um bom preço? Qual é melhor e qual a vantagem de cada? Nesse preço talvez valeria a pena um water cooler? 

Obs: tenho um Ryzen 5 5600 e quero que ele segure até um Ryzen 5 5700x3d e algumas gerações do am5, se segurar o 5800x3d até melhor 

Postado

@IgorMA Olha, normalmente o povo recomenda o ag400, mas se referindo a um 5800x3d, já vi muita gente recomendando um WC de 360mm, por mais que eu ache que um 240mm já seja o suficiente.

Pro seu 5 5600 até o cooler box da AMD já serve, mas já que você quer um para o 5700x3d ou 5800x3d, te recomendaria esse aqui de 240mm:

Water Cooler AIGO 240mm Estético e bom como você pediu, porém, somente para AM4.

Pra você trocar de AM4 para AM5 ainda demoraria bastante, principalmente se você trocasse pelo 5700x3d ou pelo 5800x3d, e até lá a vida útil desse WC iria decair bastante, então vale mais a pena ou você comprar esse agora e daqui a 4/5 anos investir em outro, ou comprar logo um que aguente AM5, mas que o custo é bem mais elevado, voltado a vida útil...

Water cooler Cooler master 240mm Esse water cooler passa do seu orçamento, mas ele é de maior qualidade, bonito e aguenta até AM5, fora uns 8 anos pra mais de vida útil.

• Curtir 1
Postado

Sim,  cheguei a olhar esse da aigo, mas pelo que me parece o ak500s segura legal até o 5700x3d e alguns am5, mas como entendo pouco dessa parte, não sei qual a diferença dele pro ag620 ou pra esse WC em questão de desempenho 

Postado

@IgorMA Você teria que comparar a vida útil dos rolamentos e o TDP de cada um em questão, se o AIR Cooler segura legal o Ryzen 7 5700x3d e tem uma vida útil que possa se estender até AM5, então é um bom investimento.

• Curtir 1
Postado

Me disseram sobre o ak500s que ele só se complica no 5800x3d em am4 e no 7700x em am5. A questão é: o preço dele ta semelhante ao ag620, o ag620 tem um heatpipe a mais e 1 ventoinha a mais, o airflow é o rpm é parecido, ambos vão até 1850, mas o ag620 chega até 300rpm enquanto o ak500s para em 500rpm. Ag620 é 400g mais pesado (1kg300). Acho que a vantagem do ak500s é o estético (telinha) e pode ser menor, então não sei se a diferença seria significativa entre um e outro, já que gostei esteticamente bastante do ak

@Middoken Acho que não precisa de tanta longevidade assim, gostaria de um WC também, acho mais bonito, mas esses mais baratos são realmente confiáveis? (Me refiro ao aigo).  Se aguentar igual, posso acabar optando 

Postado
1 hora atrás, IgorMA disse:

Cheguei no ak500s e no ag620 bk. 

Eles são bons? Por uns 250-230 é um bom preço? 

Obs: tenho um Ryzen 5 5600 e quero que ele segure até um Ryzen 5 5700x3d e algumas gerações do am5, se segurar o 5800x3d até melhor 

Sim esse preço - do Aliexpress; para o AG620 esta bom, pode comprar tranquilo, que é suficiente para o 5800X3D. O AG500 seria suficiente, neste teste do Guiga Games com o 5700X3D foi mais eficiente que WC 240mm "genérico" (white label/OEM) mas o AG620 é "dual tower, dual fan", e como a diferença de preço pequena, prefira

A propósito, o 5800X3D deixou de ser interessante, porque o 5700X3D entrega praticamente o mesmo desempenho ~95%, custando menos, consumindo e esquentado menos. Estes CPUs com com 3D Vcache se justificam se você tiver uma GPU "high end".

Postado

@1lokos não to falando como opção de comprar o 5800x3d, mas usando ele de comparação para um processador mais quente. Vi que os thermalright pa120 e ps120 também tão com preços similares ou até parecidos. Tem alguma noção sobre eles? 

Postado

Já CPUs AM5 é mais complicado de resfriar, principalmente o 7700X porque tem os dois CCD's (chiplets) deslocados do entro do Die, nesse caso o "heat spreader" do AG620 ajuda.

Os Thermalright são ótimos, mesmo nível de desempenho dos DeepCool, se não ligeiramente superior. Não sei como fica no caso de compra no Ali, mas a DeepCool dá 3 anos de garantia.

Postado

@1lokos então você acha que o ag620 tem uma longevidade legal? Quando eu chegar num 7700x eu já vou provavelmente conseguir melhorar o air cooler/water cooler, então não tem problema. E em questão do peso dele, acho que é 1k300, é suave? 

@1lokos  acho que ta uns 10 reais de diferença, como eu quero um branco, o ps120 não tem e eu descartei, então do ag620 pro pa120 é mais ou menos 10 reais de diferença 

• Solução
Postado
8 minutos atrás, 1lokos disse:

Já CPUs AM5 é mais complicado de resfriar, principalmente o 7700X porque tem os dois CCD's (chiplets) deslocados do entro do Die, nesse caso o "heat spreader" do AG620 ajuda.

Na verdade o 7700X tem apenas um CCD - vide aos 3:41 deste vídeo.

Quanto ao uso do AG620 depende do uso, se for para jogos é suficiente até pra o 5950X, se for para uso profissional com o Blender um WC de 360mm garante mais clock.

Postado

@1lokos@1lokos vou usar só pra games mesmo. Não consegui achar também se os thermalright eram leds fixas ou não, como ag620 tem compatibilidade com alguns programas RGB, acredito que seja possível trocar a cor. O peso dele de 1k300g não chega a der um empecilho? 

Postado

Cooler dual tower, dual fan é pesado mesmo, o Montech Metal DT24 pesa ~1.5 quilos.

O Thermalright Phantom Spirit EVO tem um discreto ARGB (5v, endereçável) na moldura do fan, vide na especificação na P'chau:

• Conector do led: 3 PIN ARGB 5v

No Aliexpress é o modelo TL-K12.

Segundo comentário no Aliexpress no outros modelos Thermalright com LED é LED Rainbow - cores arco iris fixas.

• Curtir 1
Postado

Vídeo do Hardware Canucks publicado hoje, "AC ou WC?"

Note o ótimo resultado dos (baratos)  AC (Air Cooler) da Thermalright - melhor até que o WC DeepCool LT520, conhecido por boa performance.

No entanto, o fato do AC Noctua NH-D15 ter "ganhado" não é motivo para compra-lo, além de custar muito caro aqui no BR ~R$ 700,00+ a diferença de performance é irrelevante.

Para o propósito - jogatina; qualquer um dos sistemas testados é mais do que suficiente, no decorrer do vídeo ele mostra que embora haja uma diferença de 6,4 graus entre o melhor e o pior resultado, isso não se traduz em mais FPS em jogos. Nem mesmo quando testou o I9-13900K - detalhe, testou 2 CPUs deste modelo, pois nem todo silício é igual, com cada um apresentando clock e temperaturas diferentes.

Resumo da ópera: quem compra WC para Ryzen 5600G o faz por modismo, não por necessidade. 😜 

ACxWC.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@1lokos posso usar os dois thermalright como comparados aos ag620 e o ak500? Realmente foram bem, o que acaba me afastando dos thermallright é falta de um branco em 1 e o outro ser RGB fixo

Postado

Os Thermalright PA, PS 120 são até mais eficientes que o AG620.  O PS120 tem ARGB.

A Thermalright agora vende oficialmetne no Brasil, já tem na Pichau, embora o preço seja acima dos DeepCool.

Teste meia boca do PS120 pelo "Né" do Pipoca Tech, se bem que os caras nem otimizam o gabinete para uso de air cooler, só pensam em colocar "RGB" em tudo que é buraco. 😛 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...