Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

As FANS do gabinete e a FAN do cooler do processador giram e param e ficam nesse ciclo infinitamente e o PC não inicia e nem dá vídeo.

Já tentei ligar só a placa-mãe, processador e memória com os ssds e HD desconectados e só com o vídeo integrado e continua na mesma.

Já tentei ligar com apenas 1 pente de memória alternando os slots e nada. Tentei ligar também sem pente de memória nenhum e o speaker nem "apita".

Meu setup:

5 4670k

Gigabyte Z87X-D3H

16GB (4X4) Corsair vengeance 1600MHz

XFX RX 480 8GB

Corsair TX750 750W

2X SSD 500GB MX500 CRUCIAL

HD SEAGATE BARRACUDA ST2000DM008 2TB

No ano passado aconteceu a mesma coisa, um amigo trouxe a fonte dele e colocamos no meu pc. De primeira não funcionou, mas depois de algumas tentativas, o pc reiniciou, apareceu uma mensagem sobre alguma coisa de BIOS corrompida e restauração através da BIOS de backup. (não me lembro direito). Após isso colocamos a fonte original do pc (TX750) e o mesmo voltou a funcionar corretamente, mas 1 FAN da placa de vídeo ficava ligada direto.(o padrão é ligar somente quando a VGA atingir determinada temperatura).

Desde então tenho usado o pc normalmente até ele parar de vez dia 13 desse mês.

Embora eu já tenha comprado 1 novo, gostaria de arrumar esse, se fosse possível (caso o problema seja a fonte ou outra peça e não fique tão caro); para dá-lo para minha irmã. Para o uso dela, internet e pacote Office, atenderia perfeitamente.

Pergunta de iniciante, quando as peças do pc novo chegarem, posso plugar a fonte nova nesse pc antigo pra fazer um teste ou tem alguma probabilidade de ser algum problema específico na placa-mãe que possa danificar a fonte nova?

Alguma ideia do que possa ser? Acredito que seja em 1 das 3 peças: fonte, processador ou placa-mãe, mas posso estar enganado. Aguardo a opinião dos colegas que tenham mais experiência com o assunto.

OBS.: Antes de parar de vez o pc congelava. Só voltava quando eu resetava pelo botão do gabinete. Isso acontecia principalmente quando eu tinha várias abas abertas do navegador.

Já agradeço pela ajuda e peço desculpas pelo texto longo. É que eu queria dar o máximo de informações possíveis para facilitar para quem fosse ajudar.

• Membro VIP
Postado

@Spartan_br Boa tarde.

Provavelmente outro problema de BIOS. Essa placa tem dual BIOS. Tente forçar ele a iniciar pela BIOS backup com o método citado nos fóruns abaixo:

https://www.overclockers.com/forums/threads/guide-forcing-backup-BIOS-on-gigabyte-motherboards.697533/page-6

https://superuser.com/questions/1141050/how-to-force-gigabyte-motherboard-to-boot-in-the-backup-BIOS-by-shorting-pins-on

Caso dê certo, atualize a BIOS.

Postado
Em 30/05/2024 às 15:38, Pedro Math.pi disse:

Desculpe a demora a responder. Então tentei os procedimentos 1 e 2 mas o pc não ligou. Fiquei na dúvida sobre o procedimento 3, então fui ver alguns vídeos na internet. Eu tentei fazer o jumper com 1 clip, assumindo que o pino 1 da BIOS é o que está marcado com uma bolinha.

Não obtive resultado, mas ainda preciso fazer alguns testes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!