Ir ao conteúdo

qual frequência minha placa-mãe suporta ?

Ir à solução Resolvido por Amaster,

Posts recomendados

Postado

bom gente, primeiro tópico aqui kkk to com uma dúvida e creio que não vou conseguir resolver.

seguinte, to com uma placa-mãe da ASUS A520M-E com processador Ryzen 5 2600 e até o momento não sei se pra trocar o processador eu teria que trocar as memórias.
acontece que to com 2 pentes, sendo um de 4 e outro de 8gb, ambos DDR4 com 2666mhz da hyperx, no site do adrenaline diz que a mesma aceita memórias de até 4600mhz, mas pesquisando por ai no google da vida, vi que o Ryzen 5 2600 só trabalha com frequencias até 2999mhz aproimadamente, não achei nada dizendo sobre no site do fabricante sobre esse assunto (só em fóruns).

link do tópico: https://www.adrenaline.com.br/analise/placa-mãe/ASUS-prime-a520m-e-e-boa-essa-placa-mãe-baratinha-da-ASUS-para-cpus-Ryzen/

gostaria de saber se caso eu troque de processador (um Ryzen 5 5600) eu teria que trocar as memórias para uma frequência maior do que o processador aguenta?
espero que dê pra entender, desculpa o tamanho do texto, eu entendo o básico disso.

1.jpg

• Solução
Postado

Segue a limitação de cada componente:
ASUS A520M-E: DDR4 - 4866mhz
Ryzen 5 5600: DDR4-3200mhz
Ryzen 5 2600: DDR4 - 2993mhz

Mas pelo o que a imagem da CPU-Z está falando, sua memória está trabalhando até 2666, ou seja, menor do que a limitancia do processador. Mas caso você compre uma memória com mais MHz do que o seu processador aguenta, automaticamente a sua placa-mãe ela limita a frequência que o seu processador consegue suportar. Você consegue mudar isso fazendo overclock, mas com o tempo pode dar problema.
Mas respondendo sua pergunta, você não precisa trocar as suas memórias caso você troque pra um Ryzen 5 5600, isso é mais pessoal do que necessário. Se voce quer trocar as memórias pra ter um desempenho melhor no seu computador, é uma boa um upgrade das memórias, mas caso você esteja satisfeito com o desenho que voce já tem, tudo bem deixar essas memórias.

Postado

@Amaster obrigada mano!!!! tava ficando doido ja pesquisando em todo lugar hahaha.

entendi o que você quis dizer, obrigado por ter sido bem claro.
pessoalmente estou satisfeito com tudo, só quero trocar o processador mesmo.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!