Ir ao conteúdo

Usar monitor em resolução maior que o suportado

Ir à solução Resolvido por André V. Almeida,

Posts recomendados

Postado

E ai gente, tudo bem?

Tenho dois monitores aqui em casa, um da Samsung de 1440x900 e outro da AOC 1920x1080, e estranhamente o windows 11 tá me deixando usar uma resoluçao maior que a suportada pelos monitores, e quando seleciono elas, dá Vídeo normalmente. Fazer isso pode danificar os monitores ou não?

Postado

Eae, Rayone!

Costuma ocorrer esse "erro" de mostrar mais opções resoluções quando os drivers de Vídeo não estão corretos ou o sistema não consegue identificar o driver do monitor e consequentemente as resoluções de Vídeo adequadas.

Respondendo sua pergunta, o monitor não vai ser danificado por usar resoluções acima. Ou ele vai dar um erro como "resolução não suportada" ou algo similar, pode mostrar a imagem com deformação na proporção (como se esticasse uma imagem 8x8 para encaixar em uma tela 16:9) caso as proporções não sejam iguais, ou simplesmente encaixar a imagem no monitor. Mas o ideal é utilizar a resolução indicada pela fabricante (ou inferior na mesma proporção, se preferir)

No demais, para 'corrigir' esse problema, você pode:

- Verificar se há atualizações de driver pelo windows update ou diretamente no site da fabricante;

- Verificar pelo 'gerenciador de dispositivos' se o monitor com mais resoluções aparece com o modelo certo ou 'monitor pnp genérico', e neste caso buscar no site da fabricante o driver do monitor e instala-lo

Em geral isso não é bem um problema e não vai causar nada além de um possível lag por resoluções altas

• Obrigado 1
Postado

@André V. Almeida no meu caso a imagem não fica distorcida, e não percebi nenhum lag também. As vezes dependendo da configuração do brilho, parece q algumas coisas estão em alto contraste, mas nada demais. então se eu quiser posso utilizar resoluçoes mais altas sem problema?

• Solução
Postado
9 minutos atrás, Rayone Henrique disse:

@André V. Almeida no meu caso a imagem não fica distorcida, e não percebi nenhum lag também. As vezes dependendo da configuração do brilho, parece q algumas coisas estão em alto contraste, mas nada demais. então se eu quiser posso utilizar resoluçoes mais altas sem problema?

Pode sim! Só o que é bom ter em conta é que a qualidade vai ser a mesma ou inferior, nunca superior. Então vale analisar se compensa ou não usar a resolução mais alta. Se em jogos ou programas mais pesados afetar muito negativamente o desempenho, te recomendo por a configuração indicada do fabricante, caso contrário, seja feliz 🙂

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...