Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta térmica realmente impacta muito?


Posts recomendados

Bom dia,

 

Analiso bastante os tópicos do pessoal indicando pastas térmicas e cheguei numa dúvida.

Normalmente os PCs que eu monto e o cliente não quer uma pasta diferente, eu monto com esta aqui:

https://www.mercadolivre.com.br/pasta-termica-implastec-thermal-silver-5g-rápido/p/MLB27050235?item_id=MLB3500527763&from=gshop&matt_tool=39437454&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413652&matt_ad_group_id=125956125319&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=543112166618&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=735125422&matt_product_id=MLB27050235-product&matt_product_partition_id=2269213519433&matt_target_id=aud-2009166904988:pla-2269213519433&cq_src=google_ads&cq_cmp=14303413652&cq_net=g&cq_plt=gp&cq_med=pla&gad_source=1&gclid=CjwKCAjw9cCyBhBzEiwAJTUWNb_GURZ0mEZZGaFW6wdsDpczqBIoXS8EoBUn5D1DfFpwTm6AmLRb4BoCCicQAvD_BwE

 

Bem básica, Sim!!

Acontece que eu já montei máquinas high-end (Ryzen 7 5700x3d com air cooler) com essa pasta e teve um desempenho ótimo, não ocorrendo o super-aquecimento e nem perto disto!!

Queria saber em qual situação esta pasta térmica não seria viável utilizar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu ponto de vista a questão de que se ela realmente importa ou não é somente na questão da durabilidade mesmo.

 

Se tiver uma qualidade melhor obviamente durara por mais tempo sem a necessidade de troca.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá Bom dia 

 

A diferença na condução térmica W/mk , traria uma diferença de desempenho significativa apenas em cenários de alto desempenho , por exemplo uma RTX 4090 ou i9 1*900KF , isto é alguns graus a menos .

 

Veja o comparativo do teclab  a respeito. 

 

Por mais que a pasta que você usa se chama thermal "silver" na verdade ela é de silicone , então o período para subsequente troca seria de 1 a 2 anos , se você usa-se uma a base de prata poderia usar por 5 a 8 anos .

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann Pelo que eu vejo, sim, tem diferenças, e claro, não vamos mencionar em pastas como base de silicone comparando com uma a base de prata

mas as pastas térmicas impactam muito na troca de temperatura de acordo com sua qualidade, mas isso não será tão perceptível em computadores medianos ou que não usam tanta força bruta

 

Agora em computadores que realmente ficam no talo de processamento batendo seus picos de temperatura quando usam renderização ou processamento de dados e outros trabalhos do tipo, esses sim fica nítido a eficiência dessas pastas, que a diferença de 1 ou 2 graus ou até 10 graus de temperatura ajuda e muito pra evitar o thermal throttling que vai matar o desempenho do processador

Mas também que em cenários absurdos, o que muitos fazem é realizar aplicação de metal líquido, mas isso são cenários drásticos que muitas vezes somente entusiastas fazem para conseguir o maior desempenho possível

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!