Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Recentemente, tenho pesquisado sobre a nova geração de memórias DDR5 e estou curioso sobre suas capacidades. Eu entendo que a tecnologia DDR5 traz muitas melhorias em relação à DDR4, incluindo velocidades mais altas e maior eficiência energética.

No entanto, uma coisa que não consegui encontrar informações claras é se um único módulo de memória DDR5 pode operar em dual channel. Eu sei que, com as gerações anteriores de memória DDR, você precisava de dois módulos de memória para habilitar o dual channel.

Alguém poderia me esclarecer se isso mudou com a DDR5? Um único módulo de memória DDR5 já é capaz de operar em dual channel?

Agradeço antecipadamente por qualquer informação que possam fornecer.

Postado

@Luis Gabriel Goes O DDR5 tem um sistema que faz um "dual channel" com 1 pente, mas ainda assim o desempenho é bem menor que 2 pentes.

Mas é melhor do que seria usar um pente só de DDR4 (considerando que sejam os mesmos CPUs, mesmo CL e mesmo clock da memória).

Postado

@Luis Gabriel Goes Que eu saiba nem existe pente de 4GB de DDR5, o menor que vi foi 8GB.

E sinceramente se já vai investir uma grana absurda no micro que permite o uso de DDR5 não faz sentido ficar com pouca RAM, o que o pessoal mais recomenda são kits 2x16GB de 6400mhz.

Postado

@PlayerUzU Acredito que você esteja fazendo confusão, o dual channel envolve o uso dos dois canais do controlador de memória juntos, como se fosse um único modulo de 128 bits, e pra isso é necessário ter dois módulos de 64 bits, sejam estes DDR5, ou DDR4. ou o que for. 

O DDR5 adicionou um acesso "fragmentado" permitindo acessar 2 palavras de 32 bits em um modulo de 64 bits, conseguindo menor latência, mas isso é so com algumas instruções de 64 bits SSE que permitem combinar instruções e dados de 32 bits em uma única instrução, é um escopo de uso muito pequeno pra dar um ganho real na pratica, exceto em sistemas e programas que sejam projetados pra tirar vantagem desse recurso, comparado ao dual channel que teoricamente chega a dobrar a largura de banda de memória com o uso de instruções SSE/AVX de 128 bits, o ganho desse arranjo de dividir os 64 bits, no máximo da uma ganho de latência em um programa bem otimizado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!