Ir ao conteúdo

Upgrade processador por suposto desempenho ruim

Ir à solução Resolvido por ChristianRJ2,

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Estou meio "cabreiro" com o desempenho da minha máquina. Atualmente, possuo um R5 3400g, RX 5500 XT 8gb da Mancer, 2x 16gb XPG 3200mhz, MB MSI B450m VDH PRO MAX e fonte Pichau Nidus 600w. Tirando o processador, o restante é upgrade que venho fazendo aos poucos, aproveitando de promoções. Como ele possui vídeo integrado e é de uma geração já um pouco menos atual, o upgrade nele seria certo, porém não por agora.

A RX, pelo menos em inúmeros testes que consultei, até mesmo em configs parecidas, leva muitos jogos em FHD no high. Infelizmente comigo tem sido um pouco diferente. Muitos drops de FPS, tipo, de 110 FPS do nada cai pra 40 ou 30, e isso atrapalha a gameplay. O mesmo acontece com V-Sync ligado. Games campanha, com o V-Sync ainda atrapalha bem pouco, porém em jogos competitivos, mobas e fps por exemplo, o melhor tem sido diminuir a resolução pra poder garantir a gameplay.

Antes de querer antecipar o upgrade do processador, rodei o DDU e testei alguns drivers, afim de saber se poderia ser algum driver rodando zoado, mas sem sucesso.

Testei em FHD no low, no mid... Observei por bastante tempo o uso da CPU e GPU também.

Cheguei a setar o processador pra rodar a 4.0ghz - 4.2ghz e tentar extrair mais dele, com tensões entre 1.35 e 1.38v mas tive pouca melhora.

Enfim, venho aqui em busca de recomendações de processadores para esta config. Aceito dicas também de testes que eu possa estar fazendo para ver se consigo mais tempo e juntar uma graninha melhor. Preços praticados do R5 5600 no momento, está um pouco acima do meu orçamento, então fico com o orçamento, por enquanto, limitado a R$600 no máximo estourando. Algum R7 de geração passada por exemplo, seria um bom custo/benefício?

• Solução
Postado

@Mathias do Nascimento Aparentemente o que você está enfrentando é gargalo, que não há muito o que se fazer, jogos que pedem muito de processador (como os de mundo aberto ou onlines que possuam muitos jogadores e muitos elementos para renderizar) ficam com mal desempenho, em jogos mais "fechados" é menos perceptível.

Suas únicas opções realmente para amenizar isso é overclock na CPU, Underclock na GPU(para deixá-la mais "equilibrada" com a CPU) e equilibrar as configurações dentro dos jogos para usar menos da CPU e mais da GPU (por exemplo, distância de renderização no máximo em médio, preferencialmente no baixo, em alto ou épico fica quase injogável)

Sobre uma boa opção de processador novo, não vale a pena R7 antigos justamente por serem meio escassos no mercado e ter preço elevado por isso

Provavelmente as melhores opções para você seriam um 5500 que em promoções aparece nesse valor de seu orçamento 

E para realmente economizar, atualmente o Ryzen 5 4500 está saindo por 310 reais no Ali Express, com cupons e impostos inclusos no valor

Postado

@ChristianRJ2 uau! Vou monitorar o Ali em relação ao 4500, Christian. Valeu pela dica! Tenho observado bastante ele aqui no BR, e até por aqui ele tem caído bastante o preço.

O desempenho dele seria bem mais vantajoso a um R5 1600, por exemplo? Que dá pra achar num bom valor também e é considerado um "tratorzinho", haha.

Postado

@Mathias do Nascimento o 1600 é cerca de 34% melhor que o 3400G, e o 4500, é cerca de 29% melhor que o 1600, essa é a diferença básica, mas sim, o 1600 é uma boa opção e que ainda aguenta bastante 

Como pelo preço ser volátil, uma melhor opção que o 1600 atualmente no Ali, é o 2600, que possui pouca diferença de valor, ou até mesmo o 2600x que é cerca de 20 reais mais caro somente 

Outra opção mais interessante também é o 3500x que é superior ao 2600

Porém ele, como o 4500, depende de cupons e ofertas no Ali para não ter a taxação alta, recomendaria ficar de olho nas páginas de oferta para isso(mas no momento tem ofertas que possibilitam comprar ambos sem alta taxação)

Mas creio que no momento a opção mais "estável" seja o 2600

Postado

@ChristianRJ2 maravilha!! Vou continuar fuçando o ali e quase certeza eu ir de R5 4500 então. Por curiosidade, acabei de testar uns sites para medição de gargalo, coisa que não fiz antes, pois acreditei só em review de YouTube, e realmente há um gargalo na casa dos 9%. Muito obrigado pela ajuda e tempo!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!