Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera,

Eu venho tendo um problema um tanto quanto chato no meu pc. Eu fiz um upgrade há mais ou menos um ano e comprei uma placa-mãe Gigabyte B450M Gaming e um Ryzen 5 5600. Eu moro na Bahia e um amigo meu havia me alertado que certas placas de vídeo da AMD sofriam com a umidade, mais especificamente as B450 e algumas B550. 

Um certo dia, eu tentei ligar o meu PC e ele simplesmente não ligava. As leds das FANs e da memória chegavam a piscar mas nada acontecia. Eu acionei a assistência técnica e eles enviaram uma placa nova do mesmo modelo. Depois disso ele funcionou tranquilo.

Após um certo tempo meu senti que ele estava aquecendo muito, chegando até a reiniciar sozinho algumas vezes. Eu monitorei e percebi que as temperaturas do processador estavam muito altas (95°+), então pra resolver isso, eu comprei um Air Cooler, o que melhorou muito .

Ele passou um tempo sem nenhum problema porém agora ele continua desligando enquanto eu jogo. Eu consigo manter ele ligado por semanas e trabalhar com ele tranquilamente sem nenhum problema. Mas sempre que eu estou jogando ou ele está sob stress, após um tempo ele desliga sozinho. Eu monitorei as temperaturas e o máximo que ela chega enquanto eu jogo até ele desligar é 70° se o jogo for bem pesado. O interessante é que quando isso acontece, as LEDs da placa-mãe, das memórias e de algumas fans (não todas) continuam ligadas. Eu tenho que desligar o switch da fonte, esperar um tempo e então ligar o PC de novo. Se eu tento ligar o PC imediatamente após isso acontecer, as luzes acendem e apagam imediatamente e o PC não liga. 

É como se ambos os problemas agora estivessem ocorrendo simultaneamente. Eu consigo manter o PC ligado durante dias sem nenhum problema, mas sempre que eu jogo, mesmo que a temperatura em média fique nos 67°, ele acaba desligando sozinho, mas desligando de uma forma similar a quando eu tive o problema com umidade, deixando algumas leds acesas.

Alguém pode me oferecer uma ajuda??

Setup:

- Gigabyte B450M Gaming

- Ryzen 5 5600

- RTX 3060TI

- 2x 16GB DDR4

- Corsair 650W 80 Plus (é a única peça do PC que vai fazer 4 anos de uso. Todo o resto tem menos de 1 ano)

Postado

@ChristianRJ2 Essa é a minha suspeita também, amigo. E eu tô pronto pra trocar de placa-mãe, minha única preocupação é saber porque isso só acontece quando eu tô jogando. Será que existe alguma relação entre a umidade/cristal de oxidação e a temperatura/stress do computador?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...