Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo bem?

Pretendo montar meu computador em algum tempo e ainda estou em dúvida de algumas peças, como o gabinete.

Sei que melhor atualmente é o Air 903 base, mas ele é muito grande para meu espaço (quase 50x50cm, meu atual tem quase metade disto) e por isso prefiro por um compacto, problema é que os que prestam são caros mas prefiro desembolsar um pouco mais para ter uma conveniência adicional.

Considerei o q300l mas com poucas pesquisas já descobri que o fluxo de ar dele é o mesmo que forno, até mesmo nos testes dos gringos que usam a "temperatura ambiente" de 20ºC, imagino que aqui no Brasil a situação seria bem pior. 

Aí descobri que a CM criou um modelo "corrigindo" o erro grave da primeira versão (me parece ser o mesmo gabinete só que com buracos maiores na frente) e ele sim parece mais atraente. Gostaria de saber se ele vale a pena ou a versão V1 já iria me suprir, e também se ambos iriam "sufocar" a minha configuração.

R5 5600

(Provavelmente irei meter um AG400, mas não tenho 100% de certeza)

Rx 7600

2x8GB 3600MHz (D45 XPG)

A520M A Pro

Gabinete a ser escolhido 

Cooler Master ACAAB BR V2

Agradeço demais pela atenção!

• Pedroou alterou o título para Gabinete Cooler Master Q300l V2, uma opção decente?
  • Membro VIP
Postado

Eu ainda teria um, mas o que vai gastar com fans dá para pegar um gabinete mais barato que vai ter o mesmo efeito. 

Tipo o SilverStone Fara H1M.

10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Aí descobri que a CM criou um modelo "corrigindo" o erro grave da primeira versão (me parece ser o mesmo gabinete só que com buracos maiores na frente

Qual seria esse? Não encontrei disponível em nenhum lugar.

Na verdade até tem (link da Terabyte), mas é bem caro e nada parecido com o Q300L original. É bom se tiver disposto a gastar tudo isso e comprar ainda +2 fans.

Postado
39 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Olá galera tudo bem?

Pretendo montar meu computador em algum tempo e ainda estou em dúvida de algumas peças, como o gabinete.

Salve ronald, já ví tanto tópico seu pretendendo montar nos últimos meses que estou achando que você está construindo um omnitrix.

Brincadeiras a parte, desistiu de ir em AM5?

• Haha 1
Postado

Kkkkkk, é que tenho este hábito de pesquisar MUITO qualquer coisa que for comprar na internet, sabe, para evitar futuras dores de cabeça, desapontamentos e também porquê meu dinheiro não é capim rsrsrs (ainda mais aqui no Brasil que tudo é superfaturado) ainda mais porquê pretendo usar bastante esta máquina e quero ter certeza que ele irá suprir minhas necessidades, que seja por alguns anos.

E também penso que ao criar um tópico aqui no CdH posso auxiliar outras pessoas com a mesma dúvida ou que seja similar.

19 minutos atrás, Swalls disse:

Brincadeiras a parte, desistiu de ir em AM5?

Por enquanto sim, preços ainda bem salgados para mim, mesmo com as recentes quedas de preço de CPU e RAM as placas mãe decentes ainda estão caras (acima dos 1k reais), mas já que irei comprar na Black fraude talvez os preços baixem mais até lá, ainda mais com os anúncios da computex e lançamentos futuros.

1 hora atrás, Pedroou disse:

Tipo o SilverStone Fara H1M.

Gostei dele! é mais barato e tem basicamente o mesmo tamanho, mas um atrativo para mim são os filtros de poeira dos q300l, onde moro sai uma sujeira danada depois que limpo o chão imagina o PC...

Para ter uma ideia, meu atual (que tem tipo 2 entradas de ar) e só o cooler da CPU de ventoinha, ficou ativo por aproximadamente 1 ano, tem quantia absurda de poeira.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Considerei o q300l mas com poucas pesquisas já descobri que o fluxo de ar dele é o mesmo que forno, até mesmo nos testes dos gringos que usam a "temperatura ambiente" de 20ºC, imagino que aqui no Brasil a situação seria bem pior. 

É só não ser "Ze Frisinho" e não ter medo de "estragar a originalidade" do Fus... digo Q300L, recortando o local dos fans de forma a deixar espaço livre para respirarem. 😉

maxresdefault.jpg

O Elevated System - que faz ótimos reviews de gabinetes; não considerou o Q300L V2 um "upgrade" como a propaganda da CM diz. Mas as temperaturas com o i5-13400F + RX6600 ficaram OK'ish.

Mesmo com os furos maiores do V2 ainda tem muita chapa entre os furos, se fizer a matemática verá que mais de 50% da passagem de ar é bloqueada.

A propósito, ele teve que usar uma broca para aumentar os furos para passar os parafusos que prendem os fans. 😜

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Gostei dele! é mais barato e tem basicamente o mesmo tamanho, mas um atrativo para mim são os filtros de poeira dos q300l

Montech air 903 também não tem filtro frontal com imã, embora seja fácil de remover, basta puxar em baixo.

De qualquer modo, limpar é fácil, basta colocar um pano por dentro (para não jogar o pó mais para dentro) e passar um pincel seco por fora. O que não grudar no pano ou pincel acaba caindo em baixo, pano úmido e pronto.

• Curtir 1
Postado

Depois que percebi a enganação do Q300L V2, a furação da chapa debaixo do mesh continua a mesma do Q300L, porém no mesh frontal tem um tela com uma impressão que imita buracos maiores. 🤣

Na pratica isso ai deve ter é piorado a já ruim ventilação. 😜 

Q300L-V2.jpg

Postado

@1lokos Uma pena a CM tentar enganar o consumidor dessa forma, uma marca tão renomada está disposta a ferrar o comprador por alguns trocados. Para mim nem vale a pena pagar mais pra ter o mesmo problema, e acredito que consertar ele aqui no Brasil não deve ser fácil, nem barato.

O Fara H1M me parece a melhor opção, ainda mais porquê é menor e tem a parte que "tapa" a PSU.

Pior que comprei uma mesa nova com umas prateleiras nas pernas dela, e pretendo colocar o gabinete ali mesmo, tem 367mm de comprimento e o gabinete possui 366 segundo a Silverstone parece até que fizeram o gabinete pra ficar na minha mesa rsrsrs.

@1lokosVocê teria outras sugestões de gabinetes compactos que tenham no máximo 366 de comprimento e sejam compatíveis com placas mATX?

Sei do Ps15 mas infelizmente está sem estoque, também parecia uma boa opção.

• Curtir 1
Postado
Em 28/05/2024 às 13:10, RonaldoXbox disse:

Você teria outras sugestões de gabinetes compactos que tenham no máximo 366 de comprimento e sejam compatíveis com placas mATX?

Sei do Ps15 mas infelizmente está sem estoque, também parecia uma boa opção.

@1lokos Qual seria sua opinião?

Postado
Em 28/05/2024 às 13:10, RonaldoXbox disse:

... consertar ele aqui no Brasil não deve ser fácil, nem barato.

Que nada, basta usar uma furadeira com serra copo de 120mm - e claro, saber usar a furadeira com segurança.

Ou Makita com disco de corte, no caso fazendo um recorte hexagonal.

Ou micro retifica tipo Dremel com disco de corte para metal, com essa demora um pouco mais e tem que ter mão firme ou quebra o disco, mas da para fazer o recorte circular, já usei para abrir furo para fan no topo de gabinete antigo.

No momento não me lembro de outro gabinete que seja compacto como o SilverStone Ps15:  

• Dimensões:
  • 192 mm (L) x 381 mm (A) x 351 mm (P), 25,7 litros

Comparando, o Q300L tem 33,6 litros e o H1M 30,13 litros.

Se não tem coragem de furar "o precioso" novinho (Q300L) vá no H1M, é simpatico e marca tem bom acabamento, ao nível da Corsair, Cooler Master.

BTW - Caso não tenha reparado, a lateral do Q300L é em acrílico, que risca fácil.

Tem o Pichau HX100 - mas é no formado SFF, que complica a montagem; e o volume interno deve ser até maior que do Ps15, era na faixa dos R$ 300,00 - no momento esta indisponível.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, 1lokos disse:

Que nada, basta usar uma furadeira com serra copo de 120mm - e claro, saber usar a furadeira com segurança.

Problema é que não tenho a mínima ideia de como usar uma (de forma segura) e não tenho uma furadeira.

Também não acho que compense no meu caso, as medidas dos Q300l são grandes demais para onde irei colocá-lo, então por enquanto me parece que o H1M é a melhor opção 

12 minutos atrás, 1lokos disse:

mas é no formado SFF, que complica a montagem

Realmente, ainda mais porquê vou usar placa mATX e fonte ATX.

Vi num outro tópico este Jonsbo mas pelas reviews ele precisa de fans com alta pressão, aí não sei se valeria tanto a pena.

• Curtir 1
Postado

Achei a proposta deste K-Mex Microcraft III em formato de cubo interessante:

Usa fonte ATX e a placa-mãe - até micro ATX; fica na horizontal, com isso a GPU fica na vertical, o que evita o "sag" - empenamento; dos modelos pesados.

Pontos negativos:

Os painéis transparentes são de acrílico.

O fan frontal é de 200mm, e segundo usuários tem baixa qualidade, pifa logo sendo caro e difícil de encontrar um no tamanho para a substituição. É provável que possa usar dois fans de 120mm no lugar, mas isso requer habilidade "DIY". 😉 

A construção e acabamento parecem típica de gabinetes de fabricação barata.

Ou seja, vale como curiosidade.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@1lokos  Realizei um pouco de pesquisa nas últimas semanas e estes são os resultados:

C3 Tech GB710

- Compacto

- Espaço o suficiente 

- Pouco comprido (350mm)

- Barato

- 350*275*304mm (CxLxA)

Microcraft III

- "Pequeno"

- Barato

Microcraft IV

- Parece menor que o III?

Fara H1M

- Compacto o suficiente 

- Bem construído

- Barato

Até agora um dos meus favoritos!

(Em falta)🥲

Fara H1M Pro

-Mesmas características dele, mas possui 2 fans ARGB (não me importo com as luzes, mas já vem com fans)

- Disponível!

PS15

-Mais compacto do grupo

- (Em falta) 🥲

Trinity V1

- É compacto

- Barato

Qual sua opinião sobre eles?

Também há um outro problema, minha mesa tem essas "estantes" nas pernas (imagem ilustrativa abaixo) e quero pôr o PC ali para que não ocupe muito espaço, pelo que medi o gabinete deve ter no máximo 371mm de comprimento, mas aí me dei conta que os cabos ficarão bastante próximos a outra perna, então no mundo ideal o gabinete deve ter no máximo 33cm de comprimento, conheces algum modelo?

image.png.00d7fa57e9c702d3cc73f1973f8070b3.png

Mas descobri uma alternativa para este problema: cabos angulados!

No momento eu necessitaria do ethernet, cabo de força, USB 3.0HDMI .

Qual sua opinião?

Postado

Os Microcraft tem 33,3 e 32 cm de comprimento, menor do que isso só se for gabinete ITX, o que requer placa-mãe no formato e fonte SFX, ambas caras.  

O GB710 tem um visual melhor do que os Microcraft, que parecem "de brinquedo" com tanto plástico e acrílico. Na maioria dos vídeos com eles os caras enfatizam, só use se for montar com hardware básico, de baixo consumo.

Mas se quer gabinete para colocar embaixo da mesa a estética tanto faz, pegue o mais barato que caiba ali. E ao invés de querer adaptar o gabinete na mesa, adapte a mesa ao gabinete, passe o serrote nela. 🤣

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...