Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Pela segunda vez em menos de 1 ano meu PC parou de funcionar, então acredito que depois de 10 anos está na hora de aposentá-lo de vez.

Minha configuração atual:

i5 4670k

Gigabyte Z87X-D3H

16GB (4X4) Corsair vengeance 1600MHz

XFX RX 480 8GB

Corsair TX750 750W

2X SSD 500GB MX500 CRUCIAL

HD SEAGATE BARRACUDA ST2000DM008 2TB

hyper 212x

Gabinete Cooler Master CM 690 II

Quero aproveitar os ssds(1 de 2020 e o outro de 2022) , HD (comprado em 2020), placa de vídeo (2017) e gabinete.

Orçamento de até R$5000 (se der para economizar, melhor).

O uso do pc vai ser para edição de vídeo com Davinci Resolve, jogos single player, emuladores e programação (Ciências da computação) .

Cheguei a ver essas 2 configurações:

opção 1:

Ryzen 7 5700x proc

Gigabyte B550M AORUS Elite placa-mãe

32GB (2x16GB), 3600MHz mem

DeepCool Gammaxx AG500 cooler

SSD Kingston NV2, 1TB SSD

Fonte Gamemax GX650 fonte

opção 2:

Ryzen 7 7700X proc

ASRock B650M PG Riptide placa-mãe

32GB (2X16GB), 6000MHz mem

Deepcool Ak620 Zero Dark cooler

Fonte Gamemax GX650 fonte

Minhas dúvidas:

1 - Compensa pagar essa diferença de preço para pegar am5?

2 - Pensando em futuramente pegar uma RTX 4070 SUPER, essa fonte está bem dimensionada?

3 - Os coolers dão conta dos processadores? (tenho preferência por air coolers. não curto watercoolers)

4 - Pensando em ficar com o pc por pelo menos 5~6 anos, pego am4 ou melhor ir de am5?

Fiquem a vontade para sugerir outros setups

Desculpem pelo post longo.

Postado

AM5 pela longevidade. Mas eu não pegaria o 7700X, primeiramente porque ele é mais quente que o 7700 e rende praticamente a mesma coisa, segundo porque em jogos ele também rende praticamente a mesma coisa de um 7600 que custa R$600 a menos, e terceiro porque ele custa também R$600 a menos que o 7800X3D, mas o 7800X3D em jogos é consideravelmente superior.

Ainda assim seriam casos muitos específicos pra você conseguir ver a diferença entre o 7800X3D e os outros dois CPUs. Seria talvez um investimento a longo prazo, mas eu acho mais viável pegar um 7600 agora e no futuro, quando esse CPU começar a sofrer nos jogos, aí sim pegar outro CPU AM5 mais rápido, e isso deve demorar um pouco.

A linha Ryzen 9000 sai agora em 2024/2025, o nível dos processadores "comuns" dessa geração provavelmente será o patamar do 7800X3D, e o 9800X3D terá o nível que já será padrão na próxima geração depois dessa, 2025/2026, então em 2026 seria hora mais interessante de você trocar de CPU novamente, mas só se achar necessário. Se você aguentou 10 anos num simples i5 4670K, vai conseguir ficar bem com um R5 7600. Na época da Intel 4ª geração não tinha opção de upgrade de novas gerações na mesma placa-mãe.

55 minutos atrás, Spartan_br disse:

1 - Compensa pagar essa diferença de preço para pegar am5?

Pensando em longevidade, acho que sim.

2 - Pensando em futuramente pegar uma RTX 4070 SUPER, essa fonte está bem dimensionada?

A fonte não é ruim, mas eu não usaria ela nessa configuração, eu investiria numa fonte high-end, que não é o caso dessa Gamemax.

3 - Os coolers dão conta dos processadores? (tenho preferência por air coolers. não curto watercoolers)

O 5700X rodaria tranquilamente até com o AG400 de R$130, ele é um CPU capado a 65W em stock. Mesmo com os limites de energia removidos, com ele liberado a chegar nos 110-120W, em jogos ainda seria suficiente com o AG400, onde o consumo de energia não mudaria muito em relação ao stock, mas ele pegaria 90ºC em estresse máximo com os 110-120W, então já seria necessário algo do nível de um water cooler ou até um AG620.

O 7700X é quase a mesma coisa, em jogos seria OK, mas em estresse máximo é "padrão" desse processador pegar 90+ºC, quase que independente do cooler que você use (é um problema desses CPUs AM5 atuais). Isso não aconteceria com o 7700, que é um CPU bem mais frio, já que também é limitado a 65W. Mas ele perde bem pouco desempenho em relação ao 7700X, na verdade em jogos eles são idênticos, só mesmo em estresse máximo haveria uns 10% de diferença, talvez.

E assim como o 5700X, o 7700 (sem "X") ficaria tranquilo com um cooler barato como o AG400. O mesmo vale para o 7600.

4 - Pensando em ficar com o pc por pelo menos 5~6 anos, pego am4 ou melhor ir de am5?

Como já dito antes, sim. E como eu também já disse, eu investiria num 7600 agora, já que você não verá diferença com o 7700/7700X.

Abaixo tem um comparativo de CPUs testado em resolução 1080p com uma RTX 3080. O 7700X fez 0.9% a mais que o 7700, e o 7600 fez 3.3% a menos.

relative-performance-games-1920-1080.png

Também tem esse vídeo aqui que faz uma comparação direta entre o Ryzen 5 3600, o Ryzen 5 7600 e o Ryzen 7 7800X3D combinados com três placas de vídeo: RX 7700 XT, RX 7900 XT e uma RTX 4090, nessas placas mais fortes também comparam resolução 1080p e 4K. Isso ajuda um pouco a você ver na prática quando a CPU faz diferença e quando não faz.

Postado
18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Ainda assim seriam casos muitos específicos pra você conseguir ver a diferença entre o 7800X3D e os outros dois CPUs. Seria talvez um investimento a longo prazo, mas eu acho mais viável pegar um 7600 agora e no futuro, quando esse CPU começar a sofrer nos jogos, aí sim pegar outro CPU AM5 mais rápido, e isso deve demorar um pouco.

@GuilhermeGB Depois de ver o vídeo que você enviou e fazer mais algumas pesquisas, cheguei a conclusão que o melhor é pegar mesmo o 7600. Não faz sentido pagar mais caro pra pegar o 7700 ou 7700x se o 7600 vai me atender custando bem menos. Mas e o restante do setup?

Fiquei na dúvida entre essas 3 placas-mãe:

https://www.kabum.com.br/produto/422923/placa-mãe-ASRock-b650m-pg-riptide-amd-micro-atx-DDR5-90-mxbj9-

https://www.kabum.com.br/produto/392052/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b650m-plus-amd-am5-b650-matx-DDR5-90mb1bg0-m0eay0

https://www.kabum.com.br/produto/447420/placa-mãe-gigabyte-b650m-aorus-elite-amd-micro-atx-DDR5-b650m-aorus-elite

A única que achei um review completo foi a da ASUS, a ASRock achei somente alguns vídeos no youtube não muito detalhados e a da GIGABYTE, só achei informação da versão com AX no final (que é outra placa).

18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A fonte não é ruim, mas eu não usaria ela nessa configuração, eu investiria numa fonte high-end, que não é o caso dessa Gamemax.

Essa fonte aqui é melhor?

https://www.kabum.com.br/produto/103280/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular

E 650w é suficiente para esse setup + RTX 4070 SUPER?

Com relação as memórias, terei problema ao usar 6000MHz ?

Vi que o 7600 vem com cooler box. Posso utilizá-lo até comprar outro melhor ?(tentando economizar o máximo que der. Não esperava trocar o pc agora. Somente no ano que vem)

Postado
1 hora atrás, Spartan_br disse:

Fiquei na dúvida entre essas 3 placas-mãe:

https://www.kabum.com.br/produto/422923/placa-mãe-ASRock-b650m-pg-riptide-amd-micro-atx-DDR5-90-mxbj9-

https://www.kabum.com.br/produto/392052/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b650m-plus-amd-am5-b650-matx-DDR5-90mb1bg0-m0eay0

https://www.kabum.com.br/produto/447420/placa-mãe-gigabyte-b650m-aorus-elite-amd-micro-atx-DDR5-b650m-aorus-elite

A única que achei um review completo foi a da ASUS, a ASRock achei somente alguns vídeos no youtube não muito detalhados e a da GIGABYTE, só achei informação da versão com AX no final (que é outra placa).

A versão "AX" seria a mesma placa, só que com WiFi integrado. Acho que todas as 3 aí são boas com construção bem premium, as poucas diferenças que existem entre elas talvez não sejam tão relevantes para você e para o tipo de CPU que vai usar. O que você prioriza exatamente nas placas? Daria até pra economizar com uma placa-mãe um pouco mais básica, caso queira, mas dependendo do que você procura podemos ver qual das 3 servirá melhor.

Placa-mãe precisa ser comparada de modelo pra modelo, mas geralmente quando falamos de placas na mesma faixa de preço, eu priorizo assim: MSI e ASUS > Gigabyte > ASRock. Deixo a ASRock por último porque aqui no fórum a gente lida 90% do tempo com placas AM4, e as placas AM4 da ASRock são um pouco problemáticas (em relação a BIOS e compatibilidade). Mas eu ainda escolheria qualquer ASRock no lugar de marcas mais genéricas como a Biostar.

1 hora atrás, Spartan_br disse:

Essa fonte aqui é melhor?

https://www.kabum.com.br/produto/103280/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular

E 650w é suficiente para esse setup + RTX 4070 SUPER?

Com relação as memórias, terei problema ao usar 6000MHz ?

Vi que o 7600 vem com cooler box. Posso utilizá-lo até comprar outro melhor ?(tentando economizar o máximo que der. Não esperava trocar o pc agora. Somente no ano que vem)

Sim, a Core Reactor seria uma fonte high-end de alta qualidade. E será suficiente para o seu setup.

6000MHz é o "sweet spot" para os Ryzen 7000, de acordo com AMD, então não será nenhum problema. Só lembre de ativar o XMP da BIOS.

Dá pra usar o cooler box sim, não é um CPU que esquenta tanto. Considerando que você tem um gabinete bem ventilado.

Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Acho que todas as 3 aí são boas com construção bem premium, as poucas diferenças que existem entre elas talvez não sejam tão relevantes para você e para o tipo de CPU que vai usar. O que você prioriza exatamente nas placas?

Conectividade, principalmente a quantidade de portas usb.E levando em conta a possibilidade de um futuro upgrade, o suporte a processadores mais parrudos. Entre a ASUS e a GIGABYTE, estou pensando em pegar a segunda pela quantidade de portas usb. as 2 tem praticamente os mesmos recursos, mas na da GIGABYTE não achei informação sobre o codec de aúdio. Se for um básico, vai me atender? (para filmes, séries, jogos e youtube. Tenho caixas de som Edifier d3100.)

6000MHz é o "sweet spot" para os Ryzen 7000, de acordo com AMD, então não será nenhum problema. Só lembre de ativar o XMP da BIOS.

Não encontrei o número de série das memórias nos sites das placa-mães(lista de compatibilidade). Isso pode ser um problema ou estou me preocupando à toa?

Dá pra usar o cooler box sim, não é um CPU que esquenta tanto. Considerando que você tem um gabinete bem ventilado.

Meu gabinete (Cooler Master CM 690 II) tem 3 fans de 120mm. Até hoje não tive problema com superaquecimento. (pretendo mais pra frente comprar um Montech Air 903 Base).

Compensa pegar um filtro de linha desses filtro. Num vídeo do Teclab eles disseram que uma fonte boa já faz a função do filtro de linha.

Postado
3 minutos atrás, Spartan_br disse:

Conectividade, principalmente a quantidade de portas usb.E levando em conta a possibilidade de um futuro upgrade, o suporte a processadores mais parrudos.

Essas placas-mãe não teriam problema pra nenhum tipo de CPU que possa sair, todas tem circuito VRM bastante robusto.

4 minutos atrás, Spartan_br disse:

Entre a ASUS e a GIGABYTE, estou pensando em pegar a segunda pela quantidade de portas usb. as 2 tem praticamente os mesmos recursos, mas na da GIGABYTE não achei informação sobre o codec de aúdio. Se for um básico, vai me atender? (para filmes, séries, jogos e youtube. Tenho caixas de som Edifier d3100.)

Parte de áudio não é tanto minha praia, mas se você não for um audiofilo, o codec comum vai ser suficiente para você. Se for pra chutar qual codec essa placa-mãe usa, deve ser o comunzão ALC882/897 usado na maioria das placas.

16 minutos atrás, Spartan_br disse:

Não encontrei o número de série das memórias nos sites das placa-mães(lista de compatibilidade). Isso pode ser um problema ou estou me preocupando à toa?

Quando a placa-mãe lista um modelo específico de memória na "lista de compatibilidade" só quer dizer que o fabricante testou e garantiu que as memórias funcionam na placa-mãe, geralmente elas recebem também alguns otimizações para desempenho um pouco melhor naquela placa-mãe. Toda memória DDR4 que segue os padrões JEDEC vão obrigatóriamente funcionar em qualquer placa-mãe, o que pode acontecer de vez em quando é dar um problema para ativar o XMP/EXPO (que são perfis de overclock), mas é algo mais raro, e as vezes atualizações de BIOS corrigem bugs assim.

Lembrando que a controladora de memória fica localizada no processador e não na placa-mãe, ainda assim a placa-mãe pode interferir um pouco da estabilidade dessa comunicação memória x processador em casos de overclock (ou XMP/EXPO), só que é algo mais raro, como eu disse.

21 minutos atrás, Spartan_br disse:

Meu gabinete (Cooler Master CM 690 II) tem 3 fans de 120mm. Até hoje não tive problema com superaquecimento. (pretendo mais pra frente comprar um Montech Air 903 Base).

Não parece um gabinete ruim. só é meio antigo, e essas baias aí atrapalham um pouco a circulação de ar interno. Se não estiver causando problemas pode manter.

23 minutos atrás, Spartan_br disse:

Compensa pegar um filtro de linha desses filtro. Num vídeo do Teclab eles disseram que uma fonte boa já faz a função do filtro de linha.

Ela serve mais como uma protação extra, uma fonte boa já tem etapa de filtragem. O maior diferencial desse filtro aí é que ele é DPS, proteção contra surtos na rede elétrica, então tende a evitar que um problema mais grave chegue até o PC.

Postado

@GuilhermeGB  Ia fazer a compra na segunda, mas acabou o estoque da placa-mãe da GIGABYTE na loja que explode.

Só consigo encontrar em estoque na Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/22809/placa-mãe-gigabyte-b650m-aorus-elite-chipset-b650-amd-am5-atx-DDR5.

É confiável comprar na Terabyte? Estava vendo muitas reclamações no reclameaqui, sobre demora na entrega e complicações para resolver problemas. Nunca fiz nenhuma compra lá, mas fiz uma simulação e está com um prazo de entrega de 11 dias úteis. Na loja que explode geralmente me entrega mais rápido, mas por lá só tem a placa da ASUS.

Postado
9 horas atrás, GuilhermeGB disse:

a última vez que comprei lá já vai fazer 2 anos, mas eu nunca tive problema com a loja em si, só as transportadoras que são demoradas mesmo

Acabou que voltou a ter estoque da placa hoje na loja que explode, então acabei fazendo a compra lá (saiu mais barato). Mas obrigado pela informação. Talvez mês que vem eu compre o gabinete ( Montech air 903 base) e só achei com preço bom lá na Terabyte.

No mais, obrigado pela ajuda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...