Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Continuo com AM4 ou vou para AM5?


Ir à solução Resolvido por Pedro Vinicius G. C.,

Posts recomendados

Ola, esse domingo eu comprei uma GPU nova para meu novo projetinho de upgrade no meu pc, e para o restante do computador eu gostaria de saber quais seriam as melhores opções para fazer upgrade, estou entre continuar na plataforma AM4 ou ir para a AM5, segue o meu setup atual:

 

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Ryzen 5 5600 (Cooler Tower Deepcool Gammaxx V2)

MSI RTX 3060 Ti 8GB Gaming X que fiz o upgrade para a ASRock RX 7900 XT Gaming Phantom White OC 20GB

4x8GB Zadak SPARK 3200Mhz

2xM.2 NVMe (1TB + 512GB)

1xHD 1TB 7200rpm

XPG Core Reactor 850w 80Plus Gold

 

E pretendo fazer os seguintes upgrades:

 

AM4 -

Mesma placa-mãe

Ryzen 7 5800X3D + NZXT Kraken 360 RGB (ou algum Tower que daria conta, caso consigam me recomendar)

2x16GB Adata XPG Spectrix D50 3600Mhz (minhas memórias Zadak estão com algum tipo de problema, se tentar passar de 2666mhz dão tela azul, então para me resguardar prefiro trocar)

Manter o armazenamento atual

Mesma PSU

 

AM5 -

Gigabyte X670 Aorus Elite AX (encontrei por um preço parecido com as B650)

Ryzen 7 7800X3D ou Ryzen 9 7900X3D (estão com pouca diferença de preço no momento) + NZXT Kraken 360 RGB

2x16GB Adata XPG Lancer 5200Mhz

 

Pretendo pegar um gabinete aquário também, mas isso eh para outro tópico.

 

Esse computador vai ser utilizado principalmente para jogar e fazer streaming em 1440p no Ultra, com possibilidade de ir para 4K no futuro.

 

Agradeço já qualquer ajuda/recomendação/dica/etc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

em minha opinião, eu faria o seguinte:

continuar no am4 (se já tem plataforma, pra que trocar agora)

 

compraria 32gb de memória RAM importada (sai uns 300 reais)

 

7900x3d é besteira para jogos, nem faz muito sentido, então como já tem a maior parte das coisa, só colocaria um 5800x3d ou 5900x (se for trabalhar com ele)

 

não precisa de um nzxt de 360mm para nenhum desses processadores, um bom wc de 280-360 da conta deles sem problemas (cooler master, lian li entre outras marcas)

 

conclusão, ao meu ver não tem sentido investir agora em am5, se já possui uma plataforma inteira na am4

claro, isso se você não precisar de DDR5 ou de alguma tecnologia especifica...

o valor gasto pra mudar de plataforma agora é alto, eu pegaria isso e investiria em outra coisa, ou guardaria para uma possível crise ou problema impertinente. mas é minha opinião. Então no final quem vai decidir é você

 

"estou falando isso como um ser que esta montando um 5950x com uma 7900xtx, além de um dual e5 2697v4, aparentemente sem motivos"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C.

Realmente, eu também achei que seria melhor continuar no AM4, já que o 5800X3D já tem um desempenho ótimo mesmo comparando com os X3D da AM5, e vai ser um gasto bem menor por não ter que trocar placa-mãe nem RAM (no caso eu vou trocar a RAM de qualquer maneira).

 

Também achei que não seria necessário um 360mm, mas coloquei aqui justamente para ver o que comentariam, meu conhecimento de AIO é bem pequeno.

 

E sobre a memória RAM, de fora eu só conheço mesmo as da Asgard, mas não sei se são realmente boas e pelo o que vi, é meio que uma aposta pra comprar uma no Ali e vir com um chip bom (como da Samsung). Você diria que realmente vale a pena? Se sim, qual seria a melhor linha da Asgard, ou de outra marca?

 

Uma coisa que esqueci de mencionar no post é que estou montando um setup branco (bem modinha nos dias de hj, mas sempre foi meu sonho um setup branco kkkk), então estou priorizando peças brancas, por isso optei pela Phantom Gaming White da ASRock pra placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Italo P. disse:

E sobre a memória RAM, de fora eu só conheço mesmo as da Asgard, mas não sei se são realmente boas e pelo o que vi, é meio que uma aposta pra comprar uma no Ali e vir com um chip bom (como da Samsung). Você diria que realmente vale a pena? Se sim, qual seria a melhor linha da Asgard, ou de outra marca?

não sei muito sobre a asgard, a memória que mais compro são da "Juhor"...

sendo0 sincero, samsung, micron ou hynix não vão fazer diferença, na maior parte dos cenários, eu só tomaria cuidado com chips que não são dessas marcas (e são chinesas). confio na "autenticidade e confiabilidade", de algumas fabricantes de chip, tais como smart (unica BR que conheço alias kkk)

então sim, vale a pena. até porque normalmente esta economizando 50% comprando módulos importados

51 minutos atrás, Italo P. disse:

Uma coisa que esqueci de mencionar no post é que estou montando um setup branco (bem modinha nos dias de hj, mas sempre foi meu sonho um setup branco kkkk), então estou priorizando peças brancas, por isso optei pela Phantom Gaming White da ASRock pra placa de vídeo.

já o meu é branco e preto, sempre achei muito bonito, alias, tenta não deixar absolutamente tudo branco, usa um dois tons ou duas cores. em minha opinião o setup fica até mais bonito assim. e alguns detalhezinhos como logo, e nomes também seriam bem vindos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá 

 

Bom dia 

 

Não recomendo os wc da nzxt pois o preço é deveras exagerado pois o foco principal deles é a estética 

 

Veja em testes que o kraken terá desempenho similar a wc de menor valor 

Screenshot_20240307-155158_Brave-Nightly.thumb.jpg.a8a69c8126edd95955b6eaacc74b81b8.jpg

 

Como você quer branco a Deepcool LT 720 e LS 720 oferecem 5 anos de garantia 

 

Também ha o Masterliquid ml360l core 2 anos de garantia 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. encontrei esse kit 2x16 3600mhz da Juhor, está R$400, é um bom preço, mas o imposto está em R$393 kkkkk, esperar aparecer algum anúncio que venda separado pra ficar perto dos R$200 e o imposto ser menor ou aparecer algum cupom muito bom, se não fica em R$800, ai prefiro comprar aqui no BR mesmo.

 

@STAR ALPHA Sim, já sabia que NZXT é mais estética que qualidade, mas como eu realmente não sei quase nada sobre AIO acabei colocando ele mesmo para ver os comentários. Muito obrigado pelas recomendações, o amigo ali em cima disse que não precisaria ser um 360mm, saberia um bom de 240mm?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, Italo P. disse:

Muito obrigado pelas recomendações, o amigo ali em cima disse que não precisaria ser um 360mm, saberia um bom de 240mm?

Sim seria bom , recomendo os mesmos acima na versão 240mm 

Por exemplo 

Lt520 , Ls 520

 

Ml240l

1 hora atrás, Italo P. disse:

esperar aparecer algum anúncio que venda separado pra ficar perto dos R$200

Aqui um abaixo de 50 dólares 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA  muito obrigado pelas recomendações, principalmente da RAM, preço realmente muito bom! vou ficar de olho nos 3 modelos da Juhor, talvez eu consiga fazer esse do link encaixar com o setup em questão de estética.

 

@Pedro Vinicius G. C. agradeço também pela dica sobre deixar em dois tons o setup, vou ver como posso fazer para ficar de uma maneira que eu goste em dois tons!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Italo P. disse:

@Pedro Vinicius G. C.  será que fans e WC branco num gabinete preto ficaria estranho? Posso acabar pegando um gabinete preto e deixar as peças brancas (menos a placa-mãe)

depende do gabinete, isso pode gerar um bom contraste, principalmente se as ventoinhas foram aquelas quadradonas

image.png.0309bda7455b666938e53e5c7913fa6f.png

outa coisa que poderia fazer, ao invés de dual-ton no computador, seria alterar os perifericos e a cor do ambiente para deixar o proprio setup mais interesantes, uma luz difusa na mesa, em tonalidades mais roxas, da um bom constrante nun setup branco

alias, minha placa é igual a sua:

image.png.385d8e54f37876b9ed614b8202b3b506.png

essa foto é um pouco antiga, agora possuo algumas coisas novas

unicas coisa brancas aqui são: gabinete, ram e watercooler

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Vinicius G. C. hmmm curti bastante esse gabinete preto com as peças em branco, principalmente porque a peça principal (GPU) é branca kkkkkk

 

vou pesquisar algumas maneiras pra tentar fazer uma iluminação como a que você disse, se tiver alguma recomendação também aceito de bom grado kk

 

e parabéns pelo setup, muito bonito!

ASROCK-PHANTOM-GAMING-7900XT-HERO-WHITE.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como não parece que seu setup vá esquentar muito, recomendo comprar umas ventoinhas bem fracas mas com argb, apenas para "enfeitar", uma luz branca amarelada ou azulada ficaria muito bonito

qualquer gabinete aquario é decente

aigo c285 ou qualquer pichau/mancer que tenha espaço entre a placa-mãe e topo do gabinete é suficiente

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Italo P. disse:

eu ganhei esse kit aqui de fans de presente Cooler Master Sickleflow 120 ARGB 3x120mm, acredito que seja um bom kit, 62 de CFM e 2,5 mmH2O de pressão, é bonito e tem ARGB

São fans de excelente qualidade 

Se quiser um wc que tenha esse mesmo modelo de fan tem o ML240L white edition que inclui um hub para 6 fans 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Dos 3 que você mandou esse foi justamente o que mais gostei, acho que agora entendi o porque kkkk

 

Uma dúvida sobre hub/controladora (n tenho experiência e conhecimento com fans, principalmente ARGB), ele conectaria as 5 fans como se fossem uma e o ARGB seria controlado pela placa-mãe? Eu vi que o kit que ganhei vem com uma controladora mas é extremamente básica e eu preferiria poder controlar a iluminação pela placa-mãe com o software da ASUS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Italo P. disse:

Uma dúvida sobre hub/controladora (n tenho experiência e conhecimento com fans, principalmente ARGB), ele conectaria as 5 fans como se fossem uma e o ARGB seria controlado pela placa-mãe? Eu vi que o kit que ganhei vem com uma controladora mas é extremamente básica e eu preferiria poder controlar a iluminação pela placa-mãe com o software da ASUS

Sim você poderá controlar elas pelo argb 3 pin 5v da placa-mãe 

images(21)(22).jpeg.72f091f5855da0bad1662a23c9e673b4.jpeg

 

44 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

que inclui um hub para 6 fans 

Ops...

Agora que eu fui lembrar o hub

download(8).webp.a9539cac6b9464eac2271cd756437e9c.webp

Só está incluso no ML360L 

 

Para o ml240l eles mandam apenas aquela controladora de botão bem básica , provavelmente a mesma do seu kit 😅

 

Mas as fans cooler master sickleflow possuem conector argb macho e fêmea assim você pode ligar elas em série e conectar na sua placa-mãe 

 

Para o PWM tanto o kit quanto o ML240L incluem um cabo splitter 3 para 1 .

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, Italo P. disse:

o 5v é o "melhor" né, ele que é o ARGB e o 12v seria apenas RGB né?

Não pode confundir o 5v 3pin com 12v 4pin se não vai danificar a fan

São conexões e tensões diferentes ,

um sistema argb possui uma infinidade de possibilidades de personalização já um RGB está limitado a apenas uma cor por vez 

5 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

uma luz difusa na mesa, em tonalidades mais roxas, da um bom constrante nun setup branco

Tipo essas varetas

download(7).webp.b27c924c355b1925ba614e904c265613.webp

 

Ou algo mais compacto 

71Js-3MwdcL._AC_UF10001000_QL80_FMwebp_.webp.64f390336fa12606bff3980f9818a28b.webp

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!