Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe escolher para R5 5600?

Ir à solução Resolvido por Arthur Arnemann,

Posts recomendados

Postado

Olá, vou montar um pc com 4000 reais e queria saber se a placa-mãe influencia muito no desempenho do pc em si, estava em dúvida entre a B450M STEEL LEGEND da ASRock, ou a B550M AORUS ELITE da Gigabyte

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Katzzo disse:

Olá, vou montar um pc com 4000 reais e queria saber se a placa-mãe influencia muito no desempenho do pc em si, estava em dúvida entre a B450M STEEL LEGEND da ASRock, ou a B550M AORUS ELITE da Gigabyte

Eu iria de B550 pelo fato de conseguir utilizar mais velocidade nos SSDs M.2 e o PCI Express 4.0

Sem sombra de dúvidas!!!

Mas com uma B450 Stell Legend também funcionará, normal!!!

Postado

placa-mãe tem pouca influência na questão desempenho em stock(sem alterações), só vai ter mudanças de acordo com o Chipset para por exemplo, overclock de CPU que não é possível no Chipset A320, mas é no B450

Uma MSI B450M Pro VDH Max já te serviria bem no lugar dessa Steel Legend 

Para uma B550M, valeria mais a pena uma MSI B550M Pro VDH Wi-fi que é mais barata e já entrega tudo que a Aorus Elite tem a oferecer (essa Gigabyte é cara para o que oferece)

Porém tem outra pergunta, qual é o restos e sua configuração com esse orçamento de 4000? 

Postado

@Katzzo PCI-Express 4.0 é algo "exclusivo" de placas B550, mas nem todos as B550 tem, então tem que ficar atento.

Não compre placa-mãe ASRock para plataforma AM4, praticamente todos os modelos deles tem problemas de estabilidade/compatibilidade.

• Curtir 1
Postado

Irmão, pode me dizer onde você acha essa placa-mãe da MSI mais barata? O menor preço que eu consegui achar foi de 799,99r$ e a aorus elite por 730,00R$? E sim, eu estava pensando em usar essa B450M Pro VDH Max, e provavelmente eu vou 🙂, o resto da minha build: 

-r5 5600

-MSI B450M Pro VDH Max

-16GB (8x2) RAM TeamGroup DDR4 3200MHZ

-SSD ADATA Legend 512GB M.2

-Gabinete Pichau APUS com 3 fans

-Biostar AMD RX6700XT

-Fonte MSI MAG A650BN

2 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

@Katzzo Só acima da B550...

B450 não.

Putz, só confirmando, o PCIe 4.0 não afeta desempenho em jogos, certo? porque se o impacto for só na questão do SSD da pra aceitar usar um 3.0

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Katzzo PCI-Express 4.0 é algo "exclusivo" de placas B550, mas nem todos as B550 tem, então tem que ficar atento.

Não compre placa-mãe ASRock para plataforma AM4, praticamente todos os modelos deles tem problemas de estabilidade/compatibilidade.

Sim sim, uma MSI seria melhor? 

3 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@Katzzo Não, vai funcionar em PCI-e 3.0, porém se sua preocupação for desempenho de placa de vídeo, pode relaxar, pois a diferença de desempenho entre PCI-e 4 e 3 é muito pequena, mal é notável 

Ah, ainda bem, achava que esse aspecto tb afetava o desempenho nos jogos, obrigado pela orientação amigo

Postado

Irmão, pode me dizer onde você acha essa placa-mãe da MSI mais barata? O menor preço que eu consegui achar foi de 799,99r$ e a aorus elite por 730,00R$? E sim, eu estava pensando em usar essa B450M Pro VDH Max, e provavelmente eu vou 🙂, o resto da minha build: 

-r5 5600

-MSI B450M Pro VDH Max

-16GB (8x2) RAM TeamGroup DDR4 3200MHZ

-SSD ADATA Legend 512GB M.2

-Gabinete Pichau APUS com 3 fans

-Biostar AMD RX6700XT

-Fonte MSI MAG A650BN

Putz, só confirmando, o PCIe 4.0 não afeta desempenho em jogos, certo? porque se o impacto for só na questão do SSD da pra aceitar usar um 3.0

Sim sim, uma MSI seria melhor? 

Ah, ainda bem, achava que esse aspecto tb afetava o desempenho nos jogos, obrigado pela orientação amigo

Muda pouca coisa, em alguns casos, mas é pouca diferença de valor... compraria a B550 logo!

Mais pelo SSD, nem tanto pelo pci 4.0

Postado

Como assim ''mais pelo SSD''??

2 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Muda pouca coisa, em alguns casos, mas é pouca diferença de valor... compraria a B550 logo!

Mais pelo SSD, nem tanto pelo pci 4.0

álias, não conheco mt sobre as B550M, existe uma por uns 600 reais? 

Postado

@Katzzo atenção que essa Aorus aí do link que você mandou é placa importada, deve demorar pra chegar e você não terá nenhuma garantia pela Gigabyte do Brasil (porque não é um produto nacional). Por lei, a loja que te vendeu lá na Amazon ainda tem que te dar 3 meses, mas é pouco tempo.

Se você não puder pegar uma MSI B550M PRO-VDH WiFi, que é uma placa muito mais completa e que teria suporte pra rodar tranquilo CPUs mais potentes, então pode ir com opções mais básicas como a MSI B450M PRO VDH Max ou a própria A520M-A PRO. São placas que até conseguem segurar um Ryzen 7 5700X3D, a opção de upgrade mais viável para jogos pra quem tem AM4, mas somente rodando jogos, se você for usar esse tipo de CPU (de 105W) em tarefas pesadas, o VRM dessas duas placas vão aquecer acima do aceitável.

As opções de B550 mais baratas que a B550M PRO-VDH WiFi eu não acho tão interessantes, são capadas demais.

• Curtir 1
Postado

@Katzzo na prática, o uso do PCI-e 4.0 vai impactar muito pouco em diferença do 3.0, principalmente que sua configuração não é uma High end, então já terá praticamente a velocidade máxima em seu SSD e praticamente nenhuma diferença de desempenho na placa de vídeo 

E bom, essa placa de Gigabyte é um pouco pegadinha, ela tem aparência de "Premium" porém é só aparência, a da MSI terá bem mais qualidade, VRM melhor e etc

Como assim ''mais pelo SSD''??

É porque o SSD tem sua velocidade impactada pela geração do PCI-E, mas o que você irá comprar é Gen3, ele rodará em PCI-E 3 mesmo

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

atenção que essa Aorus aí do link que você mandou é placa importada, deve demorar pra chegar e você não terá nenhuma garantia pela Gigabyte do Brasil (porque não é um produto nacional). Por lei, a loja que te vendeu lá na Amazon ainda tem que te dar 3 meses, mas é pouco tempo.

Por 55 reais a mais, se ele quiser essa placa da Gigabyte mesmo, já acha ela na Kabum ou Pichau

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...