Ir ao conteúdo

Como controlar os fans do gabinete pela placa-mãe ?

Ir à solução Resolvido por devnull,

Posts recomendados

Postado

Galera tem uma A520 tuf gaming II montei tudo o Pc tá liso, só tenho umas dúvidas, como eu consigo alterar velocidade das fans, cores do argb através dela? Tenho q baixar algum programa? Se sim, qual? 

Ela também precisa de algum tipo de atualização ou instalou e um abraço só rodar tranquilo?

Postado
10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Por meio da curva de fan na BIOS.

Entendi, pensei q tinha como alterar por algum software 

Agora eu abrir o site da ASUS vi outros drivers lá da minha placa, vcs recomendam baixar.? 

@devnull valeu mano, quando fiz o download dele, o programa pediu pra instalar o armoury crate e o aura creator, é isso mesmo? 

Postado
4 minutos atrás, YellowStone disse:

Agora eu abrir o site da ASUS vi outros drivers lá da minha placa, vcs recomendam baixar.?

Faça isso, na verdade logo após instalar o windows é uma das primeiras coisas a se fazer.

Postado

@devnull mano, me tire uma dúvida, eu tenho o montech 903 Air Max gabinete. 

Nesse aura sync eu só conseguir alterar o led da placa-mãe o dos fans não consigo, não acho a opção, e eles estão conectados tudo certinho, alguma dica do q fazer?

Postado

@RonaldoXbox

Em 31/05/2024 às 22:40, RonaldoXbox disse:

Por meio da curva de fan na BIOS.

Mano só pra ficar claro kk, a única forma de controlar a velocidade das fans do gabinete só pela BIOS? 

porque por exemplo no aura sync eu e a consigo controlar as do CPu coler certo? Não alterei nada, mas olhando as opções vi isso lá. 

Tá certo mesmo? 

E outra caso de pra trocar mesmo, você recomenda que aumente a velocidade ou o padrão já dá conta? 

Como ainda não tenho placa de vídeo, tô usando alguma jogos q eu acho q não estressam tanto o processador 

Postado
15 minutos atrás, YellowStone disse:

@RonaldoXbox

Mano só pra ficar claro kk, a única forma de controlar a velocidade das fans do gabinete só pela BIOS? 

Não, pode fazer por software, como por exemplo o Fan Control.

Mas vai ter mais um software penduricalho rodando com o Windows - consumindo ciclos do CPU e ocupando espaço da memória; para fazer uma coisa que pode ser feita pelo BIOS de placa-mãe moderna.

Evite também instalar software de placa-mãe, de placa de vídeo e outros "bloatware", isso mais atrapalha do que ajuda.

Instale apenas os drivers necessários para fazer funcionar Vídeo, rede, som e do chipset da placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, YellowStone disse:

Me tirem uma dúvida, porque no software da ASUS fica mostrando só a velocidade do CPu fan? 

Tem outras opções chassis fan que não monitora nada, sabem o que é isso? 

Os fans do gabinete - caso tenha; estão ligados na placa-mãe? No BIOS eles aparecem?

Qual a marca e modelo dos fans?

Postado

@1lokos mano eu não sei a marca, meu gabinete é o montech Air 903 Max, ele já vem com 4 fans 

Então eu acho q são da marca , sim conectei na placa como vi em uns vídeos, não cheguei a olhar na BIOS ainda, só nesse software da ASUS , como os leds deles eu consigo trocar nesse programa eu imagino q já estão sendo reconhecidos, porém eu não consigo mexer nessa questão de velocidade, apenas no RGB mesmo, me indicaram outro programa fans Control mas ainda não testei também 

Postado

Os fans do Montech Air 903 são PWM então pode controlar a rotação dinamicamente em função da temperatura do CPU ou outro sensor.

Verifique no BIOS e mande esse software "bloatware" da ASUS para a lixeira. 😜 

Postado

@1lokos mano, eu descobri o porque não estavam aparecendo no software da placa, eu não conectei o cabo 4pinos no cha fan, eu tinha conectado no 4pinos 12v RGB 

vacilo meu, eu assistir um vídeo de montagem e realmente nessa parte me passei, voltei.no vídeo e percebi q eu tinha feito errado, ainda bem q não deu problema, já tá aparecendo no software, ainda tô com dúvida de como configurar pela BIOS, apareceram.diversas opções lá, até de mandei uma msg, quando puder, responde lá, Tmj 

Postado

Entra no BIOS e na primeira página entra no "Qfan Control", e então ajuste a curva de fan, pode ser para todos os fans ao mesmo tempo ou individual um por um, por exemplo, se usa WC o conector em que esta conectado a bomba tem que ficar em "Full Speed" ou 100%.

Tem também perfis pre-configurado para selecionar.

A propósito, o objetivo da curva de fan é reduzir o ruído dos fans através da redução da rotação (RPM), mas sem perder muita eficiência de refrigeração. Não tem o poder de fazer os fans ficarem "mais potentes", como alguns parecem acreditar. 😜 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...