Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu minecraft cai o fps de forma brusca principalmente quando começa a carregar chunks. Já tentei de tudo, usar no sodium, optifine, vulkan, nenhum adiantou muito. Eu consigo jogar, mas irrita bastante, esse problema é só quando eu to jogando singleplayer ou hosteio um server LAN, quando jogo em algum server de amigo meu jogo roda tranquilamente, inclusive com shaders.

Tenho 12gb DDR3, um Xeon E3-1270v2 e uma RX 580, meu PC não é dos melhores mas roda vários jogos tranquilamente, o único que eu tenho esse problema é o minecraft mesmo.
Inclusive eu já troquei de CONFIG várias vezes, meu pc antigamente era um A6-7400k sem placa integrada, se eu não me engano, depois passei pra um i3-3220 com essa mesma RX 580 e o problema continuou, troquei pro Xeon e achei que iria melhorar, mas o problema continua exatamente o mesmo.

Postado

O que está faltando pra você não é quantidade de núcleos, e sim poder bruto em cada núcleo. Minecraft é um jogo que depende do desempenho single-core do processador, e ao você trocar um i3 por um Xeon, você não melhorou o desempenho single-core, apenas aumentou a quantidade de núcleos. Você terá um ganho real de desempenho migrando sua máquina para uma plataforma com processadores atuais.

E para sua RX 580, seria melhor você optar por Vulkan em vez de DirectX mais antigos (9/10/11) ou OpenGL, por exemplo, porque os drivers da AMD não possuem uma otimização muito legal para essas APIs antigas, e acabam puxando um pouco mais do processador em comparação com placas NVIDIA. E mesmo se desconsideramos a parte de CPU, as placas AMD possuem melhor compatibilidade e desempenho com Vulkan.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB Eu entendo esse bglh do poder do single core, mas o que me intriga nisso é comparando com o PC de um amigo meu, por exemplo. Ele tem um PC bem parecido com o meu, até um pouco pior, é um Xeon 1230v2 e uma GTX 650ti e o desempenho dele especificamente no minecraft é BEM melhor que o meu nessa questão das quedas de fps, sabe se isso tem alguma relação com o que você disse da otimização da AMD? porque o nosso poder single core é praticamente o mesmo

Postado

@aydw o fato de você estar numa placa AMD pode interferir sim, mas não posso te garantir que seja esse o seu problema, teria que fazer alguns testes. Seu PC não estaria sofrendo com problemas de temperatura, ou estaria?

Postado

Opa mano, atualização, testei com o mod vulkan novamente e aparentemente ele resolveu bastante esse meu problema com sttutering, pelo menos agora o vanilla com ele posso jogar tranquilamente. Mas se eu for jogar um modpack, por exemplo, não tem como, já que a grande maioria dos mods são incompátiveis.
Chequei e a temperatura do processador ta tranquila, no começo também pensei que podia ser isso, mas as quedas parecem ter alguma relação com a placa AMD talvez, porque eu vejo que no minecraft a placa fica oscilando de 0% para 100 toda hora, acha que pode ser algum problema de driver? to com o mais recente baixado, lembro que o meu processador antigo da amd eu tinha que usar um driver antigo, pois o atual causava vários bugs nos jogos

Postado

@aydw dentro das configurações do MSI Afterburer tem uma opção "Ativar monitoramento unificado do uso da GPU", veja se ela está marca. Antigamente era um bug comum com essas placas AMD RX 500 o uso parecer que estava variando, mas era só a forma de medição do MSI Afterbuner que não estava sendo adequada para esse tipo de placa. Se mesmo assim continuar com oscilações bruscas no uso da GPU, e essas oscilações ocorrerem no momento exato das quedas de FPS, então pode indicar algum tipo de gargalo mesmo, pode ser na placa de vídeo, no processador, na RAM, ou até na fonte (se não for boa o suficiente).

• J.Augusto F alterou o título para Minecraft com stuttering e quedas de FPS no Xeon E3-1270v2 e RX 580

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...