Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou querendo melhorar meu setup para começar a jogar em 4k 60fps (DLSS/FSR qualidade, não precisa ser nativo).
Meu PC atualmente:
Ryzen 5 2400g
placa-mãe Aorus B450M 
Memória DDR4 Fury 2x8gb 2400mhz
SSD NVMe 480GB
ASUS RX 7600
Fonte Corsair CV450

O CPU eu já estou para trocar, inicialmente estou de olho no R5 5600/5600x. Penso que a fonte e a GPU tb precisaram ser trocadas. Queria saber da recomendação de vocês se faz sentido a troca das peças que eu mencionei e recomendações das peças substitutas. 
Obrigado 😁

Postado

Sem valor definido é difícil, mas você já deve saber que não será um upgrade barato. Para jogar em 4K 60 FPS com FSR, sugiro no mínimo a RX 7800 XT, do lado da NVIDIA a placa equivalente seria a RTX 4070 Super (mais cara). A NVIDIA teria vantagem pra jogar com upscale, já que o DLSS oferece melhor qualidade de imagem que o FSR, principalmente se você precisar apelar para o modo equilibrado ou modo desempenho, só que você paga bem mais por isso. A desvantagem da 4070 é que não tem tanta memória de vídeo.

Postado

@GuilhermeGB Então, acho que o melhor custo-benefício seria o ideal. A ideia é eu entender qual o hardware mais recomendado para atingir os 4k/60fps e adaptar algumas coisas caso necessário.
Mas o teto seriam 5k para investir nesse upgrade, mas sem extravagâncias, gastar no que realmente vai me entregar o melhor custo/benefício. O que você recomendaria?

• Solução
Postado

@Gustavo de Mari R$5.000 para GPU + CPU + Fonte

AMD Ryzen 5 5600 - R$850

AMD RX 7800 XT 16GB ASRock Challenger OC - R$3.500

Fonte SuperFlower LEADEX III RGB 850W - R$660

Mas vai ficar de fora alguns upgrades que viriam a ser úteis, como upgrade de memória RAM, porque esse par de 2400MHz vai acabar meio que capando o desempenho do processador em algumas ocasiões.

Postado

@GuilhermeGB Perfeito. Vou monitorando o preço dessa GPU e fonte, talvez seguro com a RX 7600 atual até a black friday. Enquanto isso troco a CPU e a memória, você recomenda a partir de quantos MHz?
Outro ponto importante, essa minha placa-mãe só suporta PCIe 3.0 X16. Teria problema com essa RX 7800XT que é PCIe 4.0 x16?

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Gustavo de Mari 3200MHz CL16ou 3600MHz CL18. Cuidado com algumas memórias 3200MHz CL22, são péssimas opções;

Perfeito, vou dar uma pesquisada.

Sobre a placa-mãe ser PCIe 3.0 x16 e a RX 7800xt ser em PCIe 4.0 x16. Acha que teria alguma perda de desempenho notável? 

Postado

@Gustavo de Mari nada relevante. As perdas de desempenho mais significativas causadas por causa de PCI-Express acontecem quando você ultrapassa a quantidade máxima de memória de vídeo que a placa tem, aí a GPU precisa buscar mais recursos na RAM do PC mais frequentemente (já que sua memória própria está cheia), e passa a depender mais da velocidade do PCI-Express. Não corre o risco disso acontecer tão facilmente quando se tem uma placa com 16GB de memória de vídeo, é memória sobrando.

Postado
19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Gustavo de Mari nada relevante. As perdas de desempenho mais significativas causadas por causa de PCI-Express acontecem quando você ultrapassa a quantidade máxima de memória de vídeo que a placa tem, aí a GPU precisa buscar mais recursos na RAM do PC mais frequentemente (já que sua memória própria está cheia), e passa a depender mais da velocidade do PCI-Express. Não corre o risco disso acontecer tão facilmente quando se tem uma placa com 16GB de memória de vídeo, é memória sobrando.

Ah, beleza! Muito obrigado pela ajuda @GuilhermeGB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...