Ir ao conteúdo

Corsair CX 430W com adaptador PCI-E para placa de Vídeo.

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Bom dia Galera.

Ganhei uma placa de Vídeo PCYES AMD Radeon R9 380X 4GB (Usada por uns 8 anos) de um amigo e estou com algumas dúvidas. Possuo uma fonte da Corsair modelo CX 430W, e na hora que fui ligar reparei que a placa de vídeo necessita 2 conectores PCI-E 6 Pinos, porém, minha fonte possui apenas 1 conector PCI-E 6 Pinos. Acabei realizando algumas pesquisas e vi que existem alguns adaptadores PCI-E, porém, nunca utilizei. É seguro utilizar esses adaptadores? Ou seria melhor realizar a compra de uma fonte nova com dois conectores PCI-E?

Cheguei a dar algumas pesquisadas e encontrei esse adaptador: https://encurtador.com.br/rzDO0. Seria seguro utilizá-lo com as minhas configurações? 

Não sei se interfere mas a minha fonte já está sendo utilizada por uns 10-12 anos, nunca me apresentou problema. 

Eu vi nas especificações do adaptador que é recomendado utilizar em placas de vídeo com TDP até 270W, e a R9 380X 4GB utiliza um TDP de 190W.

Link da placa de vídeo que ganhei: https://www.hardstore.com.br/shop/products/pcyey-radeon-r9-380-hammer-x-oc-dual-fan-4gb-gddr5-256-bit-pci-express-3-0

Caso seja seguro utilizar o adaptador e possuam algum tipo de recomendação eu aceito também.

Desde já agradeço a ajuda.

SETUP: 

- Intel Core i5 3570 @ 3.40GHz,

-12,0GB Dual-Channel DDR3 @ 666MHz - 1 Pente de 8GB e  Outro de 4GB

- Placa-mãe P8H61-M LX3 PLUS R2.0

- Placa de Vídeo atual: 1023MB NVIDIA GeForce GTX 650 (ZOTAC International)

- SSD 223GB KINGSTON SA400S37240G ATA Device 

- Fonte CORSAIR CX 430W

- Sem Leitores CD/DVD.

speccy.PNG

• Solução
Postado
4 minutos atrás, Venancin disse:

Caso seja seguro utilizar o adaptador e possuam algum tipo de recomendação eu aceito também.

Desde já agradeço a ajuda.

Não é seguro usar adaptadores, se sua fonte tem apenas um conector PCIe é porque ela não suporta a placa, recomendo trocar a fonte por uma moderna como a CoolerMaster MWE v2 Bronze 500w MPE-ACAAB, que é Tier B.

PSU Tier List

• Curtir 1
Postado

Essa fonte já passou da hora de trocar, é uma fonte básica e já bem rodada, provável que nem dê conta de rodar essa placa de vídeo por muito tempo, isso se ela conseguir segurar pelo menos alguma vez. Já vi pessoas com CX430 um pouco mais novas que a sua que já começaram a apresentar problemas devido a idade.

3 minutos atrás, Venancin disse:

estou pensando em pegar uma CX 650W

De onde, exatamente? A Corsair parece que parou de produzir fontes CX, só tem agora as CX-F, que são fontes RGB. Mas as fontes CX-F estão no mesmo nível da Cooler Master MWE Bronze e custam R$200-250 a mais, são péssimas compras. Eu falo isso como usuário de CX550, comprei a minha tem uns 3 anos e já naquela época ela era mais cara que as equivalentes.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Venancin disse:

Eu cheguei a dar uma olhada nessa CX 655W no site da Pichau.

https://encurtador.com.br/hiIRZ

É uma boa fonte sim,  mas você não precisa de uma fonte de 650w, mesmo trocando todas as peças o consumo do seu PC não deve mudar, ao menos que pense em comprar uma RTX4070ti que talvez faça sentido pegar essa fonte.

Postado
2 minutos atrás, Venancin disse:

@GuilhermeGB Eu cheguei a dar uma olhada nessa CX 655W no site da Pichau.

https://encurtador.com.br/hiIRZ

Esse parece ser um modelo novo exclusivo para o Brasil.

https://www.corsair.com/br/pt/p/psu/cp-9020278-br/cx-series-cx650-650-watt-80-plus-bronze-atx-power-supply-br-cp-9020278-br

A arte da etiqueta na parte externa é diferente da "versão Global":

https://www.corsair.com/br/pt/p/psu/cp-9020122-ww/cx-series-cx650-650-watt-80-plus-bronze-certified-atx-psu-ww-cp-9020122-ww

https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cx-series-cx650-80-plus-bronze-650w-pfc-ativo-cp-9020122

O problema saber se ela mantem a mesma qualidade de construção interna da versão Global.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Entendi, acredito que não vou pegar uma placa de Vídeo dessa no momento, talvez pegue uma RTX 3060 ou outra nessa faixa. 

Mas em relação ao preço a CX 650 está 460 reais e a FONTE COOLER MASTER MWE 500 que me recomendou está 380. Com essa diferença pouca de 80 reais será que a CX650 não compensa mais? estou pensando bem a longo prazo, em ficar com a fonte nos próximos 5-10 anos. 

@GuilhermeGB Entendi, Eu não sabia que a Corsair tinha parado de produzir a linha CX

Postado
12 minutos atrás, Venancin disse:

Com essa diferença pouca de 80 reais será que a CX650 não compensa mais?

Não compensa, a Cooler master recomendada acima já tem potência suficiente para suportar uma configuração com a RTX 3060.

Caso insista na ideia de uma fonte de elevada potência recomendo ler o tópico abaixo

12 minutos atrás, Venancin disse:

talvez pegue uma RTX 3060 ou outra nessa faixa.

Caso pegue a RX6600 o consumo do seu PC será ainda menor e 500w vai sobrar e muito.

Postado

@GuilhermeGB Amigo boa noite. Vi que você mencionou que a linha CX parou de ser produzida e vi em alguns lugares o pessoal falando a mesma coisa, porém, dando uma pesquisada encontrei a Corsair CX 550W sendo vendida em diversos sites. Nesse caso seria um produto genérico? ou são produzidos pela própria Corsair? 

Como por exemplo esse link aqui da Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/543513/fonte-corsair-cx550-550w-80-plus-bronze-preto-cp-9020277

Compensaria uma fonte dessa?

Postado
54 minutos atrás, Venancin disse:

@GuilhermeGB Amigo boa noite. Vi que você mencionou que a linha CX parou de ser produzida e vi em alguns lugares o pessoal falando a mesma coisa, porém, dando uma pesquisada encontrei a Corsair CX 550W sendo vendida em diversos sites. Nesse caso seria um produto genérico? ou são produzidos pela própria Corsair? 

Como por exemplo esse link aqui da Kabum: https://www.kabum.com.br/produto/543513/fonte-corsair-cx550-550w-80-plus-bronze-preto-cp-9020277

Compensaria uma fonte dessa?

Repare que não é vendida pela Kabum, e sim pelo "GRUPO MVX", a Kabum está servindo apenas como Market Place. Provavelmente não é uma loja tão grande e que estão com essa fonte guardada no estoque até agora. Qualquer coisa você está protegido pela Kabum, que intermdia a venda, só que o pessoal costuma dizer que o pós-venda da Kabum não é mais a mesma coisa depois que foi comprado pelo grupo Magazine Luiza.

A CX550 é uma boa fonte, classificada como Tier B, diria que não está tão ruim por esse preço. A minha eu tenho há quase 3 anos e está funcionando perfeitamente. Mas eu nunca cheguei a exigir muitod dela, minha configuração mesmo tem um consumo típico próximo ou até abaixo dos 200W em jogos (estressando tudo ao máximo chegaria a mais), eu já fiz a medição com wattimetro. A Corsair dá garantia de 5 anos pra essa fonte, geralmente é válida se você comprar em um revendedor oficial da Corsair, não sei se essa loja aí é. No anúncio eles colocaram garantia de apenas 12 meses.

Postado

@GuilhermeGB Hmm entendi, obrigado pelo retorno amigo, eu tenho umas Corsair CX430 que uso a quase uns 13 anos e nunca me apresentou problema, por isso quero comprar novamente uma fonte da Corsair. Eu vou dar uma olhada no site deles e vou ver se encontro revendedores oficiais que acredito que posso ter uma credibilidade maior. 

A sua você chegou a comprar online? Se sim lembra por onde comprou?

Postado

@Venancin sim, comprei na Pichau, mas isso foi em março de 2021. E com relação a essa fonte aí da Kabum, eu estava reparando que ela tem um design diferente da minha, parece ser da mesma versão daquela CX650, então não sabemos se é a mesma coisa internamente.

Lembrando que a linha CX da Corsair tem diversas versões diferente. A atual CX-F e a CX com o modelo escrito em preto sobre um fundo cinza, são fontes intermediária de bastante respeito, tanto que tem 5 anos de garantia. É o modelo que eu tenho aqui.

91022_index_g.jpg

41LhOkJOuJL._AC_.jpg

Mas as antigas CX que tinha o "CX" escrito em verde, não era uma linha tão boa quanto essas outras mais novas, tendo a construção interna mais básica.

produto172.0ec519dcfd88be91c467a3c5c278f

Mesmo as CX-M (semi-modular), que eram vendidas na mesma época dessas CX mais novas (versão com fundo cinza), tem uma construção interna inferior as CX não modulares.

fonte-corsair-cx-series-cx550m-550w-reai

Por isso não dá pra confiar 100% que essa nova versão aí que está sendo vendida na Kabum e na Pichau são basedas no mesmo projeto da CX550 que eu tenho, mas também não tem nada que diga que ela não é.

Postado

@GuilhermeGB obrigado pelo posto amigo, me ajudou bastante.

Tô achando complicado achar uma fonte visando que estou fazendo algumas pesquisas e possuem uma infinidade de opções kkkkkkk.

Mas obrigado sua explicação me ajudou bastante 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...