Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com alguns problemas no meu PC, recentemente troquei o gabinete do meu PC para melhorar a temperatura, portas USB e etc, já fazendo aquela limpeza completa. Após ligar e ter tudo funcionando, fui jogar e do nada o PC 'morre', deixa de passar vídeo para os monitores e a música (spotify) continua tocando, até me movimento no jogo mesmo com o monitor tudo preto e se estou no Discord consigo escutar uns segundos, mas preciso desligar o PC direto no botão ou aguardar que ele reinicia após uns 2 minutos. As vezes demora 30 minutos em jogo, as vezes 1 minuto, porém só acontece com jogo aberto. Pesquisando, atualizei drivers de vídeo, aúdio, chipset, LAN, BIOS e o problema persiste. Fiz testes isolados para ver se era algum componente de hardware (fone bluetooth/adaptador, monitor, teclado/mouse) porém o problema ainda ocorre. Em questões de temperatura, não reparei nenhuma movimentação relevante de temperatura. Estes prints abaixo são de uma gravação de tela que fiz no inicio ao jogar e no ultimo segundo antes de o PC desligar:

image.png.98f59de0547160ccdbdd7f1d0c57ffc4.pngimage.png.ad36f306bbe8084756c71887f1f6b762.png

Antes de congelar:

IMG_5696.thumb.PNG.fbe7357ccb3acd48c216a3e96b979140.PNG

Vou deixar uns prints de teste que fiz pois não sei se pode ser a GPU ou fonte. Já cheguei a ter esse erro umas 2~3x uns meses atrás mas agora está mais frequente, não sei se é uma informação relevante mas além do gabinete, durante a limpeza acabei removendo por uns minutos a bateria da placa-mãe mas retornei a mesma sem problemas, tanto que pra rodar o MemTest pra escolher a opção de boot avisou que o CMOS foi limpo e precisaria reconfigurar o setup de BIOS, mas de resto a config é essa abaixo:

placa-mãe: Gigabyte AB350-Gaming 3

Processador: Ryzen 5 1600X

RAM: 2x8 GB HyperX Fury DDR4 2400 MHz

GPU: EVGA GeForce GTX 970 4 GB

Fonte: EVGA 500w 80 Plus (modelo 100-W1-0500-KR)

Gostaria de saber se existe alguma forma de 'validar' se pode ser a GPU ou a Fonte (infelizmente não tenho outras pra teste), pois mesmo forçando com os benchmarks o problema não ocorre.

image.png.990d211ac8f526f37697c7443fb6d6d6.pngimage.thumb.png.6904043414a65224575ccd8fc764d963.pngimage.png.7e526eca1a286c56a652c36bb64e2f60.png

Obrigado!

• Moderador
Postado

Testes de instabilidade devem ser executados por no mínimo 3 horas.

Você já tentou utilizar um sistema limpo? windows do zero? pelo que vi a temperatura está ok...

Execute o DDU e instale o driver de Vídeo novamente para ver se o problema persiste.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Computador congela em tela preta e reinicia. AMD Ryzen 5 1600X
Postado

@Mr. Caio Augusto então, acabei deixando apenas por 30 minutos justamente porque em alguns casos após abrir o jogo isso ocorre em menos de 1 minuto de jogo. Inclusive hoje deixei executando um teste no AIDA por 3hrs e abaixo tem o resultado:
stabilitytest2.png.0c9f78c74263d46aa8099484d3d6c647.png

A ultima formatação faz pouco mais de 3 meses, deixo o Windows no SSD e utilizo o M2 pra programas em geral, HD mais pra backup e afins, pretendo fazer uma instalação do W11 hoje para ver se pode ser algo do W10. 

Rodei o DDU removendo os drivers antigos, atualizei com a ultima versão e ontem funcionou normalmente. Curiosamente o GeForce Experience mostra que estou na versão 512.15, porém não consigo instalar a mais recente (555.85), porém hoje voltou novamente o problema. Durante os testes de hoje, consegui fazer um vídeo mostrando o comportamento junto com o AIDA e HWMonitor executando. Também reparei que em alguns momentos meu PC faz um barulho 'estranho' e não consegui identificar se vem da fonte, fans ou que parte da placa viria, não sei se pode ter alguma relação com o caso. Reparei apenas que em alguns momentos durante o uso faz esse barulho meio 'estático' por alguns minutos, não necessariamente preciso estar jogando ou forçando o uso. Os vídeos estão nos links abaixo devido o tamanho:

https://drive.google.com/file/d/1mZMOe8djSbJ_pE_RwQFy6P9b2A4MhbTu/view?usp=sharing

Neste caso do comportamento, foi após acontecer uma vez, eu aguardar a reinicialização, iniciar os monitores (AIDA e HWMonitor) e tentar abrir o jogo novamente:

https://drive.google.com/file/d/1YRw64QPChOAcgcfB8WJsWeghx_y6BFJC/view?usp=sharing

Postado

Apenas para atualizar caso alguém saiba o problema: acabei reparando hoje que o led VGA na placa-mãe está aceso. Acabei fazendo uma nova formatação, resetei o CMOS, fiz uma formatação limpa, tentei subir com 8GB de RAM entre os slots do canal, alternei a GPU entre os slots de vídeo e até mesmo tentei desmontar e remontar o PC pra ver se 'esqueci' algo, mas ainda nada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!