Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente fiz um post alegando que minha VGA estava pegando 91 graus em menos de 15 segundos. Felizmente consegui contornar esse erro limpando a placa de vídeo e trocando a pasta térmica. Porém agora tenho outro problema... Minha placa de vídeo ainda sim consegue chegar a 85 graus jogando, eu acho isso um valor absurdo! Em usos convencionais (sem jogos) ela fica entre 54/57 graus, o que ainda é muito rsrs. Minha placa de vídeo é uma GTX 1660 Super da Galax. Meu gabinete não tem air flow, então não tenho nenhuma ventoinha no gabinete. Sei que isso pode ser um dos causadores do aquecimento mas ainda sim acho 85 graus muito alto pra qualquer placa de vídeo em qualquer situação

Postado
2 minutos atrás, Super Xandão disse:

Meu gabinete não tem air flow, então não tenho nenhuma ventoinha no gabinete. Sei que isso pode ser um dos causadores do aquecimento mas ainda sim acho 85 graus muito alto pra qualquer placa de vídeo em qualquer situação

Sim, seu problema parece ser exatamente a falta de air flow, você não imagina o quanto isso faz diferença. O calor só vai se aculuando sem acontecer a troca de calor entra a parte interna e externa do gabinete. E se seu gabinete for daqueles modelos fechados na frente, a situação é bem pior, porque nem com ventoinhas ele consegue ter um air flow bom.

Qual é o modelo do seu gabinete?

Postado
Postado

@Super Xandão bom, o gabinete é meio fechado na frente, mas não é tão ruim quando aqueles 100% fechados. E eu não sei se fans da Rise Mode vão ajudar tanto (ainda assim deve ser melhor que nada), essa marca tem má reputação por causa dos produtos de baixa qualidade que vendem, só que ao mesmo tempo é muito popular por causa dos baixos preços. Já ouvi falar em alguns ventoinha que não tem força para movimentar nem uma folha de papel pequena que você coloca na frente delas, mas pode ser algum modelo específico (não lembro mais qual era).

Postado

@Super Xandão então, essas placas da NVIDIA possuem um limitador de temperatura na BIOS (que pode ser ajustado via software), a minha GTX 1660 Ti da Gigabyte é limitada a 83ºC, eu já usei uma GTX 960 GALAX de um colega que era limitada a 85ºC. A placa é projetada para atingir no máximo esse limite considerado seguro, e em condições normais e ela ajustará o desempenho automaticamente para manter a temperatura no limite.

A minha GTX 1660 Ti mesmo nunca vi chegar perto de 80ºC, mesmo em stock só ficava ali nos 75ºC ou um pouco mais, só que eu uso undervolt, o que é suficiente para manter as ventoinhas relativamente silenciosas e a placa ainda fica abaixo dos 70ºC. Mas quando eu usei essa GTX 960 GALAX (EXOC White), eu lembro que logo que peguei ela (estava parada na casa do meu colega e ele me emprestou), já fui fazendo teste e ela pegou 95ºC em poucos segundos e com desempenho muito baixo. Desmontei ela, fiz a reaplicação da pasta térmica, também tive a impressão que a ventoinha estava com algum problema (do nada o sensor mostrava valores absurdos para a rotação), mas depois de mexer nisso tudo, ela voltou ao normal, mas ficou trabalhando cravada nos 85ºC. 

Na época eu tinha um gabinete bem genérico, daqueles de PC de escritório mesmo, só uma ventoinha de 80mm atrás, e mesmo assim deixava a lateral aberta para ajudar. Essa placa estava esquentando mais que minha GTX 660 ZOTAC (que pegava 75ºC também). De qualquer forma, usei a placa por vários meses assim e não tive nenhum problema. Só notei que o clock dela variava bastante conforme o jogo, porque ele se ajustava automaticamente para segurar a temperatura nos 85ºC, mas ainda assim pegava boost maior do que as especificiações.

Talvez se eu tivesse um gabinete um pouco melhor na época, ela poderia trabalhar um pouco mais fria, pois eu verifiquei alguns reviews dela (gringos), e ela sempre apresentou temperaturas bem menores nos testes, ou talvez a temperatura ambiente dos outros países também contribuía.

EDIT: 

Achei aqui o tópico que fiz na época relatando o problema, parece que algumas informações que escrevi aqui estavam incorretas (não lembrava direito), tipo a temperatura limite padrão da BIOS na verdade era 80ºC e não 85ºC, e o problema dela chegar a 95ºC parece que estaca relacionado com o conector de alimentação que estava apresentando problemas o funcionamento da placa, mas eu lembro bem que tinha algum problema com a ventoinha também.

Enfim, você pode ver o tópico, se quiser (só tem 2 posts meus mesmo).

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB  Estava com um problema idêntico ao seu. Minha VGA estava chegando a 91 graus instantaneamente, em segundos. Abri, fiz uma limpeza e troquei a pasta térmica, agora ele demora para atingir o pico de temperatura mas mesmo assim em jogos mais pesados chega a 85 graus. Dei uma olhada na temperatura do meu processador e me assustei, simplesmente ele chegou a 97 graus!!! Amanhã vou abrir e trocar o air cooler e a pasta térmica. Já encomendei as fans e vão chegar essa semana

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!