Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Depois de ter trocado a placa-mãe do computador, ele tem apresentado um problema ao desligar/reiniciar. Ao desliga-lo, ele desliga alguns componentes e periféricos, porém, alguns fans continuam ligados e com RGB funcionando. Ao reiniciar, ele perde vídeo, passa um tempo para desligar, e também para ligar novamente. 

Percebi que se eu desligo/reinicio logo após ligar o computador, ele não apresenta esse problema, mesma coisa caso eu faça o reinício e depois desligue ele. 

Alguém pode me ajudar a entender o que está acontecendo? Desde já agradeço.

Postado

Poste toda a sua configuração, incluindo o modelo da fonte de alimentação.

Você usa HD também?

Pelos indícios, é mais provável que seja a fonte ruim.

• Curtir 1
Postado

@Necklace

5 horas atrás, Necklace disse:

Poste toda a sua configuração, incluindo o modelo da fonte de alimentação.

Você usa HD também?

Pelos indícios, é mais provável que seja a fonte ruim.

opa, desculpa a demora, tive que dar uma saída.

Minhas configs são:

placa-mãe é uma H510 M.2 da goldentec, Processador é um I3 10100f com uma RTX 3050, o HD é de 1 tera e a fonte é a GA500 da multilaser.

Postado
Em 23/03/2024 às 18:11, Igni disse:

GA500 da multilaser

Fonte bem desconfiável em conjunto com uma placa-mãe simples não é uma opção nada boa...

Tudo indica que o problema seja na fonte ou na placa-mãe, e no caso de ser a segunda opção, a placa pode ter sido danificada justamente pela fonte ser de má qualidade ainda mais pra uma configuração que puxa bastante energia.

Minha recomendação é testar seu PC com outra fonte e ver se os problemas somem.

Procure alguém que possa lhe emprestar uma fonte dimensionada pra sua config (500w é suficiente) e faça os devidos testes.

De qualquer forma, você deveria trocar essa fonte, a única dúvida é se você vai trocar somente ela ou a placa-mãe junto.

• mês depois...
Postado
Em 25/03/2024 às 13:25, Necklace disse:

Fonte bem desconfiável em conjunto com uma placa-mãe simples não é uma opção nada boa...

Tudo indica que o problema seja na fonte ou na placa-mãe, e no caso de ser a segunda opção, a placa pode ter sido danificada justamente pela fonte ser de má qualidade ainda mais pra uma configuração que puxa bastante energia.

Minha recomendação é testar seu PC com outra fonte e ver se os problemas somem.

Procure alguém que possa lhe emprestar uma fonte dimensionada pra sua config (500w é suficiente) e faça os devidos testes.

De qualquer forma, você deveria trocar essa fonte, a única dúvida é se você vai trocar somente ela ou a placa-mãe junto.

Bom, eu demorei um pouco pra responder, pois estava juntando um dinheirinho pra comprar outra fonte melhor.

Mesmo após a troca da fonte, o problema continua, o computador simplesmente não desliga, a não ser segurando o botão power, e pra reiniciar, é uns 2 minutos no mínimo. E agora, ele também está se reiniciando aparentemente do nada...

Realmente pode ser a placa-mãe? Mesmo ela sendo nova e a fonte também... 

Postado

@Igni Você continua com a mesma configuração? Quantos módulos de RAM utiliza? Se forem dois, tente utilizar apenas com um deles e vá intercalando a ordem dos módulos e o SLOT colocado.

Siga todos os passos desse tópico, incluindo os meus e das outras respostas:

Postado
1 hora atrás, Necklace disse:

@Igni Você continua com a mesma configuração? Quantos módulos de RAM utiliza? Se forem dois, tente utilizar apenas com um deles e vá intercalando a ordem dos módulos e o SLOT colocado.

Siga todos os passos desse tópico, incluindo os meus e das outras respostas:

uso dois módulos, vou seguir os passos do tópico, obrigado.

mas cara, tava olhando aqui nos eventos do windows, e encontrei isso aqui.image.png.fb1f6e06100a8d6eff7c24b80dbc9b6c.png..

imagem_2024-05-06_122639449.png.da2d3d7c607cbba5140eed85e1c4412a.png

Postado

Baixe algum verificador de disco como crystal disk info ou o Hard disk sentinel e verifique a saúde desse seu HD. HDTune para verificar bad block também é uma boa (verificação lenta).

Após a verificação, use esses comandos no CMD admin-mode:

• DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
  • DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
  •  SFC / SCANNOW 

Se nenhuma das dicas de memória derem certo, também valeria à pena uma restauração/formatação do sistema, mas acho que não vai ter que chegar a isso.

Postado
3 minutos atrás, Necklace disse:

Baixe algum verificador de disco como crystal disk info ou o Hard disk sentinel e verifique a saúde desse seu HD. HDTune para verificar bad block também é uma boa (verificação lenta).

Após a verificação, use esses comandos no CMD admin-mode:

• DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
  • DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
  •  SFC / SCANNOW 

Se nenhuma das dicas de memória derem certo, também valeria à pena uma restauração/formatação do sistema, mas acho que não vai ter que chegar a isso.

depois desses ocorridos, eu coloquei um SSD e instalei o w10 nesse pc, mas, o HD antigo ainda esta nele, pois deixei para recuperar alguns arquivos e continuar usando. no crystaldisk e no hdtune ta dboa, o único que reparo desse HD, é que ele tem um rangido, inclusive,

ficou bem nitido o som ao usar o benchmark do hdtune, será que eu deveria me desfazer dele?image.png.fde563a617e80f8caa7d45ea3e49e5a8.pngimage.png.5349973edf66f7f078235209fb97b54b.png

Postado
22 minutos atrás, Igni disse:

será que eu deveria me desfazer dele?

Para fazer os testes, quanto menos variáveis, melhor.

Não precisa dessa solução drástica de jogá-lo fora, mas simplesmente o desconecte por enquanto.

A saúde dele parece aceitável, mesmo você não tendo mostrado todas as informações...

Mas 61000 horas? Isso dá quase 7 anos ligado direto 🤣 esse HD é um guerreiro.

Postado
7 minutos atrás, Necklace disse:

mesmo você não tendo mostrado todas as informações..

estou usando o error scan, por enquanto e até agora nada do computador reiniciar. apenas esperando enquanto escuto os gritos de socorro do bichinho 😅

o que acho estranho é que o computador nunca reiniciou mais de uma vez sequer, ou talvez eu seja sortudo.

image.png.0195018946dfd3a4e9ad8deb03e9c583.png

Postado

cara, pode parecer bobo, mas, eu to sentindo que o pc não desligar de forma comum a noite, ta fazendo com que ele reinicie 1 vez, porque até agora, nada aconteceu, o reinciamento só acontece uma vez ao dia

agora é descobrir o que diabos ta impedindo ele de desligar e reiniciar...

Postado

eu sei que eu to enchendo meio q o saco agora, mas, não consegui resolver nada, só reiniciar ele de manhã evita q ele crashe...

porém, agora o meu audio ta pipocando, até em clipes da pra perceber...

Postado

Você retirou o HD da máquina? Fez o passo a passo do outro tópico que mandei sobre as RAM? 

Em 06/05/2024 às 15:17, Igni disse:

image.png.536cab19fcf39d24c1b76c8971f22e8d.png

Isso significa um erro de comunicação entre HD e BIOS, ou seja, algum problema no cabo SATA provavelmente, mas por ter acontecido apenas uma vez, pode ser alguma poeira no seu setup.

Você poderia formatar esse HD e colocar o Windows nele pra ver se o problema é no sistema também.

Postado

Não fiz tudo, até porque na parte de hardware eu tenho medo de mexer...

O pc apresentou problemas duas vezes aqui, quando fui abrir o navegador inclusivekkkk.

Talvez seja memória RAM, não sei...

Ta muito parecido com o problema que eu tava tendo com os antigos pentes de ram q tinha, 1 deles acabou queimando, o outro continua com o de 8gb, talvez possa ser isso

Postado

Se você não tem coragem pra fazer os testes na RAM e/ou HD, não tem como lhe ajudar. Leve para um técnico então. Enquanto não fizer o que for proposto, não faz sentido continuar essa conversa.

Postado

Você me ajudou bastante de qualquer forma, sou um cara bem ansioso e quando tenho problemas assim no pc, eu fico mal.

Eu vou levar lá e ver o que vai ser dessa vez... Enfim, muito obrigado e perdão o incomodo. 😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!