Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Depois de mais de 1 década como assinante do combo Claro tive a oportunidade de migrar minha infra do Coaxial para Fibra. Ontem instalaram aqui em casa uma "GPON ONT" da ZTE (ZXHN F6600P). Pelo que andei lendo aqui é um modelo ruim para quem "trabalha" com o "roteador do provedor" em modo bridge e usa um roteador externo para gerenciar a internet.

Aqui em casa pus o meu como Bridge e depois de muitos resets a internet funcionou... mas a velocidade (que antes girava na casa de 1005 Mbps) agora topa em 945Mbps. Só passa dos 945 se eu ativo novamente a wifi no GPON da claro... quando jogo no meu AX6000 "perco performance" ao contrário do que eu esperava.

Existe algum modelo na claro que seja "menos pior" para esse tipo de uso?? meu "roteador coaxial" se comportava BEM MELHOR do que esse novo modelo.... (e era um tal de SAGEMCOM que nunca tinha ouvido falar).

Vocês também usam essa bomba da ZTE na claro ou temos melhores opções??

Postado
2 horas atrás, padrino disse:

Pelo que andei lendo aqui é um modelo ruim para quem "trabalha" com o "roteador do provedor" em modo bridge e usa um roteador externo para gerenciar a internet.

Em modo bridge o roteador se torna apenas um conversor de mídia. Mas não há muito que gerenciar da internet de um modo ou de outro, apenas encaminhamento de portas, algum firewall ou DDNS. Alguns roteadores ou um computador na entrada podem ter mais regras de acesso, como filtros de conteúdo. 

Boa parte do trabalho do roteador primário está mesmo do lado da LAN, gerenciando a INTRAnet.

Colocar o roteador em modo bridge em geral significa abrir mão de várias portas ethernet e da cobertura das antenas, já que se ficar apenas com um AX6000 não pode por antenas em dois lugares e a cobertura a 5ghz vai ficar naturalmente prejudicada, já que esse sinal raramente passa duas paredes com qualidade.

mas a velocidade (que antes girava na casa de 1005 Mbps) agora topa em 945Mbps. Só passa dos 945 se eu ativo novamente a wifi no GPON da claro...

5% ou 6% de performance não parece nada importante. Quantos dispositivos tem? Se tiver poucos, considere que provavelmente não tem nada na sua rede que consiga processar isso sozinho. E por outro lado poucos serviços do lado da internet não vão ter um limite do quanto entregam para cada cliente. Esses números de performance são coisas vazias, enviando nada para lugar nenhum, esses dados que vem por uns 30s são nada e não são processados por quem recebe ou por quem envia. A realidade é bem distinta.

Existe algum modelo na claro que seja "menos pior" para esse tipo de uso?? meu "roteador coaxial" se comportava BEM MELHOR do que esse novo modelo.... (e era um tal de SAGEMCOM que nunca tinha ouvido falar).

Vocês também usam essa bomba da ZTE na claro ou temos melhores opções??

Não está claro que seja uma bomba, apenas por esses 5-6% no wifi, e teria que testar muitas vezes para ter certeza de que não é uma flutuação normal. O fato da entrada ser coaxial ou fibra não é assim relevante, exceto pelo upload: em geral na NET/Claro o upload fica entre 10-20% do download via coaxial, e via fibra em geral é praticamente simétrico. Só que a maioria dos usuários nem chega perto de usar 10-20% de upload, com o tráfego totalmente concentrado no download.

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, arfneto disse:

Em modo bridge o roteador se torna apenas um conversor de mídia. Mas não há muito que gerenciar da internet de um modo ou de outro, apenas encaminhamento de portas, algum firewall ou DDNS. Alguns roteadores ou um computador na entrada podem ter mais regras de acesso, como filtros de conteúdo. 

Boa parte do trabalho do roteador primário está mesmo do lado da LAN, gerenciando a INTRAnet.

Colocar o roteador em modo bridge em geral significa abrir mão de várias portas ethernet e da cobertura das antenas, já que se ficar apenas com um AX6000 não pode por antenas em dois lugares e a cobertura a 5ghz vai ficar naturalmente prejudicada, já que esse sinal raramente passa duas paredes com qualidade.

Eu desligo o wifi padrão da ONU da claro pra não ficar poluindo a rede.. moro em um condominio e aqui cada apartamento tem suas redes wifi e achar um canal bom para a rede é complicado.... quanto menos rede inutil tiver, melhor... alem do que a ONU da claro fica no chao entre uma parede e meu PC num lugar horrivel... ja meus roteadores xiaomi (tenho um AX6000 pra segurar a rede na casa e outro AX3000 para reforcar o sinal na cozinha onde ficou uma area de sombra) ficam colocados no alto em pontos mais estrategicos e cabeados no meu switch gigabit. Faça uma "rede mesh cabeada" com os dois roteadores XIAOMI e consigo rede 5GHz em todos os pontos da casa sem problemas. Por isso ignoro o wifi padrão da ONU claro.

5% ou 6% de performance não parece nada importante. Quantos dispositivos tem? Se tiver poucos, considere que provavelmente não tem nada na sua rede que consiga processar isso sozinho. E por outro lado poucos serviços do lado da internet não vão ter um limite do quanto entregam para cada cliente. Esses números de performance são coisas vazias, enviando nada para lugar nenhum, esses dados que vem por uns 30s são nada e não são processados por quem recebe ou por quem envia. A realidade é bem distinta.

Não está claro que seja uma bomba, apenas por esses 5-6% no wifi, e teria que testar muitas vezes para ter certeza de que não é uma flutuação normal. O fato da entrada ser coaxial ou fibra não é assim relevante, exceto pelo upload: em geral na NET/Claro o upload fica entre 10-20% do download via coaxial, e via fibra em geral é praticamente simétrico. Só que a maioria dos usuários nem chega perto de usar 10-20% de upload, com o tráfego totalmente concentrado no download.

O "bomba" não foi nem pela velocidade não... achei a interface meio ruim (se bem que não conheço um roteador/onu desses "mais modernos" que tenha uma interface decente... alem de tudo foi bronqueiro para configurar.. so consegui deixar a rede funcionando depois de dar uns 5 resets lá no ZTE... ate conseguir fazer o roteador conectar direito tive que refazer a mesma configuração 5x e só pegou mesmo na quinta vez quando eu ja estava desistindo e pronto para pedir a troca...

depois que ele "rodou" tem ficado até bem estável...

O que não me liguei eh que o F6600P só tem portas gigabit... ele não tem nenhuma porta 2,5Gbps e para conseguir velocidades maiores que essa no cabo eu precisaria de uma porta 2,5Gbps na ONU para levar toda a velocidade pra porta 2,5Gbps do AX6000. Dessa forma pra ter essa "redução nas perdas" só mesmo trocando por um modelo que me dê pelo menos uma porta 2,5Gbps.

Postado
36 minutos atrás, arfneto disse:

se ficar apenas com um AX6000 não pode por antenas em dois lugares e a cobertura a 5ghz vai ficar naturalmente prejudicada, já que esse sinal raramente passa duas paredes com qualidade.

11 minutos atrás, padrino disse:

ja meus roteadores xiaomi (tenho um AX6000 pra segurar a rede na casa e outro AX3000 para reforcar o sinal na cozinha onde ficou uma area de sombra)

Pois é: como eu disse, não pode colocar as antenas desse AX6000 em dois lugares. Pode abrir mão das antenas do aparelho do provedor, simplesmente porque em outro aparelho na rede, o que não tinha dito antes.

O que não me liguei eh que o F6600P só tem portas gigabit... ele não tem nenhuma porta 2,5Gbps e para conseguir velocidades maiores que essa no cabo eu precisaria de uma porta 2,5Gbps na ONU para levar toda a velocidade pra porta 2,5Gbps do AX6000. Dessa forma pra ter essa "redução nas perdas" só mesmo trocando por um modelo que me dê pelo menos uma porta 2,5Gbps.

Não está claro que vai melhorar em algo, apesar de estar no limite do alcance de gigabit. Deve considerar todos os dispositivos da rede e não um só. E mesmo um só dificilmente iria conseguir processar o que viesse perto desse limite.

ficam colocados no alto em pontos mais estrategicos e cabeados no meu switch gigabit. Faça uma "rede mesh cabeada"

Pois é: troque o switch por um switch mais rápido e a rede toda vai sair ganhando. Troque placas de rede onde possível e use 5G ou 10GB na LAN e as latências vão diminuir e tudo vai fluir melhor na LAN.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...