Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc queimou, então comprei um novo (exceto memória e HD). O tecnico montou ele (e me vendeu as peças também), mas quando instalei em casa ficou travando. Eis a configuração do PC novo:

Placa-mãe Login LN 300 (Serial number 1754714)

Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 1030 2GB SDDR4 series 10

Processador AMD Ryzen 5 3400G with Radeon Vega Graphics 3.70GHz

Memória Hyper X DDR4 8gb 2400MHz

Fonte 240w

Ao ligar o PC (sem abrir nada) a memória já fica em 50%. Antes eu usava um Ryzen 3 com placa de vídeo integrada, com 8GB de memória sem placa de vídeo e jogava meus jogos normais,mas agora, com um pc superior, os jogos ficam travando e eu nem sequer consigo jogar alguns de tanto travamento (os mesmos jogos que eu jogava antes no pc inferior). Usei programas para testar o HD e ele está bom e saudável (e o tecnico já havia formatado ele e visto a saude). Configurei o Win10 pra ficar mais liso, até formatei o pc de novo, e o problema continuou. Testei com outro HD com Linux e o problema continuou, então vi que não é o Win10 nem o HD o problema. Troquei a fonte de 240w (que dizem alimentar tudo certinho, mas não é recomendado) e botei uma de 600w, mas o problema continuou. Troquei a memória de slot (são 4 slots), mas o problema continuou. Achando que o problema seria a memória (pois o tecnico que montou o pc usou minha memória antiga no pc que havia dado curto) eu comprei uma nova de 8GB de 3600mhz na Kabum, mas quando ela chegou, eu botei e o problema continuou. Falei com o tecnico e ele ficou teimando que o problema era na memória, mesmo eu tendo dito que eu comprei uma memória nova e havia acabado de botar ela.

Botei as duas memórias de 8GB totalizando 16GB e agora finalmente consigo jogar meus jogos e não tá travando tanto, mas ainda ta ruim. O computador inicia com 25% de memória e ainda da umas travadas. No HD com Linux não consigo abrir jogos por exemplo que a tela congela.

Já iniciei o pc sem a placa de vídeo também (já que o processador tem Vídeo integrado) e o problema continou. Testei a GPU no teste da BIOS também e não apontou defeitos.

Com isso tudo, só resta a placa-mãe ou processador. Eu tenho quase certeza que é a placa-mãe porque tudo fica no alto e é uma placa da Login (que não tem como ser boa kk). Procurei drivers dela pra ver se precisava atualizar a BIOS, mas não achei nada! Não existe nada dessa placa. Aqui no fórum vi que um cara procurou sobre essa placa-mãe e não achando nada, ele deduziu que essa placa-mãe devia ser de um lote que a Login comprou da China (seja lá o que isso signifique).

Acho que a placa-mãe está danificada, requer muito processamento, ou é ruim mesmo. Talvez precise fazer alguma configuração nela, mas não sei qual. Alguém da um help ai

Postado

Primeiramente, esse técnico te passou a perna. O gráfico integrado de um 3400G consegue até ser mais rápido que essa GT 1030 aí se o PC for montado corretamente. Você está com uma GT 1030 versão SDDR4, ela chega a ter metade do desempenho da versão GDDR5, só que geralmente custa a mesma coisa. O valor de um 3400G + GT 1030 você compraria uma 5600G, no pior dos casos um 4600G, que são CPUs muito mais potentes que o 3400G.

Com RAM 1x8GB DDR4 2400MHz você também perde muito desempenho do vídeo integrado, caso estivesse usando. Vídeo integrado precisa de RAMs em dual-channel e de boa frequência, ou seja, 3200MHz pra cim. Mas, como você já percebeu, 8GB de RAM é pouco hoje em dia, o próprio sistema (Windows) já vai alocar de 3GB a 4GB sem fazer nada, o restante que sobra só dá pra usar o PC em jogos simples ou navegação básica, trabalho de escritório, coisas desse tipo.

10 minutos atrás, PXaa78 disse:

Troquei a fonte de 240w (que dizem alimentar tudo certinho, mas não é recomendado) e botei uma de 600w, mas o problema continuou

Isso não quer dizer muita coisa, sua fonte de 240W com 100% de certeza é uma fonte genérica de baixa qualidade, essa outra de 600W não sabemos qual é a procedência dela, mas pode muito bem ser outra fonte genérica de baixa qualidade. O que mais tem por aí é "fonte falsificada". Apesar de que o consumo da sua máquina aí é bem baixo, mesmo uma fonte genérica poderia levar sem muitos problemas.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
21 minutos atrás, PXaa78 disse:

O tecnico montou ele (e me vendeu as peças também)

Pagou quanto? Tem que ter sido muito, muito barato pra considerar que não foi tapeado. Minha recomendação é expor os problemas e tentar desfazer esse negócio com o tal técnico. Aí investe a grana em algo que valha mais a pena.

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Primeiramente, esse técnico te passou a perna. O gráfico integrado de um 3400G consegue até ser mais rápido que essa GT 1030 aí se o PC for montado corretamente. Você está com uma GT 1030 versão SDDR4, ela chega a ter metade do desempenho da versão GDDR5, só que geralmente custa a mesma coisa. O valor de um 3400G + GT 1030 você compraria uma 5600G, no pior dos casos um 4600G, que são CPUs muito mais potentes que o 3400G.

Com RAM 1x8GB DDR4 2400MHz você também perde muito desempenho do vídeo integrado, caso estivesse usando. Vídeo integrado precisa de RAMs em dual-channel e de boa frequência, ou seja, 3200MHz pra cim. Mas, como você já percebeu, 8GB de RAM é pouco hoje em dia, o próprio sistema (Windows) já vai alocar de 3GB a 4GB sem fazer nada, o restante que sobra só dá pra usar o PC em jogos simples ou navegação básica, trabalho de escritório, coisas desse tipo.

Isso não quer dizer muita coisa, sua fonte de 240W com 100% de certeza é uma fonte genérica de baixa qualidade, essa outra de 600W não sabemos qual é a procedência dela, mas pode muito bem ser outra fonte genérica de baixa qualidade. O que mais tem por aí é "fonte falsificada". Apesar de que o consumo da sua máquina aí é bem baixo, mesmo uma fonte genérica poderia levar sem muitos problemas.

Esqueci que na epoca que olhei a cofig da memória deu 2400mhz, mas eu comprei ela sendo 3600mhz, ai descobri que só ativa 3600mhz, o máximo dela, se der overclock.
A fonte de 600w é uma Gamemax GS600.

Não sei se ele me passou a perna, mas ele aparentemente me ajudar vendendo peças que comprou de um lote apreendido, portanto mais barato, porque eu tinha tomado um prejuizo tendo meu pc com peças novas e caras que comprei queimadas kk

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pagou quanto? Tem que ter sido muito, muito barato pra considerar que não foi tapeado. Minha recomendação é expor os problemas e tentar desfazer esse negócio com o tal técnico. Aí investe a grana em algo que valha mais a pena.

1700

Postado
6 minutos atrás, PXaa78 disse:

ele aparentemente me ajudar vendendo peças que comprou de um lote apreendido, portanto mais barato

Historinha, ele te passou a perna feio e provavelmente vendeu coisa usada. Com 1700 pega coisa nova e muito melhor. 5600G = 800, placa-mãe A320 melhor que essa genérica = 300, Fonte decente (essa não é) = 300, 2 pentes de RAM de 8 GB = 300. O vídeo integrado do 5600G é superior ao dessa GT 1030. Dá os mesmos 1700, mas fica com processador muito melhor, vídeo melhor, placa-mãe melhor, mais RAM e com frequência melhor, e fonte melhor. Isso tudo basicamente com os preços atuais, sem nem buscar promoções...

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, PXaa78 disse:

Esqueci que na epoca que olhei a cofig da memória deu 2400mhz, mas eu comprei ela sendo 3600mhz, ai descobri que só ativa 3600mhz, o máximo dela, se der overclock.

Quase qualquer RAM com frequência acima de 2666MHz é assim, só ativa a frequência mais alta via XMP, que é uma espécie de overclock, mas é o padrão de hoje.

A fonte de 600w é uma Gamemax GS600.

Pelo menos não é uma fonte péssima.

Não sei se ele me passou a perna, mas ele aparentemente me ajudar vendendo peças que comprou de um lote apreendido, portanto mais barato, porque eu tinha tomado um prejuizo tendo meu pc com peças novas e caras que comprei queimadas kk

1700

Mais barato por R$1.700? Esse seu PC aí vale no máximo uns R$1.000, eu não pagaria mais do que isso.

Postado

@GuilhermeGB ja quebrei a cara com tecnico assim, uma vez mandei um notebook antigo para a assistência, ele era DDR3 ainda, 2x8 1333mhz, e quando chegou da "assistência", ele tava muito mais lento doq antes, então fui vasculhar o pc, e a memória ram tava só 4gb, ae fiquei cabreiro. Quando fui tirar satisfação com o tecnico, o mesmo disse que nem tinha sido ele quem mexeu no pc, e disse que deve ter sido algum funcionario dele, e quando eu perguntei qual funcionario tinha feito reparo, ele disse que não tinha como saber pois não tinha identificação sobre qual funcionario tinha mexido (como forma de preservar a identidade do funcionário), ae.....quebrei a cara '-'

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Quase qualquer RAM com frequência acima de 2666MHz é assim, só ativa a frequência mais alta via XMP, que é uma espécie de overclock, mas é o padrão de hoje.

Pelo menos não é uma fonte péssima.

Mais barato por R$1.700? Esse seu PC aí vale no máximo uns R$1.000, eu não pagaria mais do que isso.

Tive que parcelar essa porcaria e ele não deu a entender que entrava juros, quando fui ver ficou 2k. Tomei um prejuizo ***** kk Ele disse que a garantia era 90 dias, to tentando ativar ela, mas não acho que vai dar em nada, até porque ele ta a todo custo querendo culpar minha memória mesmo eu dizendo que é a placa-mãe ou processador e que quero ativar a garantia (fui olhar o recebido que ele me deu e parece que é um orçamento, não um recebido também, acho que ele passou a perna mesmo). Mesmo se ativarem a garantia acho que no máximo me dariam outro setup igual não meu dinheiro de volta.

Vou tentar vender essas peças depois e pegar umas melhores, é o que me resta agora.
Mas só de resolver esses travamentos agora já é suficiente por enquanto, já que com 16Gb ta rodando os jogos e vou pegar um SDD também pra melhorar.

Postado
29 minutos atrás, Shaman93 disse:

Historinha, ele te passou a perna feio e provavelmente vendeu coisa usada. Com 1700 pega coisa nova e muito melhor. 5600G = 800, placa-mãe A320 melhor que essa genérica = 300, Fonte decente (essa não é) = 300, 2 pentes de RAM de 8 GB = 300. O vídeo integrado do 5600G é superior ao dessa GT 1030. Dá os mesmos 1700, mas fica com processador muito melhor, vídeo melhor, placa-mãe melhor, mais RAM e com frequência melhor, e fonte melhor. Isso tudo basicamente com os preços atuais, sem nem buscar promoções...

Pior que olhei o preço do setup que ele me vendeu e a GT 1080 deu uns 500 em média no ML, o Ryzen 5 3400g deu uns 600, a placa-mãe não tenho como calcular porque não acho ela é lugar algum, mas acho que no total daria uns 1500 ou 1700 por ai mesmo. Mas vale a pena? Certamente não. Por esse valor daria pra investir num setup melhor mesmo.

Postado

@PXaa78 veja preços mais realistas em grandes verjistas, tem coisas no Mercado Livre que o pessoal explora demais.

GT 1030 SDDR4 por R$300 (mesmo assim está cara):

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9117/placa-de-Vídeo-gigabyte-GeForce-gt-1030-2gb-DDR4-64bit-gv-n1030d4-2gl-r

Ryzen 5 3400G não está mais a venda, mas veleira no máximo uns R$300 usado. Com menos de R$600 você pega o Ryzen 5 4600G novo, um CPU bem mais moderno e hexa-core, o 3400G é apenas um quad-core.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/21317/processador-amd-Ryzen-5-4600g-37ghz-42ghz-turbo-6-cores-12-threads-cooler-wraith-stealth-am4-100-100000147box

Postado

Atualização: Botei um SDD de 500gb novo e os jogos que eu jogava antes num Ryzen 3 sem placa de vídeo e com 8gb de ram continuam travando (até no low)! Creio que seja alguma configuração que tenha que fazer na BIOS dessa placa-mãe ou ela é ruim mesmo, não sei. Também não descarto que seja o processador, mas não tenho como saber.

Postado

Antes eu achava ser a placa-mãe, mas agora estou quase certo de ser o processador (mesmo fazendo o teste na BIOS e ela alegando que ele está "bom"). Lembrei que já comprei um processador Athlon no passado e o pc ficou travando igual e quando eu mudei de processador o problema foi resolvido, então acho que agora é a mesma coisa. Talvez este processador seja usado e houve super aquecimento e danificou o controlador de memória (e por isso está tendo o alto consumo de memória), não sei (está tendo alto consumo de CPU também as vezes). O tecnico parece tá me enrolando para não me reembolsar ou trocar a peça, então, como fiquei sem grana, to pensando em vender a placa de vídeo e com a grana pegar um Ryzen 5 4600G e depois vender esse processador, mas não sei se vale a pena.

Postado

Atualização: Pensei que podia ser incompatibilidade do processador com a placa-mãe, mas ela suporta AM4 3000 series mesmo, então aqui não é o problema. Tentei mexer nas configurações da BIOS desativando e ativando coisas, mas não resolveu também.
Achei o manual da placa-mãe LN300 da Login aqui https://industria.login.com.br/wp-content/uploads/LN300-–-A520.pdf e nele dizia "Atualizações de BIOS disponibilizadas através do website Login Informática. Suporta restauração automática de BIOS com cópia local, caso seja corrompida ou ocorra falha durante sua atualização. Suporta atualização a partir da própria BIOS (necessário estar conectado a internet). Suporta atualização remota (BIOS) via software de gerenciamento".

Pesquisei no site da Login em todo canto e não achei nada pra baixar drivers, até que finalmente no site https://industria.login.com.br/ fui em Central de Downloads da Login eu botei o número de serie da minha placa-mãe (NS-1754714) e achei:https://centraldedownload.com.br/buscar-numero-serie?numeroSerie=ns-1754714
Lá tem o driver da BIOS "BIOS | B450 - LN300 | LOGN3000.13E | 9,75 MB"

Nunca atualizei a BIOS antes, então vou pesquisar bastante para ver como fazer para não dá problema e tentarei atualizar pra ver se o problema melhora. Parece que a versão da minha BIOS é (L0.11)

Sem título23.png

• Curtir 1
Postado

Atualizei a BIOS e baixei todos os drivers da placa-mãe no site da Login, mas os jogos continuam travando. O jeito vai ser vender minha placa de vídeo e pegar uma placa-mãe nova ou um processador; eu ainda estou incerto de qual seja, mas pela Login ser um lixo em placa-mães, acho que deva ser ela o problema.

Postado
1 hora atrás, El Dorado disse:

@PXaa78 nos comentários acima

Sobre pegar o Ryzen 5 4600G novo? Se for, eu pretendo pegar ele em breve, mas upgrade não é meu foco agora, meu foco é resolver o problema dos travamentos, só de resolver isso já ta bom, já vai dar pra jogar meus joguinhos.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Vi que essa placa-mãe tem duas entradas para a fonte. O técnico só tinha colocado uma, mas vi vídeos que o pessoal coloca nas duas, então testei botando nas duas (todas as minhas placa-mães sempre foram de uma entrada para fonte, essa é a primeira vez que pego com duas entradas, então não entendo bem ainda) e melhorou um pouco, mas os jogos continuavam travando.

9.png

Resolvi testar a placa de vídeo nova que eu comprei e o técnico disse que quebrou, pois não estava confiando mais na palavra dele, acho que ele disse que tava ruim pra eu deixar lá com ele. Pra minha supresa a placa está funcionando! É uma Radeon RX 580 de 8GB GDDR5. Os jogos estão rodando no ultra agora lizinhos, só da uns gargalhos/travadas as vezes, mas pelo agora está dando para jogar.

Porém, mesmo com 4 cooles de 120mm de velocidade de 1500 Rpm e fluxo de ar de 50 CFM, e um cooler de 80mm de velocidade 2500rpm e fluxo de ar de 35,2 CFM, a placa de vídeo está esquetando demais e está esquentando todo o resto, o gabinete fica muito quente, não sei porque, nem o que fazer. Acho que vou tirar para não queimar até resolver esse problema de aquecimento.

A placa de vídeo ta batendo 48°, a memória 45°, HD de 41° a 45°, CPU 46°, placa-mãe 44°.

Postado

Ao iniciar

Placa de Vídeo = 33°
HD = 28°
SDD = 26°
CPU = 38,6°
Placa-mãe = 33°

Jogando
Placa de Vídeo = 80° | max 90°
HD = 46° | max 49°
SDD = 46° | max 48°
CPU = 68° | max 84.5°
Placa-mãe = 53° | max 56°/62°

Pesquisei e vi que a temperatura normal com pc ocioso é entre 50°C a 60°C, mas em jogos é 60°C e 75°C, então se a placa de Vídeo está batendo 80° tem algo errado, mas não sei o que pode ser.

Postado

@PXaa78 digamos que 80ºC ainda é uma temperatura OK, mas 90ºC pra cima já está alta demais. Como seu processador também está pegando 85ºC em jogos, há indícios de que o problema aí parece estar sendo gabinete mal refrigerado.

Em 22/06/2024 às 19:41, PXaa78 disse:

Vi que essa placa-mãe tem duas entradas para a fonte. O técnico só tinha colocado uma, mas vi vídeos que o pessoal coloca nas duas, então testei botando nas duas (todas as minhas placa-mães sempre foram de uma entrada para fonte, essa é a primeira vez que pego com duas entradas, então não entendo bem ainda) e melhorou um pouco, mas os jogos continuavam travando.

Na verdade a maioria das placas-mãe hoje utilizam conexão para alimentação do processador de 8 pinos, as antigas utilizavam conexão de 4 pinos. Não deveria fazer diferença nesse tipo de uso comum, mas o novo padrão serve para dar mais estabilidade na alimentação do processador, principalmente processadores de alto consumo ou até mesmo durante overclocks mais pesados.

Postado
8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@PXaa78 digamos que 80ºC ainda é uma temperatura OK, mas 90ºC pra cima já está alta demais. Como seu processador também está pegando 85ºC em jogos, há indícios de que o problema aí parece estar sendo gabinete mal refrigerado.

Na verdade a maioria das placas-mãe hoje utilizam conexão para alimentação do processador de 8 pinos, as antigas utilizavam conexão de 4 pinos. Não deveria fazer diferença nesse tipo de uso comum, mas o novo padrão serve para dar mais estabilidade na alimentação do processador, principalmente processadores de alto consumo ou até mesmo durante overclocks mais pesados.

Resolvi ligar só no processador e ver a temperatura dele que eu nunca tinha visto antes e estava alta. Fiquei pensando: e se os jogos estão travando/gargalando por causa disso?

Limpei o cooler do processador e troquei a pasta termica, tinha uma boa parte sem pasta termina e a do cooler tava um pouco ressecada. Infelizmente não tenho essas pastas novas cinzas, então foi a branca antiga mesmo. Aproveitei e troquei a pasta da placa de vídeo que estava muito ressecada. O processador melhorou e tá numa temperatura normal, os jogos estão melhores, mas dá umas travadas monstro as vezes, fora jogar lagado igual um filme stop motion kk mas pelo menos ta melhor que antes. Tenho um cooler robusto com cobre e duas ventoinhas de uns 120 de TDP, mas tô usando a que veio da AMD mesmo porque é mais fácil de colocar, mas se continuar esquentando tentarei botar o outro, apesar do medo de botar ele porque ele é ruim de encaixar e já danificou dois processadores meus.

Com a placa de vídeo da pra jogar umas 2 partidas, mas logo fica quente demais e a tela apaga de vez e eu tenho que desligar o pc. Já tentei mudar os coolers de posição pra ver se refrigera melhor, mas nada adianta.

O gabinete tem 4 entradas pra cooler de 120mm na frente e 1 para cooler de 80mm atrás. Talvez eu precise pegar um gabinete robusto com entrada pra 3 coolers na frente, 3 em cima e 1 atrás (se tiver espaço embaixo pra 3 vai ser ótimo também). Talvez o problema seja a refrigeração porque dizem que a Radeon RX 580 esquenta demais ou vai ver ela pode tá com defeito também, sei la.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!