Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo? RX 6700XT 12gb ou RX 7600 8gb ou RX 6650XT 8GB

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

A 7600 e a 6650xt tem um desempenho muito próximo, então entre elas pra mim tanto faz, porém estou na dúvida mesmo sobre 6700xt, reparei que ela se sai bem melhor nos testes em jogos, o único problema é ser dessa marca biostar.

A dúvida é: Vale a pena pegar uma placa mais forte, porém sem ser dessas marcas de ponta? Qual a confiabilidade dessa biostar? Não quero fazer nada absurdo, apenas rodar os jogos atuais sem problemas (Red dead 2, Hogwarts Legacy, Forza, FIFA).

R$ 1.599,90 - RX 6700XT BIOSTAR de 12GB 6700xt biostar na terabyte

R$ 1.729,99 RX 7600 Gigabyte ou ASRock 8gb 7600 gigabyte na kabum
R$ 1.679,99 RX 6650XT ASRock 8gb 6650xt ASRock na pichau

Minha configuração atual é:

B550m da msi, 16gb ram e um r5 5600.

Postado

Uma placa de vídeo ser de marca "ruim" pode implicar em algumas coisas como: construção da placa no geral(ventoinhas e "carcaça" menos resistentes), o que pode diretamente, impactar na temperatura e indiretamente o desempenho, além de tornar a placa mais frágil, demandando mais cuidado e talvez mais manutenção de limpeza, o que também impacta a vida útil, porém isso varia de modelo para modelo, o que te recomendo, é pesquisar algum vídeo de Review sobre essa placa da Biostar em específico, ver os comentários sobre ela, quem possui, tempo de uso e como está o estado dela, aí sim disso tomar uma decisão, entre as marcas que tem disponível, eu iria na 7600 da Gigabyte ou na ASRock se for uma Steel Legend 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

6650 XT eu nem consideraria, mesmo preço da 7600 e é mais velha e possui menos tecnologias que ela. Concordo com o que foi dito acima, mas na minha opinião não vale a pena gastar quase 2k reais em uma placa (muito provavelmente) com construção de placa da china, além da garantia deles ser curta então se ela der problema você que tem que aguentar o prejuízo. Sabes que há modelo da 7600 por 1.6k, certo? Ela é um pouco mais esquentada que o modelo que escolheu mas ao meu ver não vale a pena pagar mais de 100 reais por uma fan sendo que este chip nem é tão quente. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, ChristianRJ2 disse:

Uma placa de vídeo ser de marca "ruim" pode implicar em algumas coisas como: construção da placa no geral(ventoinhas e "carcaça" menos resistentes), o que pode diretamente, impactar na temperatura e indiretamente o desempenho, além de tornar a placa mais frágil, demandando mais cuidado e talvez mais manutenção de limpeza, o que também impacta a vida útil, porém isso varia de modelo para modelo, o que te recomendo, é pesquisar algum vídeo de Review sobre essa placa da Biostar em específico, ver os comentários sobre ela, quem possui, tempo de uso e como está o estado dela, aí sim disso tomar uma decisão, entre as marcas que tem disponível, eu iria na 7600 da Gigabyte ou na ASRock se for uma Steel Legend 

Obrigado, acho que vou na 7600 da ASUS que o colega abaixo indicou, tá até 10x com o preço de à vista.

56 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

6650 XT eu nem consideraria, mesmo preço da 7600 e é mais velha e possui menos tecnologias que ela. Concordo com o que foi dito acima, mas na minha opinião não vale a pena gastar quase 2k reais em uma placa (muito provavelmente) com construção de placa da china, além da garantia deles ser curta então se ela der problema você que tem que aguentar o prejuízo. Sabes que há modelo da 7600 por 1.6k, certo? Ela é um pouco mais esquentada que o modelo que escolheu mas ao meu ver não vale a pena pagar mais de 100 reais por uma fan sendo que este chip nem é tão quente. 

Valeu meu amigo, não tinha visto essa 7600 ASUS, acredito que irei nela mesmo.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • mês depois...
Postado
Em 12/05/2024 às 18:27, RonaldoXbox disse:

com construção de placa da china, 

Toda placa tem construção da China. Se você quis dizer que marca chinesa é ruim, tb tem vídeo do Guiga Games mostrando placa da Maxsun com VRM melhor do que marcas famosas no Ocidente. Há marcas boas e ruins em qualquer país. Essa generalização de que produtos chineses são ruins é um pensamento bem ultrapassado.

Dito isso, Biostar é uma marca de entrada, com produtos mais acessíveis por cortes na qualidade do produto. Pense que ela é uma Rise Mode chinesa. Não pegue nem de graça. 

Se pretende fazer OC, a série RX6000 é melhor porque você pode alterar a BIOS pelo Windows, estando os valores mínimos e máximos de qq parâmetro, à vontade. Pense como modelos desbloqueados. A partir da RX 7000, isso não é mais possível. você só pode mudar os valores de acordo com o que já está definido na BIOS da placa.

• Curtir 1
Postado

Foi um comentário bastante ignorante por minha parte, agora depois de umas semanas de pesquisa estou cogitando a 6700 XT caso voltem os estoques e o preço dela, mesmo que seja usada e tenha uma construção simples ainda é uma placa triple fan com um bom chip gráfico, por 1600 a meu ver estava valendo muito a pena.

3 horas atrás, Nito disse:

Essa generalização de que produtos chineses são ruins é um pensamento bem ultrapassado.

Concordo plenamente contigo, basicamente qualquer peça de computador vem do leste asiático, o que muda mesmo é como a marca deseja se posicionar no mercado, se quer ser de "grife" ou amiga do consumidor.

Pense que ela é uma Rise Mode chinesa. Não pegue nem de graça. 

Entendo, mas realmente não a recomendaria?

É que por 1600 ela parecia valer muito a pena, já que estava custando na média 700 reais (ou até uma diferença maior dependendo do dia) a mais a 4060 TI e 6750 XT, sendo que ela performa no mesmo nível de ambas.

Se pretende fazer OC, a série RX6000 é melhor porque você pode alterar a BIOS pelo Windows, estando os valores mínimos e máximos de qq parâmetro, à vontade. Pense como modelos desbloqueados. A partir da RX 7000, isso não é mais possível. você só pode mudar os valores de acordo com o que já está definido na BIOS da placa.

Interessante, desconhecia deste fato, na sua opinião essa falta da possibilidade de overclock pode "diminuir" a vida útil (tempo em que performa bem) da placa?

Não pretendo mexer com over, mas se for aumentar o tempo que a placa me seja boa não terei problemas.

E uma outra coisa, é possível mexer na placa por meio da BIOS? Jurava que somente era possível por meio do Afterburner ou driver da placa.

Uma pergunta pessoal, na sua opinião vale a pena pegar uma 7700 XT visando desempenho satisfatório em FHD daqui a muitos anos?

Na minha lógica talvez compense eu esperar algum tempo até que tenha a grana extra para ela, já que estaria gastando na média mil reais a mais na placa de vídeo (nem penso em pegar ela fora de promoção, 2600 ou menos será o valor máximo que estarei disposto a gastar) para evitar gastar dois mil (ou até mais) noutra placa, duvido que os preços das GPUs baixem com o passar do tempo, então por isso minha preocupação.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Entendo, mas realmente não a recomendaria?

Eu não recomendaria porque, pelo o que conheço da marca, ela produz produtos baratos para saírem com rapidez. Como numa peça existem diversos componentes que podem falhar (e no preço está incluso recursos pré venda, como controle de qualidade), eu não arriscaria esse valor. Também não sei como é o pós venda da marca (tempo de garantia e facilidade para acioná-la). Eu vejo como "o barato que pode sair caro". Eu preferiria comprar uma placa usada de marca boa.

.Interessante, desconhecia deste fato, na sua opinião essa falta da possibilidade de overclock pode "diminuir" a vida útil (tempo em que performa bem) da placa?

Não pretendo mexer com over, mas se for aumentar o tempo que a placa me seja boa não terei problemas.

OC não vai afetar vida útil porque os ganhos são pequenos. Não é como se você fosse subir um Tier (tipo 4060 com OC se igualando a 4070). É mais questão de otimizar a performance do chip que você pegou do que aumentá-la além do proposto por ele.

E uma outra coisa, é possível mexer na placa por meio da BIOS? Jurava que somente era possível por meio do Afterburner ou driver da placa.

Na verdade, eu me referi à BIOS da GPU. Existem alguns aplicativos, como o More Power Tools, que permitem você exportar a BIOS (da GPU), modificá-la e depois importá-la. Aí, quando você abre o Afterburner, Adrenalin ou outro app de OC da GPU, você tem os parâmetros que você estou. Um exemplo: sua GPU tem opções de Power Limit de -6 a +12. você pode usar o More Power Tools para colocar o valor mínimo para -84 e máximo +69 (valores aleatórios). Aí quando você abrir o Afterburner você pode escolher valores além do -6 e +12.

Uma pergunta pessoal, na sua opinião vale a pena pegar uma 7700 XT visando desempenho satisfatório em FHD daqui a muitos anos?

Na minha lógica talvez compense eu esperar algum tempo até que tenha a grana extra para ela, já que estaria gastando na média mil reais a mais na placa de vídeo (nem penso em pegar ela fora de promoção, 2600 ou menos será o valor máximo que estarei disposto a gastar) para evitar gastar dois mil (ou até mais) noutra placa, duvido que os preços das GPUs baixem com o passar do tempo, então por isso minha preocupação.

No meu entendimento, não vale. Primeiro, porque você pagar por um poder gráfico que não será relevante atualmente, ou seja, você está pagando antecipado por algo que pode nem a vir a usar (placa morrer ou você comprar outra). Segundo, novas tecnologias (como Ray Tracing, IA, frame gen etc.) vão surgindo ou sendo melhoradas. Terceiro, eu monto meus PCs há 20 anos e já tive essa mentalidade de futuro proofing. Em questão de desempenho, não vale a pena. É preferível você gastar 2k agora e mais 2k daqui 3 anos, do que gastar 4k agora pensando em ficar 6 anos sem mexer. você vai ter mais performance, componentes mais novos (da pra sair de uma garantia para outra) e tecnologias mais recentes. O único porém é ter que vender a usada. Isso era um problema pra mim mas hj com OLX e ML, ficou muito mais fácil. Só colocar anúncio e levar nos Correios depois que comprarem. Em Informática, os produtos são reciclados muito rapidamente. O ideal é reciclar seu setup sempre (de peçaem peça,  não tudo duma vez), ao invés de montar um e deixar pra montar outro quando tudo ficar desatualizado. Se realmente precisar montar um PC e ficar uns 6 anos sem pensar em mudar algo, aí sim valeria a pena pegar a 7700 xt. Eu não aconselho mas pra quem não curte acompanhar os lançamentos, é viável. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!