Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, ontem do nada notei isso aqui (circulado em vermelho). Pra mim, GPU dedicada não usava shared memory.

É melhor desativar isso? Tem como desativar? Ou não faz diferença?

RTX4080.png

Postado
1 minuto atrás, rikawa disse:

Galera, ontem do nada notei isso aqui (circulado em vermelho). Pra mim, GPU dedicada não usava shared memory.

RTX4080.png

É só o máximo de memória compartilhada que ela consegue.

Até a HD Graphics aqui da minha empresa tem 3.8gb

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rikawa disse:

Não faz diferença, essa memória compartilhada é a sua RAM, sua placa de vídeo pode utilizar parte do armazenamento e processamento de sua RAM que fica disponível à ela quando a VRAM exceder seu limite e precisar de mais armazenamento.

• Sua placa de vídeo tem 16Gb de memória dedicada (própria dela).
  • Seu computador está compartilhando 31Gb de seus 64Gb de RAM com sua placa de vídeo.
  • Essa parte de "GPU Memory" é o total de memória disponível para sua GPU utilizar (a dedicada e a compartilhada).

Desconheço se tem como desativar isso, mas creio que se desativar, quando sua GPU precisar de mais armazenamento, não vai ter de onde "tirar" isso, e pode causar a inutilidade de alguns programas que podem consumir muita vram (acho meio difícil hoje em dia algum programa consumir mais de 16Gb de vram) mas de qualquer modo, não é necessário desativar isso, é algo normal para quem usa tanto GPU, quanto APU. 

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Vitoria Gabriela disse:

Não faz diferença, essa memória compartilhada é a sua RAM, sua placa de vídeo pode utilizar parte do armazenamento e processamento de sua RAM que fica disponível à ela quando a VRAM exceder seu limite e precisar de mais armazenamento.

• Sua placa de vídeo tem 16Gb de memória dedicada (própria dela).
  • Seu computador está compartilhando 31Gb de seus 64Gb de RAM com sua placa de vídeo.
  • Essa parte de "GPU Memory" é o total de memória disponível para sua GPU utilizar (a dedicada e a compartilhada).

Desconheço se tem como desativar isso, mas creio que se desativar, quando sua GPU precisar de mais armazenamento, não vai ter de onde "tirar" isso, e pode causar a inutilidade de alguns programas que podem consumir muita vram (acho meio difícil hoje em dia algum programa consumir mais de 16Gb de vram) mas de qualquer modo, não é necessário desativar isso, é algo normal para quem usa tanto GPU, quanto APU. 

Bela explicação. Enfim, vou deixar como está então. Não vai interferir em nada como você explicou. Obrigado! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...