Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

É mais para registro histórico de como se faz o pedido de revisão de tributos e exposição das armadilhas do sistema de forma legal, sem trambiques, macetes ou alguma espécie de sonegação de imposto.

Antes de entrar no pedido em si, é necessário dar uma explanada geral no processo de compra; basicamente no momento da compra já vem incluído o valor dos impostos, se realiza o pagamento e quando a encomenda chega no Brasil ocorre rapidamente o desembaraço e segue para sua residência, como no exemplo abaixo de algo que não é vendido no Brasil e só existe na China:

Compracomimposto.thumb.jpg.32702dd34e91c842f81d0ba22ee28167.jpg

onde se mostra no próprio anúncio o valor da mercadoria somado ao valor do frete que gera a estimativa de impostos a serem pagos no valor da compra mas, entretanto, porém, muitos percalços acontecem.

No caso em especifico que aqui vou relatar, eu apliquei um Cupom de desconto no valor do frete e também o desconto de moedas oferecido pelo site o que curiosamente atingiu o valor final de exatos U$ 50,00 que me garantiu em tese a isenção dos impostos previsto em lei, ou seja, no momento da compra não foi gerado o imposto a ser pago de forma prévia, eu até fiquei contente com a possibilidade de pagar o valor real do item.

O pessoal do grupo WhatsApp  me alertou que eu seria taxado com o imposto do amor de 100% assim que o pacote chegasse no Brasil e que deveria cancelar a compra e tentar comprar novamente sem aplicar os descontos e pagar apenas 60% de impostos e não 100%.

Resolvi pagar para ver e mostrar aqui no site do CDH como ocorre este imbóglio de importação.

Após realizada a compra tudo ocorreu exatamente como o previsto que apareceria no rastreamento, assim que o objeto chegou no Brasil as informações eletrônicas foram enviadas para análise da autoridade aduaneira e dois dias depois apareceu análise concluída - importação autorizada e após alguns minutos a alegria acabou com o resultado de Fiscalização aduaneira concluída - aguardando pagamento.

A primeira armadilha a que me refiro foi no momento da compra ao aplicar os descontos e entrar na faixa de até U$ 50,00.

A segunda armadilha está no próprio sistema que o usuário tem à sua disposição para pagar os impostos, que é o site minhas importações, fora do ar desde o dia 25 de maio de 2024:

0.thumb.jpg.d34b0eb4d212a55df69eada207ab0c12.jpg

Você consegue entrar no site e se logar normalmente com o seu ID dos correios e a partir dai nenhuma encomenda a ser paga aparece na tela, existem algumas reclamações no reclameaqui sobre esta situação e se o usuário ficar esperando e ir tentando acessar diariamente na esperança de conseguir pagar os impostos, o prazo corre e fatalmente vai perder a mercadoria sem conseguir realizar o pagamento dos impostos.

Tirando a hipótese de entrar na justiça, a única maneira que conheço de se contornar esta armadilha é fazer o login no site dos correios e não no site do minhas importações:

1.thumb.jpg.df47ade28113b9e8e6045d9335cde945.jpg

Ai sim estando logado no site dos correios, rola a página e clica no atalho mostrado para o minhas importações:

2.jpg.a862f3dbc91c7dc4617bd10a386401ce.jpg

Sendo direcionado para o mesmo minhas importações que anteriormente não mostrava nada e permanece bloqueado quando se tenta acessar diretamente, ai sim vai mostrar agora as encomendas vinculadas ao seu CPF:

3.jpg.dad7629eacb9aacb982d26a8637c7b0d.jpg

Agora tudo começa a ser mostrado às claras e bem explicado, basta ler e clicar no entendi, não importa se você entendeu ou não o que está escrito:

4.thumb.jpg.ab30bea7b424bf9f717286113951c309.jpg

Já existe um outro tópico aqui no CDH mostrando os detalhes desta parte em que se pode visualizar a DIT e seguir para o pagamento, motivo pelo qual já mostro direto como veio a minha DIT ou DIS:

DIS1.jpg.a2bc843453f2da16e1cc6f967e70ee2e.jpg

DIS2.jpg.cd8b219e9e8fd1ae3150157754f979c1.jpg

Acima a minha DIS com o chamado "imposto do amor".

Depois de tomar ciência da facada, alertada e anunciada anteriormente pelo pessoal do grupo me restou entrar agora em outras opções clicando nas três barrinhas da esquerda da linha do item:

5.jpg.e9cb31ae1c8c6dd9fdb2938b7cdd4af7.jpg

No meu caso específico cliquei em solicitar revisão de tributos:

6.thumb.jpg.45f42741e74f7e2623f1f9a60f15b962.jpg

Esta é a nova tela que não existia antes, muito melhor que a anterior a qual não explicava os pormenores e detalhes, o esquema dela é ir lendo e tentando por intuição descobrir como se avança pelas abas para chegar na próxima fase:

7.jpg.fff0b289e16c09476a4631435f49faf1.jpg

Selecionar a caixa do declaro e depois clicar em concordo.

Esteja ciente de que a partir daqui você está prestes a entrar na jaula do leão e se fizer algo de errado será devorado, se você não tem noção do que está fazendo aconselho a sair ileso enquanto pode.

Se decidiu por avançar, a próxima tela é esta:

8.thumb.jpg.cf46ad264a27d88c5b2b023753ddc213.jpg

Alguns campos em cinza já vem previamente preenchidos e não tem como alterar.

Você deve clicar na setinha do lado direito da barra natureza da importação e selecionar o seu caso, o meu caso se enquadrou no número 1:

9.thumb.jpg.5bf3c5bce5e36866a6e8f706726fc33b.jpg

Na sequência clica na aba 3. Bens e frete, seleciona as respostas das perguntas e preenche o motivo do pedido.

Eu não tenho noção das implicações do que ser respondido aqui, só posso te garantir que ainda dá tempo de desistir, sair e permanecer ileso.

Caso queira apenas aprender mais sobre o sistema não tem problema algum em continuar por mais algumas abas.

O motivo do meu pedido é exatamente o que descrevi antes, quando fiz a compra paguei U$ 50,00 (em tese isento) e na DIT veio cobrado imposto sobre U$ 53,47.

O novo conselho que me deram foi para pagar sem discutir porque é bem melhor perder R$ 20,00 do que discutir e no fim tomar uma lapada maior.

10.thumb.jpg.b5aba14c11d9ec5c28d6f8278204cb5a.jpg

A próxima parte é adicionar o bem e selecionar a moeda, no meu caso selecionei o BRL - Real Brasileiro porque foi nesta moeda que fiz o pagamento, seguindo a cotação do dólar oferecida pelo site de venda.

Depois vai respondendo às perguntas e descrição do item:

11.thumb.jpg.47396168e58db9e9b85dff98da483be3.jpg

Nesta parte as coisas parecem ficar bem confusas porque a descrição do site de venda não tem nada à ver com a descrição que apareceu na DIT, minha opção foi usar a descrição exatamente como aparece na DIT. Imagino eu que se usar a descrição do que realmente o item é, um "cabo paralelizador de baterias" ou o título do anúncio "Conversor dobro da descarga da bateria para e-bike 20a/30a/40a balanceador duplo 24-72vdc do interruptor do bloco da bateria" pode abrir margem para algo ser erroneamente interpretado e confundido com algo proibido ou de valor diferente o que me faria ser comido pelo leão.

Na barra de regime de tributação eu escolhi a "isenção - de minimis", depois de ler a explicação disponível:

12.jpg.dbdc133273250bd06db8221011118170.jpg

Aqui existe mais uma armadilha do sistema porque apenas se menciona a isenção de compra até U$ 50,00 quando na realidade as normas que não são abertamente divulgadas ao público mencionam que é de pessoa física para pessoa física e que não vale quando envolve uma empresa tanto como vendedora como compradora.

Apesar de que o vendedor do site está cadastrado como pessoa física e não como empresa, o entendimento da Receita federal é de que o meio utilizado para compra (o site em si) é uma empresa e por consequência a venda se classifica de uma empresa para um CPF, mesmo que o remetente seja uma pessoa física.

Finalmente chegando na porta da jaula do leão você já pode sentir o cheiro do bafo quente dele, babando para lhe dar uma dentada:

13.jpg.c15c2dd147bc81a67b137e76a16080ab.jpg

Preenchendo o campo de quantidade e valor unitário, que automaticamente sai no valor total.

Na sequência vem o botão adicionar bens:

14.thumb.jpg.e8f99229f14e77e7303e70f37e666b15.jpg

Ai responde a mais perguntas, salientando que ao colocar o mouse sobre as interrogações em vermelho aparece uma breve descrição sobre o que se está perguntando e no meu caso quando posicionei sobre o item 3.3 apareceu que é com base na taxa de câmbio da data do registro da DIR.

Pronto ai está revelado mais uma armadilha do sistema; eu fiz a compra de U$ 50,00 e paguei a cotação da data da compra no dia 16 de abril de 2024 e descobri que a cotação do dólar vale pela data da taxa de câmbio do dia do registro da DIT ou o dia em que o pacote entra no Brasil e passa pela aduana (25 de maio de 2024).

Chegando nesta etapa do processo eu conclui que não compensa abrir o pedido de revisão porque fatalmente terei que pagar o imposto devido já que o valor do dólar era diferente no dia em que entrou no Brasil.

No dia em que fiz a compra o câmbio era de 5,3810 correspondente a R$ 269,21 (U$ 50,00) e no dia que a DIS foi expedida era de 5,1501 correspondente a R$ 275,38 (U$ 53,47).

Esse parece ser um rolo das galáxias; a cotação do dólar do site tem variações conforme o vendedor ou anúncio, basta achar dois anúncios com o mesmo valor em dólar e simular a compra para ver que uma sai mais cara que a outra. Imagino eu que deve ter alguma conversão da moeda original do vendedor para o dólar e depois para o real brasileiro.

Se for pesquisar na internet existem diversos tipos de dólares mas, partindo do principio de que a moeda deve ser o dólar americano e não o canadense, sealense, argentino ou outro, ainda vem mais classificações de cotações para Turismo, Comercial, à vista, PTAX e o paralelo (com certeza não deve ser o paralelo).

Para mim é impossível determinar qual deve ser a base da taxa de câmbio utilizada para a geração de impostos, só sei que não deve ser a mesma utilizada pelo site.

Sinceramente não sei como escapar desta armadilha comercial.

Por isso que me aconselharam a cancelar a compra sem o pagamento de impostos prévio e fazer uma nova compra sem descontos e pagando os impostos previamente, acho que agora entendi o porque já que ao pagar o imposto na origem o valor pago atendeu a cotação do dia em que foi gerado e não está mais em tese suscetível de sofrer alteração.

Entretanto, achei uma divergência entre o valor pago em real no dia da compra ( R$ 269,21 U$ 50,00), o valor em real mencionado na DIS (R$ 275,38 U$ 52,17), e o valor em real lançado no pedido de revisão (R$ 269,21 U$ 52,27), quando se lança o valor em real pago na compra, automaticamente o campo de valor em dólar é gerado pelo sistema.

Esta pequena divergência me justifica seguir adiante no pedido de revisão de tributos, não que realmente vale a pena reclamar de seis reais ou dez centavos de dólar, o que me interessa seria explorar a brecha legal desta divergência mostrada no sistema para ganhar mais tempo com a realização da revisão para conseguir ter o dinheiro para pagar a facada antes de perder a mercadoria então, vamos ver no que vai dar.

Veja bem, em lugar algum deste post se mostra alguma tentativa de sonegar imposto, muito pelo contrário, estou mostrando o caminho legal, dentro da lei.

15.thumb.jpg.e7a4e0083ecd092b6258bec90faee5d8.jpg

Dando sequência na formalização do pedido de revisão de impostos vem a aba documentos e o campo descrição do arquivo a ser anexado (acima) e anexação do documento ou arquivo.

16.thumb.jpg.42937d0d9936cda4150845080fbba662.jpg

Depois de fazer o upload dos documentos que acredito vão comprovar as minhas alegações, ou seja, a página de compra salva em PDF:

compra.jpg.7dee7afded012651849af8bab6a78068.jpg

E a fatura do cartão de crédito em PDF:

Carto.thumb.jpg.4ce8d6cf6afc36c5334e27e93f55c8be.jpg

Cheguei na etapa final na aba resumo do pedido:

17.thumb.jpg.fecb53543f537a758f41910836e534b0.jpg

Basta clicar em enviar.

No meu entender aqui é a tranca da porta, clicando nela a porta se abre e você fica dentro da jaula do leão.

Aqui não tem mais volta e o que vai acontecer lá dentro só deus sabe.

O sistema gera um resumo de pedido:

18.thumb.jpg.88141de0da7d0c3e28f0134c9eb5d915.jpg

O qual pode ser impresso.

O status do rastreamento muda para revisão de tributos solicitada pelo cliente.

Prometo que se sobreviver e sair o resultado vou publicar aqui.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Dia 06 de junho de 2024 às 23:03 apareceu no rastreamento Análise concluída - importação autorizada em Curitiba/PR, enquanto que no site minhas importações ainda consta como Pedido de revisão em análise.

No grupo do whatts uma pessoa acha que provavelmente vão me restituir algo e outra disse para ver se há alguma taxa de importação pendente e se não houver é provável que foi liberado sem cobrança de imposto.

No minha opinião é a penas o rugido do Leão antes de dar o bote, pelo que observei quando o pacote chegou no Brasil, as informações foram enviadas para análise e depois entrou como análise concluída - importação autorizada para depois entrar em aguardando pagamento e pela lógica o mais improvável que pode acontecer seria partir para entrega sem a cobrança de impostos já que ontem foi aprovado que serão cobrados impostos nas compras até U$ 50,00, só não sei a partir de quando vai vigorar e o mais provável de acontecer é aparecer aguardando pagamento, sendo mantido o mesmo valor ou variando para mais ou para menos, sem descartar a eventual cobrança de multa já que o fiscal pode ter entendido que houve alguma espécie de tentativa de sonegação de impostos.

A possibilidade de apreensão e perda da mercadoria está descartada.

Estou curioso para saber quais serão as novas alternativas disponíveis no sistema, será que ainda vou poder recusar a mercadoria?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Vamos então para a esperada solução do pedido de revisão; às 12:15h veio o SMS:

SMS.jpg.9c2eff4515011c41c4ba07429ee90b04.jpg

Dos Correios avisando para pagar os impostos e no rastreamento ficou assim:

rastreamento.jpg.921db44b8556da5bf193e19c5b4d159a.jpg

Como era esperado deu aguardando pagamento e olhando no site minhas importações:

1.thumb.jpg.66fc5ffd8ad7b5f28f473652f0ab144b.jpg

Deu que foi deferido parcialmente, eu já fui direto na DIS:

2.jpg.a628fc7fbd13d38096ff1d900fe22230.jpg

3.jpg.a385ab64bc6bfe22ea2ee485deb1009e.jpg

No comparativo com a primeira DIS e a atual, notei que o número permaneceu o mesmo e a moeda de cálculo mudou de USD para R$ (BRL), o valor do Bem que antes era U$ 53,47 mudou para R$ 269,21.

Ou seja antes o Valor total dos bens declarados mudou de R$ 275,38 para R$ 269,21, apenas R$ 6,17 de diferença para menos.

O valor do frete antes era R$ 25,75 e agora foi para R$ 0,00.

O valor aduaneiro mudou de R$ 301,13 para R$ 269,21.

Pelo que entendi na primeira DIS foi cobrado o valor total do bem incluindo o frete acrescentando novamente o valor do frete, imagino eu que o valor do frete já estava incluído no valor do bem e acabou sendo lançado em duplicata enquanto que na segunda DIS entrou só o valor total do bem incluído o valor do frete, ou melhor, o valor do frete não foi cobrado em duplicata.

O valor devido de R$ 180,67 mudou para R$ 161,52. Diferença de R$ 19,15.

O número da GNRE permaneceu o mesmo, sem mudança.

A base de cálculo que antes era R$ 580,48 foi para 518,95.

Assim o valor do ICMS devido mudou de R$ 98,68 para R$ 88,22.

Tudo isso fez com que o valor total a ser pago, incluindo os impostos de importação e ICMS mudasse de R$ 279,35 para R$ 249,74. Essa diferença final ficou em suados R$ 29,61.

Não foi fácil entrar na jaula do leão e recuperar a grana cobrada indevidamente de volta, a qual já estava dentro da boca do leão.

Continuando, chequei as opções das três barrinhas:

4.jpg.9288ed0eab00016c1f1562cb4b9f617f.jpg

E pude visualizar a resposta escrita, rolando a tela.

5.jpg.3ca42b61d2870f0e9ab3a47d49ccd137.jpg

6.jpg.8478fb77e99f21af4c5064779ac91185.jpg

Indo até o final:

7.jpg.27f55f6f17d0a1b058cb4c5116b7bbd8.jpg

Aconselho a ler tudo porque foi muito bem explicado em todos os detalhes legais, de forma a não deixar dúvidas sobre este intrincado processo de importação e friso também a parte final apontando para o site com o manual de encomendas internacionais, o qual aconselho a estudar para dirimir dúvidas, no caso em questão o manual passa por revisões periódicas e salvei em PDF a página principal dele na data de hoje, 07Jun24:

Manual de Encomendas Internacionais — Receita Federal 07Jun24.pdf

Caso alguém queira usar como comparativo no futuro em que novas regras estarão prevalecendo. Os sublinks do manual não foram salvos, o material é muito grande e extenso.

Continuando na análise das minha opções atuais:

recusa.jpg.80e623d3f17c2f8af8763beb64cb6390.jpg

Vi que a opção de recusa está disponível, inclusive com a advertência do marco civil da internet, outro material de estudo é saber quando posso recusar o objeto ou em que casos.

Imagino que o remetente pode não querer o objeto de volta e não devolver o valor pago. Quem sabe aqui exista outra cruel armadilha do sistema.

Agora que me inteirei completamente da atual situação, volto lá no começo quando efetuei a compra, de acordo com a previsão, eu teria pago entre 350 a 380 reais pelo objeto se tivesse pago os impostos no ato da compra porém, de fato, ao aplicar os descontos oferecidos pelo site acabei pagando o valor inicial de R$ 269,21 e aqui no Brasil vou ter que pagar mais R$ 249,74, perfazendo o total de R$ 518,95.

Ou seja, vou pagar cerca de R$ 140,00 a mais do que deveria ter pago se tivesse pago os impostos no ato da compra.

O objetivo de ter entrado com a revisão de impostos foi principalmente por não ter o dinheiro disponível na época e a data de vencimento seria dia 14 de junho, ao dar entrada na revisão consegui ganhar alguns dias e o prazo de pagamento ficou para 27 de junho, cerca de duas semanas, que foi o tempo para analisarem o pedido.

Imagino eu que se esperar para dar entrada no pedido um ou dois dias antes do fim do prazo possa se ganhar mais alguns dias.

A questão é se em suas alegações disser algo que configure algum tipo de infração, o que vai dar "moiar" ou ser devorado pelo leão.

Como já consegui juntar o dinheiro, optei por realizar o pagamento hoje mesmo e cliquei em pagar:

pagtboleto.thumb.jpg.561849d1f1d5cb7cc3b67cd7d463fb81.jpg

As outras opções de PIX e cartão de crédito estão desativadas, só resta pagar por boleto e no momento de gerar ele deu um erro:

Pagamentoerro.thumb.jpg.9709d634607a702a78f6f8ab5973b83b.jpg

Outra armadilha oculta, fiquei tentando várias vezes e não consegui gerar o boleto. Só consegui depois de deslogar, fechar o navegador e logar de novo:

boleto.thumb.jpg.273345e19e6f0c9f4578edc122117446.jpg

Existe a opção de rastrear pelo app do celular e clicar em gerar boleto o que lhe remete ao login e após logado aparecem as opções, sendo que se escolher outra forma de pagamento, acontece de nenhuma estar disponível (mais uma armadilha), ai tem que voltar, deslogar, logar de novo e seguir os passos escolhendo boleto para gerar ele.

A partir do momento que gera o boleto, o status da encomenda mudou apenas no site minhas importações

boletogerado.thumb.jpg.c6374c8bdcb795eda558419c145bd9c8.jpg

Aparecendo o ícone do código de barras onde se reimprime o boleto sem problemas e se acessar pelo celular também dá a opção de reimpressão de boleto.

Depois de efetuar o pagamento, seja de qual forma for; por dinheiro, PIX, cartão, débito em conta etc. A compensação não é imediata e leva alguns dias para reconhecerem o pagamento e a encomenda seguir para entrega ou então, ocorrer mais algum percalço como o pagamento não ser reconhecido, a encomenda se extraviar ou alguma coisa diferente acontecer.

Lembra da grana reservada para o advogado? Quem sabe ainda precise dela. Risos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!