Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salva galera, tudo bem?

Estou com uma duvida, preciso da opinião de vocês. Montei o pc com o Ryzen 5600gt e coloquei um air cooler pichau, para tenta melhorar a refrigeração, mas desde a montagem eu venho notado alguns comportamentos estranhos. 

1º A ventoinhas mudam a frequência constantemente

2º Às vezes da uma tela preta que não dura 6 segundos e vem uma caixinha de texto da amd, informando que o driver de vídeo foi interrompido  

3º Fui realizar o teste de stress na CPU, ela chegou em 96º em menos de 1 minuto de teste(Obs: por enquanto estou usando o pc sem placa de vídeo, mas eu achei bem preocupante essa temperatura já que o limite do processador é 95º, nos testes a minha placa mais vai para 84ºc também.)

Minha Configuração: Processador  Ryzen 5600gt// memória 16GB (Crucial/3200) // placa-mãe b450 assu tuf game II // SSD 500GB. A minha dúvida mesmo seria em relação a temperatura, é normal ficar desse jeito? Pergunto isso porque não utilizo a placa de vídeo, tudo está indo nos gráficos do processador. Em jogos considerados leves como lol, chega até 75ºC. Eu fico preocupado, porque a compra desse processador já foi uma dor de cabeça..

O processador não veio no pedido. A empresa quis alegar que me enviou, depois eles alegaram extravio na transportadora e me enviaram o processador, porém durante a tratativa, eles me emitiram 2 notas fiscais. Uma que seria do novo processador e depois uma nova mudando o número de serie do novo processador( como se tivessem trocado a peça que iriam enviar). Quando questionei isso, me disseram que era uma tratativa normal de rma. Emitindo a nota de estorno(primeira nota fiscal) e a segunda seria de envio(item que vai ser enviado).

Print antes do teste:

https://i.postimg.cc/fLRHzyc5/teste-1.png

Print depois do testes:

https://i.postimg.cc/wjY0t051/teste-2.png

Postado

Normal não é, tenho o mesmo processador e utilizo com o cooler da AMD, tenho 4 fans no gabinete e troquei a pasta termica para uma boa assim que o processador chegou.

Não passa de 70 graus jogando, essa semana que estava frio aqui em SP eu joguei e a temperatura não passava de 60 graus.

Veja pasta termica, veja se o cooler ta bem encaixado, veja a airflow das fans.

• Curtir 1
Postado

Em teste de stress, ele esquenta mesmo. Com o cooler box, em 40s de Cinebench, um núcleo pega 95°C e outro 93.5°C. Em apps mais pesados, como prime95 e occt, é pior ainda. Quando eu estava jogando um jogo leve (Divinity OS2) e baixando um jogo na Steam, a temperatura da cpu chegou a 89°C, então, sim, ele esquenta rápido pro cooler que o acompanha. Comprei um AG400 e as temperaturas caíram em torno.de.14°C e ela demora mais a subir (com o cooler box as oscilações são muito grandes e frequentes).

A ASUS costuma usar configurações agressivas de overclock. Experimente desativar o PBO na BIOS para ver se ajuda.

Recomendo usar o HWInfo64 para monitorar temperatura, frequência e demais estatísticas. 

O erro de tela preta deve estar relacionado ao driver de vídeo. Baixe o DDU (Display Driver Uninstaller) e faça uma limpeza para reinstalar os drivers de vídeo (Adrenalin). 

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Luqzao disse:

Normal não é, tenho o mesmo processador e utilizo com o cooler da AMD, tenho 4 fans no gabinete e troquei a pasta termica para uma boa assim que o processador chegou.

Não passa de 70 graus jogando, essa semana que estava frio aqui em SP eu joguei e a temperatura não passava de 60 graus.

De fato não é normal, mas esta comparando situações diferentes, o detalhe é que ele esta rodando teste de estresse, que leva o CPU a 100%, jogos não utilizam o CPU 100%.

Teste de estresse não serve para nada para o usuário comum, só cria neuras, se o CPU estivesse atingindo 96 graus em jogos ai sim seria problema.

@rodrigo p

Citação

Minha Configuração: Processador  Ryzen 5600gt// memória 16GB (Crucial/3200) // placa-mãe b450 assu tuf game II // SSD 500GB.

Faltou informar o principal no caso de altas temperaturas, marca e modelo de gabinete, se tem fans instalados, caso positivo qual a orientação dos fans.

O cooler box AMD (Wraith Stealth) é suficiente para estes APU's de baixo consumo, porém num gabinete com bom airflow.

Sugestão de air cooler melhor:

DeepCool AG400 PLUS (2 fans push pull) - R$ 154,00 - baixa uns 2 graus a mais que o AG400 (1 fan). A loja Guerra Digital é de confiança.

O AG400 (1 fan) é R$ 129,90 o que faz o PLUS ter "custo beneficio" melhor, pois por ~R$ 24,00 leva um fan que custa uns R$ 70,00.

Ou

Thermalright Spirit 120 V2 PLUS (2 fans push pull) - R$ 135,90

A vantagem dos AG400 é que o fan frontal fica afastado da area das memórias, pois os heatpipes são inclinados para trás como no Scythe Fuma 3 - AG400 PLUS à esquerda, Spirit 120 V2 PLUS à direita:

AG400-PLUS-Spirit-120.jpg

Porém tenha em mente que um air cooler melhor ou WC não vai resolver o problema de um gabinete ruim de airflow, só vai minimizar, mascarar o problema, que afeta também a GPU e o VRM.

Se, por exemplo, o gabinete for um Pichau HX300 não o que fazer a não ser pinta-lo de verde. 😜 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!