Ir ao conteúdo

Não consigo conectar o broker Mosquitto ao MQTT Explorer

Ir à solução Resolvido por ningumx,

Posts recomendados

Postado

Não estou conseguindo conectar o broker Mosquitto (local - cliente) no MQTT Explorer (local) para aparecer meus tópicos.

O IP está correto, a porta 1883 também e não tem usuário ou senha no mosquitto_conf.

Alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo? Uso ubuntu.

• Membro VIP
Postado

Provavelmente algo nas configurações sim, até onde entendi a conexão entre eles se dá pelo IP de localhost (127.0.0.1) então à menos que algum firewall ou outro bloqueio esteja impedindo conexões no localhost (muito difícil) então é algo ou nas configurações dos dois programas ou o próprio.

Você seguiu qual tutorial pra instalar isso? Já havia feito funcionar em algum outro momento?

Postado

Exatamente, pelo IP e pela porta. 

Utilizei este tutorial para baixar o mosquitto: https://medium.com/gravio-edge-iot-platform/how-to-set-up-a-mosquitto-mqtt-broker-securely-using-client-certificates-82b2aaaef9c8

Mas adicionei as linhas 

listener 1883

e

allow_anonymous true

no arquivo mosquitto_conf

O MQTT Explorer eu baixei na snap store mesmo.

Primeiro eu dou start no mosquitto e depois coloco a porta, o IP, o nome do tópico e clico em Connect no MQTT Explorer, dando um erro de conexão.

• Membro VIP
Postado

Entendi, poste qual erro de conexão está ocorrendo, bem como a saída para cada um dos comandos abaixo:

iptables --list | grep port 1883

iptables -L

Só para termos certeza de que não se trata de algum problema realmente de bloqueio.

Em tempo: dê uma olhada NESTE outro tutorial aqui, ele ainda tem pacotes Linux de instalação do MQTT Explorer, em não se tratando de falha de conexão eu lhe recomendaria remover tudo e reinstalar os pacotes e as configs.

iptables -I INPUT -p tcp --dport 1883 -j ACCEPT

iptables -I OUTPUT -p tcp --sport 1883 -j ACCEPT

service iptables save

E não menos importante, checar o status do firewall nativo do Linux:

sudo systemctl status firewalld

Poste em sua próxima mensagem a saída para todos esses comandos.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

@Linio Alan Olá, os erros eram que o MQTT não estava habilitado e a porta 1883 já estava em uso.

Comecei do zero em outro notebook e deu certo.

Obrigada!

Comandos que utilizei:

// Verificar se a porta 1883 está aberta: 
	sudo ss -tuln | grep 1883

// Habilitar o Mosquitto: 
	sudo systemctl enable mosquitto

// Iniciar o Mosquitto: 
	sudo systemctl start mosquitto

// Parar o Mosquitto: 
	sudo systemctl stop mosquitto

// Verificar logs do Mosquitto: 
	sudo journalctl -u mosquitto

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...