Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera! Meu primeiro questionamento e cadastro aqui. Então se eu estiver postando a pergunta no local errado me perdoem.

Minha dúvida é o seguinte, tô com um pc novo(2 meses) e tal, e aconteceu de 2 vezes que eu reiniciei ele, ao ligar fez um barulho forte de ventoinha(parecendo que vai explodir), não consigo identificar se é as fans que coloquei nele ou o cooler box do processador amd. Detalhe dessas 2 únicas vezes que aconteceu isso eu estava jogando uns jogos pesados que fazem o processador chegar a ficar entre 75 ºC ~ 80 º C. É normal acontecer esse barulho pelo fato do processador ter chegado a essas temperaturas e eu ter reiniciado o computador? como se fosse uma forma de "expurgar" esse ar quente de dentro para fora e forçar o windows iniciar? 

Obs: não sei se tem haver mas a placa de vídeo chega 60 ºC ~ 70 ºC nesses jogos também.

O gabinete tem 6 fans instaladas no fluxo de ar correto, 3 ligadas na fonte pelo conector molex e 3 conectadas na placa-mãe conector cha_fan

Cfg do PC:

placa-mãe: ASUS PRIME A520M-E
Processador: AMD Ryzen 5 5600G 
Memória: 16 GB de RAM Kingston Fury Beast 2666Mhz 
Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 580 8GB 2048SP
Fonte: Corsair CX650

Postado

Eu acredito que isso é normal. Provavelmente é ruído do CPU fan, acho que a maioria das placas mãe, ao ligar, disparam a velocidade desse fan em 100%, isso fica por cerca de 1 ou 2 segundos e depois ele volta pra curva de velocidade definida.

• Solução
Postado
40 minutos atrás, biielsaantos disse:

..não consigo identificar se é as fans que coloquei nele ou o cooler box do processador amd.

Quando acontecer de novo desligue as fans que confirmará se é o air cooler do CPU, o que é a provável causa.

40 minutos atrás, biielsaantos disse:

Detalhe dessas 2 únicas vezes que aconteceu isso eu estava jogando uns jogos pesados que fazem o processador chegar a ficar entre 75 ºC ~ 80 º C.

Veja só, estava jogando e  o CPU esquentou, a provável causa é que a combinação do air cooler box + airflow do gabinete contribuiu para isso.

Quantidade de fans instalados não significa necessariamente bom airflow, mais importante seria a qualidade (CFM, pressão) dos fans, meu palpite é que com essa quantidade tem mais de um fan instalado no topo do gabinete, o que só atrapalha o air cooler.

Citação

...aconteceu de 2 vezes que eu reiniciei ele, ao ligar fez um barulho forte de ventoinha(parecendo que vai explodir), 

Então, o CPU estava quente, você reiniciou, como o CPU continua quente o air cooler teve que girar na rotação máxima na inicialização para resfriar, que no caso do cooler box AMD Wraith Stealth é umas 2.200 RPM, ou seja uma "turbina". 

• guilherme_dr alterou o título para Barulho forte da ventoinha ou cooler box ao reiniciar o PC

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...